Nesta sexta-feira, 29 de setembro, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe Os Guerreiros da Montanha (Shu Shan – Xin Shu shan jian ke, 1983, 95 minutos), de Tsui Hark, dentro do Projeto Raros. Após o filme, acontece um debate com o pesquisador Carlos Thomaz Albornoz e o cineasta Davi de Oliveira Pinheiro. A sessão tem entrada franca.
Os Guerreiros da Montanha
Zu – Warriors from the Magic Mountain
(Shu Shan – Xin Shu shan jian ke)
95 minutos, 1983, Hong Kong
Direção: Tsui Hark
Na antiga China, a Montanha Zu é palco de constantes conflitos entre facções por seu valor militar estratégico. Mas essa região também dá lugar a um mundo mágico de feiticeiros e templos antigos. Dirigido pelo mestre do cinema de ação e fantasia de Hong Kong, Tsui Hark, Zu – Warriors from the Magic Mountain é uma das obras mais delirantes e inventivas da década de 1980. Após a exibição, acontece um debate com o crítico e pesquisador Carlos Thomaz Albornoz e com o cineasta Davi de Oliveira Pinheiro. Exibição em HD.
“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no Cinesesc de São Paulo. Em 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio Petrobras passa a receber provisoriamente o projeto Raros.
GRADE DE HORÁRIOS
26 de setembro a 1º de outubro de 2017
26 de setembro (terça)
15h – Gaga – O Amor pela Dança
17h – O Lamento
20h – Filha de Ninguém
27 de setembro (quarta)
15h – Divinas Divas
17h – Filha de Ninguém
19h30 – O Lamento
28 de setembro (quinta)
14h – Esse Garoto Aí + debate
17h – O Lamento
20h – Filha de Ninguém
29 de setembro (sexta)
15h – Filha de Ninguém
17h – O Lamento
20h – Projeto Raros (Zu – Warriors from the Magic Mountain)
30 de setembro (sábado)
15h – Filha de Ninguém
17h – Mostra Diálogo
(Nada, Cosme, De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos Diamante, o Bailarina)
20h – Mostra Diálogo
(O Estacionamento, Peripatético, Os Demônios de Virgínia, Os Cuidados que se tem com o Cuidado que os Outros Devem ter Consigo Mesmos)
1 de outubro (domingo)
14h30 – O Lamento
17h30 – Mostra Diálogo
(Não Me Prometa Nada, A Moça Que Dançou Com o Diabo, Constelações, Regresso de Saturno, Demônia, Melodrama em 3 Atos)
20h – Filha de Ninguém