Festejando os quinze anos do Kino Beat, a mostra destaca títulos que fizeram parte da história do evento e obras contemporâneas que criam diferentes conexões entre música e cinema, incluindo estreias em Porto Alegre, como Terror Mandelão, de Felipe Larozza e GG Albuquerque, e Rewind and Play, de Alain Gomis, e um foco da diretora Paula Gaitán. No encerramento, será realizada uma sessão à meia-noite do lendário filme-concerto dos Talking Heads, Stop Making Sense.
A programação tem o apoio da Aliança Francesa Porto Alegre e do Cinelimite.
O 9º Festival Kino Beat conta com o Patrocínio da Oi, Apoio Cultural da Oi Futuro, apoio institucional do British Council Brasil e financiamento do PRÓ-CULTURA, com patrocínio incentivado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
9º FESTIVAL KINO BEAT | MOSTRA DE FILMES
Cinemateca Capitólio | 15 a 22 de novembro de 2024
Abertura:
15 de novembro, às 18h
Discotecagem com Coletivo Turmalina (Elle P e Felix)
Encerramento:
22 de novembro, às 21h
Discotecagem com Festa Alfinete (luizapads e Viridiana)
Sinopse dos filmes
15 de novembro
20h – Terror Mandelão
Brasil, 2024, 75 minutos
Direção: Felipe Larozza e GG Albuquerque
Terror Mandelão aborda o som, a tecnologia e o mercado de trabalho dos bailes funk das quebradas de São Paulo. O filme acompanha a caminhada do DJ K, um dos principais DJs do Baile do Helipa, a maior favela da cidade, e seu amigo MC Zero K, que emplacou o seu primeiro hit da vida após dez anos insistindo na carreira. Combinando narrativas de documentário, elementos ficcionais e experimentação visual, o longa mostra os altos e baixos enfrentados pelos jovens na luta para viver da sua música.
16 de novembro
15h – Ostinato
Brasil, 2021, 56 minutos, DCP
Direção: Paula Gaitán
Documentário sobre o processo criativo do compositor e músico Arrigo Barnabé.
16h30 – Sutis Interferências
Brasil, 2015, 87 minutos, DCP
Direção: Paula Gaitán
Estudos sobre o som a partir da obra do músico Arto Lindsay e a relação do corpo/câmera com a música. O filme discute a arte de forma tão lírica quanto o próprio trabalho do artista.
18h – Ornette: Feito na América
(Ornette: Made in America)
Estados Unidos, 1985, 77 minutos, DCP
Direção: Shirley Clarke
O último filme concluído de Shirley Clarke, uma importante cineasta experimental nova-iorquina, se estrutura de forma não linear, mimetizando o estilo ousado e único do criador do free jazz, Ornette Coleman (1930-2015). Ele intercala depoimentos de músicos, teóricos, amigos e parentes, trechos de apresentações musicais e dramatizações da infância do músico, sugerindo uma narrativa do pobre garoto que sai de sua cidade natal e retorna como heroi. O fio condutor é a performance de uma nova composição sinfônica de Coleman, “Skies of America”, realizada na sua cidade de Fort Worth, Texas, a partir da qual alternam-se outras peças musicais, como uma homenagem ao arquiteto visionário Buckminster Fuller – um dos herois do jazzista – o encontro com os músicos marroquinos de Joujouka, do qual também participam William S. Burroughs e o músico e crítico Bob Palmer, e uma experiência midiática de comunicação via satélite com músicos tocando juntos, a quilômetros de distância, no Harlem e no World Trade Center.
19h30 – Rewind & Play
França, Alemanha, 2022, 65 min, DCP
Direção: Alain Gomis
- O ícone do jazz estadunidense Thelonious Monk chega em Paris para uma série de shows e, antes deles, grava um programa para uma televisão francesa. As imagens brutas das gravações do programa revelam o ambiente opressivo dos bastidores. A apropriação deste arquivo por Alain Gomis, a partir de uma nova montagem, dá a ver o incômodo e a inquietude do jazzista, enquanto Monk tenta escapar da dinâmica televisiva recorrendo à sua única saída: a música.
