Mostra de filmes celebra os 40 anos de A Hora do Pesadelo, de Wes Craven
Celebrando o aniversário de 40 anos de A Hora do Pesadelo, marco do horror oitentista dirigido por Wes Craven, a mostra A Vigília do Delírio apresenta, entre os dias 29 de outubro e 13 de novembro, narrativas no limiar do sonho e da realidade, com filmes de grandes nomes de diferentes períodos do cinema, como Jacques Tourneur, John Cassavetes, Alain Resnais, Apichatpong Weerasethakul e Hong Sangsoo.
No sábado, 02 de novembro, às 23h59, a Madrugada do Delírio levará o público da Capitólio às profundezas oníricas do terror até o raiar do sol. A maratona de quatro filmes começa com o cultuado A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos, de Chuck Russell, e segue com dois longas inspirados na figura de Freddy Krueger: Massacre 2, de Deborah Brock, e Brainscan: Jogo Mortal, de John Flynn. No fim da noite, um filme surpresa – com um dos grandes pesadelos filmados dos anos 1950 – encerra a programação.
A VIGÍLIA DO DELÍRIO
A Morta-Viva
(I Walked with a Zombie)
EUA, 1943, 69 minutos, DCP
Direção: Jacques Tourneur
A enfermeira Betsy Connel é contratada para cuidar de Jessica Holland, esposa de Paul Holland, proprietário de um engenho de açúcar na ilha caribenha de São Sebastião. Conforme situações estranhas vão acontecendo, a enfermeira passa a desconfiar de que a doente tenha algum problema espiritual e procura ajuda em rituais de vodu. Obra-prima do ciclo de horror e suspense produzidos por Val Lewton e dirigidos por Jacques Tourneur na RKO.
Deserto Vermelho
(Il Deserto Rosso)
Itália/França, 1964, 117 minutos, DCP
Direção: Michelangelo Antonioni
Um trauma causado por um acidente de carro, agravado pelas questões muito específicas da profissão do marido, Ugo, faz com que Giuliana viva mergulhada em um delicado estado emocional. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1964, O Deserto Vermelho é o primeiro longa-metragem a cores de Antonioni.
Walkover
Polônia, 1965, 77 minutos, digital
Direção: Jerzy Skolimowski
Na véspera de completar trinta anos, enquanto precisa tomar sérias decisões pessoais e profissionais, Andrezj Leszczyc é convencido a participar de um torneio de boxe amador. Jazz, poesia e sonho combinam-se no segundo longa-metragem de Jerzy Skolimowski, um dos grandes inventores das novas ondas dos anos 1960.
Disparo Para Matar
(The Shooting)
EUA, 1966, 85 minutos, DCP
Direção: Monte Hellman
Moça misteriosa contrata dois mineiros para ajudá-la a seguir alguém, mas eles percebem que há algo errado quando um pistoleiro junta-se ao grupo. O primeiro dos ousados e fascinantes faroestes B produzidos por Jack Nicholson e Monte Hellman.
Noite de Estreia
(Opening Night)
EUA, 1977, 144 minutos, digital
Direção: John Cassavetes
Myrtle Gordon é uma famosa atriz de meia idade que passa por uma crise de identidade por se sentir culpada pela morte de uma ardorosa fã na estreia de sua nova peça teatral. Myrtle passa a ver a mulher em alucinações e se recusa a aceitar o papel de uma mulher que envelhece. Um dos grandes filmes de Cassavetes, com interpretação fabulosa de Gena Rowlands.
Providence
França/Suíça, 1977, 110 minutos, digital
Direção: Alain Resnais
Clive Langham, um escritor com problemas de saúde, tenta terminar seu próximo livro. Os personagens, baseados em sua família, são rancorosos, traiçoeiros e manipuladores. Quando fica claro que a maneira que o escritor retrata a família é bem parcial, os seus parentes verdadeiros chegam a sua casa para celebrar seu aniversário.
A Hora do Pesadelo
(A Nightmare on Elm Street)
EUA, 1984, 90 minutos, DCP
Direção: Wes Craven
Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. O filme que deu ao mundo um dos ícones do horror dos anos 1980: Freddy Krueger.
A Hora do Pesadelo 2 – A Vingança de Freddy
(A Nightmare on Elm Street Part 2: Freddy’s Revenge)
EUA, 1985, 87 minutos, DCP
Direção: Jack Sholder
A família Walsh se mudou para a antiga casa de Freddy Krueger na Elm Street. Logo Jesse passa a ter horríveis pesadelos com o assassino. Continuação do filme de Wes Craven com pegada homoerótica.
