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A Vingança dos Filmes B – Parte XI
2 de julho de 2024

 

A Vingança dos Filmes B,  que deve a sua longevidade ao público que invade anualmente a Cinemateca Capitólio para celebrar o cinema de gênero, chega a sua 11º edição, um feito notável em se tratando de uma mostra produzida de forma independente. Neste ano serão exibidos 51 títulos entre curtas e longas-metragens, e em meio a filmes clássicos e contemporâneos, obras transgressoras e experimentais, A Vingança dos Filmes B segue com o propósito de servir de vitrine para produções independentes e de baixo orçamento, que raramente conseguem espaço de exibição em salas convencionais de cinema.

O homenageado desta edição será o provocativo diretor norte-americano John Waters, com a exibição de oito títulos representativos de sua carreira, como “Problemas Femininos” (1974), “Viver Desesperado” (1977) e “Polyester” (1981). A sessão de abertura exibirá o documentário “I Am Divine”, de Jeffrey Schwarz, que narra a trajetória de Harris Glenn Milstead, artista mais conhecido como Divine, figura extravagante e imponente, peça central nas obras mais transgressoras de John Waters, e que se tornou ícone da cultura queer. A sessão Código Waters exibirá filmes influentes na formação do diretor John Waters, como a clássica comédia “Sabes o que Quero” (1956), com a diva Jayne Mansfield, e o pioneiro do cinema splatter “Banquete de Sangue” (1963).

Duas sessões tradicionais da mostra irão instigar a ânsia dos cinéfilos, a sessão Maldita Meia-Noite com os cultuados clássicos “Pink Flamingos” (1972) e “Faster, Pussycat! Kill! Kill!” (1965), e a Madrugada da Vingança com “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981), “A Maldição do Necrotério” (1990) e um filme surpresa para encerrar a maratona. A sessão Estranho Sul exibirá uma seleção de curtas-metragens gaúchos representativos que flertam com o horror e o fantástico, produzidos entre os anos 1990 e meados dos 2000.  O cinema de horror contemporâneo brasileiro será representado com a exibição de três filmes inéditos em telas gaúchas, do Rio de Janeiro vêm o horror cósmico de “Amado Pai”, de São Paulo o angustiante “Ressentimento, e reunindo diretores de diversas partes do Brasil, o episódico “Histórias Estranhas 2 – Demônios e Possessões”. O cinema independente e de baixo orçamento se fará presente na habitual sessão Shoot or Die, através de filmes como “Possessão Infernal”, terror demoníaco produzido em Carlos Barbosa (RS), e do documentário “Mato Mato Mato – Canibal Filmes e as Produções de ‘horor’ no Oeste Catarinense”, seguido de três curtas-metragens em memória do ator Elio Copini (1969-2024).

O Projeto Raros Especial exibirá “Vigília Paranormal” (1992), um mockumentary de horror produzido pela BBC de Londres que gerou pânico na audiência ao ser exibido na televisão no Halloween de 1992. O espírito das sessões da tarde dos anos 1980 estará presente com a exibição de “O Último Dragão” (1985). O delirante cinema giallo italiano estará representado pelos clássicos, “Quem a Viu Morrer?” (1972), “O Perfume da Senhora de Preto” (1974), e o seminal “Seis Mulheres Para o Assassino” (1964), que completa 60 anos de seu lançamento. E o lendário Roger Corman será lembrado com a exibição seu cultuado “O Homem dos Olhos de Raio X” (1963).

Em Troma Connection exibiremos obras do catálogo da anárquica produtora independente norte-americana, como a ficção-científica trash “Vegas In Space” (1991), que narra as aventuras de um grupo de drag queens no espaço. Ainda teremos a sessão “Cuidado com os Gatos”, dedicada aos amigos felinos, com “A Sombra do Gato” (1961) e “O Gato Preto” (1968), e “Cuidado com as Crianças”, destinada ao lado mais obscuro da infância, com os insanos “Aniversário Sangrento” (1981), e “Os Meninos” (1975), além de “The Children” (1980), com suas crianças radioativas assassinas, mais uma cortesia da Troma. Já a sessão de encerramento será com um dos mais impactantes filmes de gênero brasileiro dos últimos anos, “Propriedade” (2023), de Daniel Bandeira.

De 16 a 28 de julho vocês estão convidados a participar na Cinemateca Capitólio desta maratona em celebração ao universo dos filmes B e em prol da resistência cultural.

ATENÇÃO: Em solidariedade aos atingidos pela tragédia das cheias que devastaram o Rio Grande do Sul, A Vingança dos Filmes B destinará as bilheterias das sessões de abertura, de encerramento e Estranho Sul, para entidades voltadas ao auxílio desta causa.