17 de novembro
15h – A Loucura do Ritmo
(Beat Street)
Estados Unidos, 1984, 105 minutos, digital
Direção: Stan Lathan
O rapper e DJ Kenny Kirkland conhece a refinada compositora de jazz e coreógrafa Tracy Carlson. Logo depois, ele fica tão inspirado por sua dedicação que promete usar seu próprio talento para fugir do gueto.
17h – A Festa Nunca Termina
(24 Hour Party People)
Reino Unido, 2002, 117 minutos, digital
Direção: Michael Winterbottom
Em 1976, Tony Wilson, um repórter em Manchester, Inglaterra, organiza festas em clubes locais para lançar bandas independentes. Com o sucesso, torna-se empresário musical, abrindo a lendária gravadora Factory e muda o cenário musical da época.
19h30 – Nascidas em Chamas
(Born in Flames)
Estados Unidos, 1983, 80 minutos, DCP
Direção: Lizzie Borden
Em Nova York, após 10 anos da “guerra de libertação social-democrática”, dois grupos feministas usam uma rádio como meio de propagação de ideias e de luta. Preservado pelo Anthology Film Archives com restauração financiada pela Hollywood Foreign Press Association e Film Foundation.
19 de novembro
19h – Noite
Brasil, 2015, 87 minutos, DCP
Direção: Paula Gaitán
“Porque a noite pertence aos amantes. Porque a noite pertence à luxúria. Porque a noite pertence aos amantes. Porque a noite pertence a nós.” (Patti Smith)
20 de novembro
19h – É Rocha e Rio, Negro Leo
Brasil, 2020, 157 minutos, DCP
Direção: Paula Gaitán
Um encontro com o músico, compositor, poeta, sociólogo e pensador Negro Léo.
21 de novembro
19h – Udigrudi Pernambucano: Super-8 de Katia Mesel + A Noite do Espantalho
Itamaravilha
Brasil, 1973, 7 minutos, DCP
Direção: Katia Mesel
Paêbirú
Brasil, 1975, 7 minutos, DCP
Direção: Katia Mesel
Dois filmes de Katia Mesel em Super-8 realizados no período do Udigrudi Pernambucano, com a participação de Lula Côrtes e Zé Ramalho, criadores do mítico disco Pâebirú. Os filmes foram digitalizados em 2k como parte do projeto Digitalização Viajante, criado pela Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros e Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.
A Noite do Espantalho
Brasil, 1974, 92 minutos, DCP
Direção: Sergio Ricardo
Cordel musical dirigido por Sérgio Ricardo, protagonizado por Alceu Valença, com a participação de nomes importantes do udigrudi musical pernambucano, como Lula Côrtes, Kátia Mesel e Geraldo Azevedo. O dragão vem comprar as terras do coronel, mas a quer sem os camponeses. A resistência só deixa uma saída: o extermínio, que fica a cargo dos jagunços do Coronel.
22 de novembro
19h30 – Projeto Raros: Cidade Explosiva
(Bakuretsu toshi)
Japão, 1982, 112 minutos, digital
Direção: Sogo Ishii
Em um terreno baldio industrial em algum lugar nos arredores de Tóquio, duas bandas punks rivais e suas multidões de fãs indisciplinados se reúnem para um protesto no estilo Battle of the Bands contra a construção de uma usina nuclear. Lá, eles enfrentam os industriais yakuza que estão por trás do empreendimento. O filme serviu como vitrine para importantes bandas da cena underground, como The Roosters, The Rockers e The Stalin, colocando nas telas do país o universo do punk rock japonês entre meados da década de 1970 e início da década de 1980.
23h59 – Stop Making Sense
Estados Unidos, 1984, 88 minutos, DCP
Direção: Jonathan Demme
O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como “Psycho Killer”, “Take Me to the River” e “Once in a Lifetime”.