O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger
(New Nightmare)
EUA, 1994, 112 minutos, digital
Direção: Wes Craven
O filme “A Hora do Pesadelo” comemora 10 anos. Wes Craven, diretor do filme original, está escrevendo o roteiro de uma sequência. A atriz Heather Langenkamp percebe que para escapar da ameaça real de Freddy Krueger, precisará interpretar Nancy Thomson, sua personagem no filme, outra vez.
Cemitério do Esplendor
(Rak ti Khon Kaen)
Tailândia/Reino Unido/Alemanha/França/Malásia, 2015, 122 minutos, DCP
Direção: Apichatpong Weerasethakul
Soldados com uma misteriosa doença do sono são transferidos para um hospital provisório instalado em uma antiga escola abandonada. Jenjira torna-se voluntária para tratar de Itt, um belo soldado que ninguém vem visitar. No hospital, ela faz amizade com a jovem médium Keng que utiliza os seus poderes para ajudar os parentes a se comunicarem com os homens adormecidos.
Na Praia à Noite Sozinha
(Bamui haebyun-eoseo honja)
Coréia do Sul, 2017, 100 minutos, DCP
Direção: Hong Sangsoo
Após ter um relacionamento com um homem casado, a famosa atriz coreana Younghee resolve dar um tempo e viaja para a cidade de Hamburgo, na Alemanha. Ao retornar à Coreia, reencontra alguns velhos amigos na cidade costeira de Gangneung, onde comem e bebem juntos. Em seguida, ela se retira para uma praia deserta. Qual é a importância do amor na vida de alguém? Younghee quer saber.
MADRUGADA DO DELÍRIO
23h59 – A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos
(A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors)
EUA, 1987, 95 minutos, digital
Direção: Chuck Russell
Nancy Thompson, uma das sobreviventes dos ataques de Freddy Krueger, é agora uma psicóloga especialista em sonhos. Ela trata de alguns adolescentes em um sanatório, que são atacados pelo assassino em seus sonhos. Para combatê-lo, Nancy ensina as crianças a usarem suas habilidades especiais no mundo onírico.
2h – Massacre 2
(Slumber Party Massacre II)
EUA, 1987, 77 minutos, digital
Direção: Deborah Brock
Courtney, a única sobrevivente do Massacre da Festa do Pijama, sonha com o retorno do assassino. Mesmo em um fim de semana festivo com as amigas, ela não consegue se livrar da horrível sensação de que serão violentamente atormentadas e brutalmente massacradas. Produzido por Roger Corman.
3h45 – Brainscan: Jogo Mortal
(Brainscan)
EUA, 1994, 96 minutos, digital
Direção: John Flynn
Um adolescente solitário e fascinado por filmes de terror descobre um misterioso videogame que usa a hipnose como ferramenta para gerar uma experiência profunda e aterrorizante.
5h30 – FILME SURPRESA
SESSÃO VAGALUME ESPECIAL
O Submarino Amarelo
(Yellow Submarine)
Inglaterra/Estados Unidos, 1968, 90 minutos, DCP
Direção: George Dunning
Os habitantes de Pepperland são subjugados pelos Blue Meanies, um grupo de criaturas que odeia música. O prefeito da cidade despacha o velho marinheiro Fred a Liverpool, na Inglaterra, onde ele pede a ajuda dos Beatles. A banda então dirige um submarino amarelo até a ocupada Pepperland.
GRADE DE HORÁRIOS
29 de outubro (terça-feira)
19h15 – A Hora do Pesadelo
30 de outubro (quarta-feira)
19h15 – A Hora do Pesadelo 2 – A Vingança de Freddy
31 de outubro (quinta-feira)
15h – Na Praia à Noite Sozinha
17h – A Morta-Viva
01 de novembro (sexta-feira)
15h – A Hora do Pesadelo
17h – A Hora do Pesadelo 2 – A Vingança de Freddy
19h – Deserto Vermelho
02 de novembro (sábado)
15h – Sessão Vagalume: O Submarino Amarelo
17h – Na Praia à Noite Sozinha
19h – Noite de Estreia
23h59 – Madrugada do Delírio
03 de novembro (domingo)
15h – Sessão Vagalume: O Submarino Amarelo
16h45 – Walkover
05 de novembro (terça-feira)
15h – Disparo Para Matar
16h30 – Cemitério do Esplendor
19h – Providence
06 de novembro (quarta-feira)
15h – Na Praia à Noite Sozinha
17h – A Hora do Pesadelo
19h – O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger
07 de novembro (quinta-feira)
17h – A Hora do Pesadelo 2 – A Vingança de Freddy
19h – Cemitério do Esplendor
08 de novembro (sexta-feira)
17h – O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger
09 de novembro (sábado)
17h – Disparo Para Matar
10 de novembro (domingo)
17h – A Morta-Viva
12 de novembro (terça-feira)
17h – Providence
13 de novembro (quarta-feira)
17h – Walkover