 

PROGRAMAÇÃO

16 de julho (terça-feira)

19h30- Filme de abertura – I Am Divine (EUA / 2013 / 90′). Dir: Jeffrey Schwarz. Com: Divine, John Waters, Mink Stole.

“I Am Divine” é uma celebração da vida e do legado de uma das figuras mais icônicas e transgressoras do cinema e da cultura queer: Divine. O documentário mergulha na extraordinária jornada de Harris Glenn Milstead, o homem por trás da persona de Divine. Da sua infância em Baltimore até se tornar um ícone da contracultura, o filme aborda desde os desafios enfrentados por ser gay em uma época de enorme repressão, até sua colaboração com o cultuado diretor John Waters. “I Am Divine” captura a essência de uma personalidade única que desafiou expectativas e regras da conservadora sociedade norte-americana, até tornar-se uma figura de culto estrelando os provocativos filmes de John Waters.

 

 

17 de julho (quarta-feira)

15h- Cuidado Com os Gatos I: A Sombra do Gato (The Shadow of the Cat /UK / 1961 / 79’). Dir: John Gilling. Com: Barbara Shelley, André Morell, William Lucas.

Quando a rica e idosa Sra. Venable é misteriosamente assassinada, seus parentes começam a cobiçar a herança. No entanto, a verdadeira testemunha do crime é mais astuta do que qualquer um poderia imaginar: Tabitha, a enigmática gata da Sra. Venable. Com uma inteligência incomum e uma presença sinistra, a felina se torna a chave para desvendar o mistério por trás do assassinato. Enquanto os membros da família lutam entre si para reivindicar a fortuna, Tabitha prepara a sua vingança.

 

17h- Cuidado com as Crianças I – Aniversário Sangrento (Bloody Birthday / EUA / 1981 / 85′). Dir: Ed Hunt. Com: Lori Lethin, Melinda Cordel, Julie Brown.

Três crianças nascem ao mesmo tempo durante um eclipse solar. Dez anos depois, no dia em que comemoram aniversário, as crianças iniciam uma série de sangrentos assassinatos. Um slasher brutal envolvendo psicopatas infantis, o tipo de produção sádica, divertida e inconsequente, que só os anos 80 poderiam gerar.

 

19h- John Waters, o Papa do Trash I:  Polyester (EUA / 1981 / 86′). Dir: John Waters. Com: Divine, Tab Hunter, Edith Massey.

“Polyester” é uma comédia subversiva que satiriza a vida suburbana e os valores da classe média norte-americana. Francine Fishpaw (Divine) é uma dona de casa descontente com sua vida monótona e sua família disfuncional. Francine é casada com o dono de uma lavanderia que a trai com sua secretária, seu filho é um delinquente juvenil viciado em drogas, e sua mãe alcoólatra é uma presença opressora. No entanto, a vida de Francine sofre uma reviravolta quando conhece o atraente e excêntrico Todd Tomorrow, que a encoraja a se libertar das amarras do conformismo. Com sua mistura peculiar de humor, deboche, drama e provocação social, “Polyester” é uma sátira mordaz que oferece uma visão hilariante da vida nos subúrbios americanos. Uma obra-prima do cinema underground.

 

 

18 de julho (quinta-feira)

15h- John Waters, o Papa do Trash II: Mamãe é de Morte (Serial Mom / EUA / 1994 / 95’). Dir: John Waters. Com: Kathleen Turner, Sam Waterston, Ricki Lake.

Beverly Sutphin (Kathleen Turner), é uma dona de casa suburbana exemplar. No entanto, por trás de sua aparência afável e maternal, ela esconde um segredo sombrio: ela é uma assassina em série. Sua trajetória de homicídios peculiares é motivada por questões triviais da vida cotidiana, como não separar o lixo, falta de cortesia no trânsito ou trapacear no bingo. Enquanto Beverly deixa um rastro caótico de mortes, sua família fica dividida entre encobrir seus crimes ou aceitar a verdade perturbadora sobre sua matriarca. Uma sátira contendo humor ácido, crítica social e uma pitada de horror, elementos habituais na obra de John Waters.

 

17h- Cuidado Com os Gatos II: Os Felinos (Eye of The Cat / EUA / 1969). Dir: David Lowell Rich. Com: Michael Sarrazin, Gayle Hunnicutt, Eleanor Parker.

