Novidades

Fantasia russa no Projeto Raros
18 de outubro de 2017

 

Nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 20h, o Projeto Raros apresenta na Cinemateca CapitólioPetrobras o filme russo A Caça Selvagem do Rei Stakh, de Valeri Rubinchik. Após o filme, acontece um debate com o pesquisador Carlos Thomaz Albornoz. Com exibição digital e legendas em inglês, a sessão tem entrada franca.

 

A CAÇA SELVAGEM DO REI STAKH

(Dikaya okhota korolya Stakha)

105 minutos, União Soviética, 1979

Direção: Valeri Rubinchik

Exibição digital com legendas em inglês.

 

Adaptação do livro de Uladzimir Karatkievich sobre a história de um pesquisador de lendas folclóricas em viagem pela Bielorrússia do século 19. Ele envolve-se em uma trama gótica quando se depara com a maldição de uma família aristocrática local. E quando começa a desvendar os segredos enterrados em seu palácio, ele próprio torna-se a caça de silenciosos fantasmas que espreitam a cavalo e entregam a morte todos que cruzam seu caminho. Após a sessão, acontece um debate com o pesquisador Carlos Thomaz Albornoz.

 

“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, oRaros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no Cinesesc de São Paulo. Em 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca CapitólioPetrobras passa a receber provisoriamente o projeto Raros.

Voltar