Um jovem boêmio (Michael Sarrazin) é convencido por uma mulher fatal (Gayle Hunnicutt) a assassinar sua tia rica, da qual herdará uma fortuna. No entanto, a senhora possui dezenas de gatos em sua mansão, enquanto ele sofre de um medo patológico de gatos. Escrito por Joseph Stefano, roteirista de “Psicose”, este thriller envolvendo felinos em uma trama de cobiça e assassinato, é uma pérola dos anos 1960 que merece ser redescoberta.

 

19h- John Waters, o Papa do Trash III: Viver Desesperado (Desperate Living / EUA / 1977 / 90’). Dir: John Waters. Com: Mink Stole, Liz Renay, Susan Lowe.

Mais uma grotesca viagem pelo universo distorcido de John Waters. Peggy Gravel (Mink Stole) é uma dona de casa neurótica e conservadora, que, após cometer um assassinato foge com Grizelda (Jean Hill), sua empregada desajustada, para a bizarra Mortville, uma vila erguida em um lixão. Lá elas se deparam com uma variedade de personagens grotescos e marginais, incluindo a tirânica rainha Carlotta (Edith Massey). Repleto de humor sombrio, violência exagerada e temas sociais subversivos, “Viver Desesperado” é um tour de force através da imaginação estranha e peculiar de Waters

 

 

19 de julho (sexta-feira)

15h- Código Waters I: Força Diabólica (The Tingler / EUA / 1959). Dir: William Castle. Com: Vincent Price, Judith Evelyn, Darryl Hickman.

O renomado cientista Dr. Warren Chapin (Vincent Price) descobre uma criatura sinistra, uma forma de parasita que se alimenta do medo humano e se aloja na espinha dorsal. Quando uma série de eventos estranhos, causados pela criatura, assolam a cidade, o Dr. Chapin se vê em uma corrida contra o tempo para conter a ameaça. Com o lendário Vincent Price no papel principal, em seu lançamento o filme prometia uma experiência sensorial única através do “Percepto”, uma técnica de marketing inovadora que fazia as cadeiras do cinema vibrarem, incentivando o público a gritar durante a sessão. Um dos filmes preferidos de John Waters, que o influenciaram a também criar artimanhas para que seus filmes interagissem com a plateia.

 

17h- Shoot or Die I – Paixão Sinistra (BR / 2023 / 87’). Dir: João Pedro Faro

O filho de um grande criminoso comanda esquadrões da morte à mando de seu pai. Em paralelo, O misterioso M tortura um matador afim de obter informações sobre o paradeiro de três jovens desaparecidos. Doses de experimentalismo e cinema marginal, neste longa-metragem independente do jovem realizador carioca João Pedro Faro.

 

19h30- Projeto Raros Especial: Vigília Paranormal (Ghostwatch / UK / 1992 / 91′). Dir: Lesley Manning. Com: Michael Parkinson, Sarah Greene, Mike Smith.

Apresentado pela BBC1 de Londres na noite de Halloween de 1992 como um programa ao vivo, “Vigília Paranormal” é um thriller sobrenatural que desafia as fronteiras entre a realidade e a ficção. A trama acompanha uma equipe de apresentadores e investigadores paranormais enquanto exploram uma casa supostamente assombrada em uma transmissão especial ao vivo. Conforme a noite avança, eventos inexplicáveis começam a ocorrer, desencadeando terror e pânico entre os participantes e telespectadores. O que começa como uma simples investigação televisiva se transforma em um show de horrores quando a equipe descobre que está lidando com forças além de sua compreensão. Em sua noite de exibição “Vigília Paranormal” gerou pânico entre o público da BBC, que, desavisado, acreditou estar presenciando um evento sobrenatural real. A histeria coletiva causada pelo programa rendeu processos a emissora, que nunca mais o reprisou em sua grade. Recentemente o filme indie australiano “Entrevista com o Demônio” (Late Night With The Devil / 2023) repercutiu nos cinemas com uma premissa semelhante.

 

 

20 de julho (sábado)

15h- Shoot or Die II: Mato Mato Mato – Canibal Filmes e as produções de ‘horor’ no Oeste de SC. Dir: Felipe Botamedi. Com: Petter Baiestorf + Curtas Canibal Filmes (In Memoriam para Elio Copini) + + Primitivismo Kanibaru na Lama da Tecnologia Catódica + Ándale + Piquenique no Castelo. Dir: Petter Baiestorf. (Sessão em memória de Elio Copini). (Entrada Franca)

Em 1992, um grupo de adolescentes começou a gravar filmes de terror com câmeras VHS em Palmitos, no oeste de Santa Catarina. Liderada pelo diretor Petter Baiestorf, a produtora passou a se chamar Canibal Filmes. Durante os anos 1990, longe dos grandes centros urbanos e em tempos de estagnação do cinema brasileiro, o grupo aprendeu na prática como fazer cinema de baixo orçamento. Os filmes encontraram uma forma própria de financiamento e exibição ao público. Por meio de reportagens, fotografias, documentos e vídeos, o documentário percorre os primeiros anos do Canibal Filmes, retratando os esforços e desafios do grupo em fazer cinema independente em uma região sem tradição cinematográfica.

 

17h – Matinê Black Power: Encruzilhadas do Caos (Dir: Alexander S. Buck) 

Cabelo e Parreco, dois jovens metaleiros, estão em uma missão perigosa, fixar cartazes de um show de heavy metal nas ruas da cidade. Mas quando profanam uma oferenda sagrada, os dois amigos são lançados em uma jornada cheia de ação, onde terão que enfrentar as consequências de seus atos.

 

+  O Último Dragão (The Last Dragon / EUA / 1985 / 109’). Dir: Michael Schultz. Com: Taimak, Vanity, Julius Carry

Leroy Green (Taimak), um jovem mestre do kung fu em treinamento, está em uma jornada para alcançar o status de “O Último Dragão” – um nível supremo de habilidade e iluminação. Enquanto busca por seu destino, Leroy se vê envolvido em uma série de eventos que o colocam em confronto com o vilão Sho’nuff, o Shogun do Harlem, um mestre do mal das artes marciais. Dirigido por Michael Schultz, está aventura cômica tornou-se um inusitado sucesso popular em meado dos anos 80 ao misturar artes marciais e humor com a música e a cultura urbana negra. Produzido por Berry Gordy, fundador da clássica gravadora Motown, o filme se tornou um clássico das saudosas sessões da tarde dos anos 1980

 

19h- Troma Connection I: Vegas in Space (Idem / EUA / 1991 / 85’). Dir: Phillip R. Ford. Com: Miss X, Doris Fish, Phillip R. Ford (Entrada Franca)

Após algumas pedras preciosas raras desaparecerem em um planeta distante, onde homens não são permitidos, três agentes especiais se passando por mulheres são enviados da Terra para ajudar na investigação. Travestidos, os agentes chegam em um mundo estranho e colorido, onde se depararam com alienígenas bizarros e exóticas festas intergalácticas, enquanto tentam reaver as joias. “Vegas in Space” é uma comédia de ficção científica queer e extravagante, uma jornada cósmica repleta de irreverência e excentricidades.

 

21h- John Waters, o Papa do Trash IV:  Problemas Femininos (Female Trouble / EUA / 1974 / 89′). Dir: John Waters. Com: Divine, David Lochary, Mary Vivian Pearce.

Dawn Davenport (Divine), é uma jovem desajustada e ambiciosa determinada a alcançar a fama a qualquer custo. Desde sua infância conturbada até sua ascensão ao estrelato da moda underground, Dawn deixa um rastro de caos e destruição por onde passa. Um dos filmes mais cultuados do subversivo John Waters.

 

23h59 min- Sessão Dupla – Maldita Meia Noite: Pink Flamingos (EUA / 1972 / 93′). Dir: John Waters. Com: Divine, Mink Stole, Edith Massey 

Babs Johnson (Divine), uma personagem extravagante e irreverente, é reconhecida como “a pessoa mais repugnante do mundo”. Com sua família excêntrica, Babs leva uma vida fora das normas sociais, competindo com uma família rival pelo título de “pessoa mais repulsiva”. Com um desfile provocador de obscenidades e atos grotescos, “Pink Flamingos” é uma das obras mais transgressivas do cinema dos anos 1970, desafiando os limites do bom gosto e da moralidade. Prepare-se para uma experiência cinematográfica chocante, que vai fazer você repensar tudo o que achava que sabia sobre o cinema underground.

 

2h- Faster Pussycat! Kill! Kill! (EUA / 1965 / 83′). Dir: Russ Meyer. Com: Tura Santana, Haji, Lori Williams

As voluptuosas e destemidas Varla (Tura Satana), Rosie (Haji) e Billie (Lori Williams), cruzam o deserto em busca de diversão e dinheiro fácil. Armadas com seus corpos sensuais e habilidades letais, elas se envolvem em uma série de confrontos violentos com homens desprezíveis que tentam explorá-las. No entanto, quando um encontro com um casal jovem e inocente tem consequências inesperadas, as três mulheres se veem em uma espiral de violência e traição que ameaça destruir tudo o que conquistaram. Com uma estética visual ousada, diálogos afiados e uma trilha sonora hipnotizante, “Faster Pussycat! Kill! Kill!” é uma das obras mais cultuadas do icônico Russ Meyer, um mestre do cinema exploitation. O filme também foi responsável por fixar nome da atriz Tura Satana na cultura pop.

 

 

21 de julho (domingo)

15h- Código Waters II: Sabes o Que Quero (The Girl Can’t Help It / EUA / 1956 /98’). Dir: Frank Tashlin. Com: Jayne Mansfield, Tom Ewell, Julie London. 

Um gangster contrata um produtor de talentos alcoólatra para transformar sua estonteante namorada em uma cantora de sucesso. Porém, as coisas rapidamente saem do controle quando a garota demonstra não ter nenhum talento para o canto, enquanto sua beleza desconcerta os homens e atraí diversas confusões. Considerada uma das comédias mais importantes dos anos 1950, além de lançar a atriz Jayne Mansfield para o sucesso, foi um dos primeiros filmes a explorar o rock’n’roll em sua trilha sonora, com a presença em cena de ícones da música como Little Richard, Fats Domino, Gene Vincent e The Platters. O diretor Frank Tashlin é sempre lembrado por seu estilo de humor cartunesco e por sua parceria com o ator Jerry Lewis. “Sabes o Que Quero” figura entre os filmes prediletos de John Waters.

 

17h- John Waters, o Papa do Trash V: Hairspray- E Éramos Todos Jovens (Hairspray / EUA / 1988 / 92’). Dir: John Waters. Com: Ricki Lake, Divine, Debbie Harry.

Na década de 1960, em Baltimore, Tracy Turnblad (Ricki Lake), uma adolescente com um coração tão grande quanto seu cabelo, sonha em dançar num programa de TV local. Determinada a realizar seu sonho, Tracy enfrenta obstáculos, como o preconceito racial e os padrões de beleza da sociedade da época. Com a ajuda de sua mãe Edna (Divine), e seus amigos, Tracy luta pela integração racial num programa de dança e pela aceitação de diferentes tipos de corpos. Produzido por um grande estúdio, “Hairspray” foi o primeiro filme de John Waters fora do circuito underground, marcando uma guinada em sua carreira. O filme ainda conta com a presença da diva Debbie Harry no elenco.

 

19h- Sessão Horror Brasilis I: Arapuca (BR / 2023). Dir: Joel Caetano.

Marcos volta a sua antiga casa para cuidar de seu pai, que está em estágio avançado de uma doença degenerativa que o priva de ver com clareza a realidade. A doença contamina o presente revelando horrores do passado. +

 

Amado Pai (BR / 2024). Dir: Léo Miguel. Com: Paulinho Serra, Ataíde Arcoverde, Camillo Borges

Após muitos anos distante de seu lar, Samuel (Paulinho Serra) retorna para cuidar do pai (Ataíde Arcoverde), debilitado por conta de uma misteriosa doença. Samuel se vê impotente diante da deterioração do pai, enquanto se envolve em uma misteriosa trama de horror cósmico. Produção independente realizada através de crowdfunding, e tendo no elenco nomes conhecidos do humor nacional, como Paulinho Serra, Ataíde Arcoverde e Camillo Borges.

 

 

23 de julho (terça-feira)

15h- John Waters, o Papa do Trash VI:  Cry-Baby (Idem / EUA / 1990 / 85′). Dir: John Waters. Com: Jhonny Depp, Amy Locane, Iggy Pop

Esta comédia musical ambientada nos anos 1950 segue a história de Wade “Cry-Baby” Walker, um rebelde com um coração de ouro, sempre com uma lágrima furtiva em seu rosto. Ele é o líder de uma gangue de delinquentes juvenis que desafiam a elite conservadora da sociedade local. Quando Cry-Baby se apaixona por Allison, uma recatada garota de família rica, o romance entre eles é desafiado pelas diferenças sociais e pelo preconceito de suas famílias. “Cry-Baby” é uma divertida homenagem satírica aos filmes juvenis dos anos 1950. O filme conta com um elenco singular que vai de Johnny Depp e Iggy Pop, até a cultuada ex-atriz pornô Traci Lords.

 

 

17h- Cuidado com as Crianças II: Os Meninos (¿Quién puede matar a un niño?,

 / ESP / 1976 /106’). Dir:Narciso Ibañez Serrador. Com Lewis Fiander e Prunella Ransome.

Um casal de turistas ingleses chega a uma ilha onde todas as crianças estão assassinando os adultos numa espécie de jogo infantil macabro. Obra-prima do horror espanhol dirigida pelo mestre Narciso Ibañez Serrador, adaptada do romance “Os Meninos”, de Juan Jose Plans.

 

19h- Sessão Horror Brasilis II – Ressentimento (Dir: Denis Augusto e Mariana Vita)

A chegada de um cão abandonado desestabiliza a aparente calmaria na rotina de uma família num sítio no interior de São Paulo. Visões sombrias revelam segredos e manifestam o peso e a violência oculta das relações familiares.

 

 

24 de julho (quarta-feira)

15h- Cuidado com as Crianças III: The Children (Idem / EUA / 1980 / 93′). Dir: Max Kalmanowicz. Com: Martin Shakar, Gil Rogers, Gale Garnett. (Entrada Franca)

Após um ônibus escolar ser atingido por um vazamento radioativo vindo de uma usina nuclear, um grupo de crianças adquire o poder de matar através do toque de suas mãos. Enlouquecidas, as crianças irão espalhar o pânico pela cidade. Mais um filme envolvendo crianças assassinas distribuído pelos dementes da produtora Troma.

 

17h- Cuidado com os Gatos III: O Gato Preto (Yabu no Naka no Kuroneko / JAP / 1968 / 99′). Dir: Kaneto Shindô. Com: Kichiemon Nakamura, Nobuko Otowa, Kiwako Taichi

Duas mulheres são violentadas e mortas por um grupo de samurais renegados. Guiadas por um gato fantasmagórico elas retornam como espíritos vingativos que seduzem e matam os samurais que passam pela estrada. Oriundo do folclore nipônico, o “Kuroneko”, um gato negro sobrenatural, é uma figura recorrente no cinema fantástico japonês, e está trama de vingança vinda do além se tornou um clássico do gênero.

 

19h-  Estranho Sul (Curtas): Nocturnu. Dir: Dennison Ramalho (1998 / 11’) + Mãe Monstro. Dir: Cris Reque (2003 / 18’) + Paulo e Ana Luiza em Porto Alegre. Dir: Rogério Ferrari (1998 / 15’) + O Homem do Saco. Dir: Milton do Prado (1999 / 15’) + Quarto de Espera Dir: Bruno Carboni e Davi Pretto (13’). Total: 72’.

Vampiros, psicopatas, criaturas inescrupulosas e figuras marginais, em cinco curtas-metragens que retratam o lado mais sombrio da cinematografia gaúcha. (Após a sessão debate com os realizadores).

 

 

25 de julho (quinta-feira)

15h- Profondo Giallo: O Perfume da Senhora de Preto (Il Profumo della Signora in Nero / ITA / 1974 / 104’). Dir: Francesco Barilli. Com: Mimsy Farmer, Maurizio Bonuglia, Mario Scaccia

Silvia (Mimsy Farmer) é assombrada por estranhas alucinações relacionadas à trágica morte de sua mãe. Aos poucos ela vai sendo dominada por um constante estado de medo e paranoia.  Com ecos de “O Bebê de Rosemary” e “Repulsa ao Sexo”, este é um dos mais instigantes exemplares do cinema giallo italiano.

 

17h- Profondo Giallo: Quem a Viu Morrer? (Chia L’há Vista Morire? / ITA / 1972 / 95’). Dir: Aldo Lado. Com: George Lazemby, Anita Strindberg, Adolfo Celi

Uma jovem é assassinada com crueldade em uma estação de esqui na França. Algum tempo depois, em Veneza, a filha de um conhecido escultor é morta em circunstâncias semelhantes. Obcecado em achar o assassino da filha ele promove uma investigação que acaba relacionando as mortes. Enquanto isso, o matador começa a eliminar todos aqueles que se aproximam da verdade. “Quem a Viu Morrer?” figura entre os melhores “gialli” produzidos dos anos 1970. Trilha sonora do mestre Ennio Morricone.

 

19h- Profondo Giallo: Claudio (BR/ 2023 /10’). Dir: Calebe Lopes

Claudio anda pela cidade sem perceber que não está só. Gravado em Salvador, este curta/clipe feito para o EP em italiano da cantora Nana Lacrima, mescla influências do cinema giallo e da pornochanchada para criar um giallo baiano.

 

+ Seis Mulheres Para o Assassino (Sei Donne Per l’assassino / ITA / 1964 / 89’) – Sessão especial de 60 anos. Dir: Mario Bava. Com: Eva Bartok, Cameron Mitchell, Thomas Reiner

Um diário, contendo segredos comprometedores envolvendo um grupo de modelos de uma famosa estilista, se torna a peça central em torno de uma série de assassinatos de mulheres. Esta obra prima do diretor Mario Bava sedimentou os alicerces estéticos do cinema giallo, difundindo a estética do assassino vestindo sobretudo e luvas de couro pretas, e consolidando a violência estilizada e as cores vibrantes como elementos marcantes deste subgênero. Uma das obras mais influentes do cinema de gênero italiano, “Seis Mulheres Para o Assassino” comemora em 2024 sessenta anos de seu lançamento. (Apresentação de Cesar Almeida)

 

 

26 de julho (sexta-feira)

15h- Troma Connection II: Massacre do VHS (VHS Massacre / EUA / 2015 / 72’).  Dir: Kenneth Powell, Thomas Edward Seymour. Com:  Joe Bob Briggs, Greg Sestero, Lloyd Kaufman, Debbie Rochon (Entrada Franca)

A ascensão e a queda da mídia física e seu efeito sobre os filmes independentes e cult. Abrangendo desde a era das videolocadoras, e o seu fim com o streaming.

 

17h- Código Waters III: Banquete de Sangue (Blood Feast/ EUA /1963). Dir: Herschell Gordon Lewis. Com: Mal Arnold, Connie Mason, Scott H. Hall

Um lunático assassina diversas mulheres no subúrbio de Miami para usar partes de seus corpos num ritual para reviver uma deusa egípcia, enquanto um detetive policial atrapalhado tenta detê-lo. Considerado o precursor do cinema splatter, “Banquete de Sangue” é um dos filmes mais cultuados de Herschell Gordon Lewis, realizador especialista em filmes baratos e sangrentos, que se tornaram uma influência para o trabalho de John Waters.

 

19h- Sessão Horror Brasilis 3: Histórias Estranhas 2 – Demônios e Possessões (Br / 2024 / 90’). Dir: Rodrigo Aragão, Ricardo Ghiorzi, José Pedro Lopes, Filipe Ferreira, Henrique Nuzzi e Salles Fernandes.

Em Histórias Estranhas II – Demônios e Possessões, seis novas histórias surgem: uma viúva é seduzida por um demônio metamorfo, um casal de namorados se encontra em um pesadelo, uma entidade ancestral é libertada, um padre investiga uma estranha possessão, uma bruxa invoca os mortos atrás de respostas e um violinista é atormentado por seus demônios pessoais.

 

 

27 de julho (sábado)

15h- Sessão Shoot or Die II:  Cow Story (BR / 2023 / 6’). Dir: Gabriela Nataly.

Atenção: isso não é um documentário e nós nunca afirmamos ser um documentário. Isto é um filme ficcional sobre uma vaca que está passando por uma fase complicada depois de um encontro inusitado. Entre livros feministas, histórias sobre a revolução animal e questionamentos sobre seu lugar no mundo, Lili busca respostas. Afinal, todas as vacas são iguais, mas algumas são mais iguais que as outras. +

Possessão Infernal (2020 / 89’). Dir: Rafael Cipriani. Com: Renan Cipriani, Alesandra Barilli, Meline Camillo. Quando uma série de possessões demoníacas começa a se alastrar pela cidade feito uma doença, Tony e seus amigos terão uma pequena amostra do inferno ao lutarem contra este estranho fenômeno sobrenatural. Longa-metragem independente produzido em Carlos Barbosa, uma espécie de “Evil Dead” regional passado no interior do Rio Grande do Sul.

 

17h- Sessão Shoot or Die III: O Terceiro Híbrido (BR / 2023 /26’). Dir: Eric Pedott.

Alvorada, 1998, uma equipe amadora de jovens cineastas desaparece após entrevistar um escritor local para um documentário sobre seres sobrenaturais. Estranhos fatos acontecem e 25 anos depois são revelados através de um compilado das duas câmeras encontradas. +

 

As Últimas Videolocadoras de Porto Alegre (BR / 2024). Dir: Bernardo Brown   

Através de depoimentos de pessoas que vivenciaram a era das locações de filmes em VHS e DVD, o documentário reflete sobre a paixão pelo cinema e sobre o apogeu e a queda das últimas videolocadoras de Porto Alegre.

 

19h- John Waters, o Papa do Trash VII: Cecil Bem Demente (Cecil B. Demented / EUA / 2000 / 87’). Dir: John Waters. Com: Melanie Griffith, Stephen Dorff, Alicia Witt

Cecil B (Stephen Dorff), um excêntrico artista independente lidera um grupo de cineastas rebeldes em uma missão para desafiar a indústria cinematográfica mainstream. Com uma paixão obsessiva por filmes, Cecil B. e sua equipe se tornam guerrilheiros do cinema, lutando contra a comercialização da sétima arte, e decidem sequestrar Honey Whitlock (Melanie Griffith), uma atriz Hollywoodiana, para obrigá-la a trabalhar num filme underground. Uma divertida e insana crítica de John Waters à grande indústria do cinema norte-americano.

 

23h59 – Madrugada da Vingança: Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London /UK-EUA/ 1981 / 97’). Dir: John Landis. Com: David Naughton, Jenny Agutter, Griffin Dunne

Dois jovens americanos que estão viajando pelo interior da Inglaterra são atacados por uma misteriosa criatura, deixando um deles morto, e o outro gravemente ferido. Enquanto se recupera em um hospital de Londres, o sobrevivente começa a experimentar visões horripilantes. Logo, ele descobre que foi mordido e amaldiçoado por um lobisomem, e também está destinado a se transformar durante as noites de lua cheia. Ele busca desesperadamente uma maneira de evitar o destino sombrio que o aguarda, enquanto a cidade de Londres se torna o palco de uma série de mortes brutais. Com uma mistura arrepiante de comédia e horror, “O Lobisomen Americano em Londres” tornou-se um marco do cinema de fantástico dos anos 1980. Os impressionantes efeitos práticos criados pelo especialista Rick Baker renderam ao filme o Oscar de melhor maquiagem em 1982.

 

2h- A Maldição do Necrotério (The Boneyard / EUA / 1991 98’). Dir: James Cummins. Com: Ed Nelson, Deborah Rose, Phyllis Diller

Traumatizada após auxiliar a polícia a desvendar uma série de crimes, uma mulher com poderes paranormais se vê ameaçada por estranhas crianças zumbis ao ficar presa junto com um grupo de pessoas em um necrotério. Insano, hilário e grotesco, com direito a bizarras crianças zumbis e um poodle monstruoso, “A Maldição do Necrotério” é um clássico trash das videolocadoras dos anos 1990.

 

4h- FILME SURPRESA

 

28 de julho (domingo)

15h- – Código Waters IV: A Louca Corrida do Ouro (Lust in the Dust / EUA / 1984 /84′). Dir: Paul Bartel. Com: Divine, Tab Hunter, Lainie Kazan

Rosie Velez (Divine), uma dançarina extravagante, chega ao vilarejo de Chili Verde na companhia do misterioso pistoleiro Abel Wood (Tab Hunter). Logo eles se deparam com uma variedade de personagens excêntricos e gananciosos, todos à procura de um tesouro lendário. Em busca da fortuna eles precisam lidar com uma dona de bordel inescrupulosa e uma gangue de perigosos bandidos. “A Louca Corrida do Ouro” é uma sátira mordaz aos filmes de faroeste, repleta de irreverência, brutalidade, e situações comicamente picantes. Prepare-se para uma viagem selvagem pelo Velho Oeste, onde o desejo é tão quente quanto o sol do deserto e nada é o que parece. Segunda parceria entre Divine e Tab Hunter após atuarem juntos no cultuado “Polyester”, de John Waters.

 

17h- Corman Vive: O Homem dos Olhos de Raio-X (X / EUA / 1963 / 79’). Dir: Roger Corman. Com: Ray Milland, Diana Van der Vlis, Don Rickles

O cientista James Xavier (Ray Milland) desenvolve uma substância que amplia a visão humana a um nível nunca alcançado, e resolve testar em si mesmo, adquirindo o poder de enxergar através do tecido humano, como um raio X. Essa grande capacidade, no entanto, leva sua vida a caminho trágico. Uma das obras mais famosas de Roger Corman. Conhecido como “O Rei dos Filmes B”, Corman atingiu a notável marca de 56 filmes como diretor, e 493 obras como produtor, além de ter revelado uma geração de talentosos cineastas como Francis Ford Coppola, Jonathan Demme e Jack Hill. Corman faleceu em maio passado aos 98 anos, deixando um legado inestimável para a sétima arte.

 

19h30- Filme de encerramento: Propriedade (BR / 2022). Dir: Daniel Bandeira. Com: Malu Galli, Tavinho Teixeira, Sandro Guerra

Para se proteger do levante dos trabalhadores de sua fazenda, uma estilista se enclausura em seu carro blindado. Mesmo separados por uma camada impenetrável de aço e vidro, o conflito é inevitável e sangrento. “Propriedade” figura entre os mais importantes filmes de gênero produzidos no Brasil nos últimos anos. Uma alegoria violenta e incômoda sobre a luta de classes.

 

 

Curadoria: Cristian Verardi e Flávio Barbosa

Produção: Cristian Verardi. Co-produção: Flávio Barbosa.

Apoio:  Cinemateca Capitólio. ALDA, Versátil Home Vídeo, Obras- Primas do Cinema, TROMA, Dirty Old Man, Implicantes.

Agradecimentos especiais: Daniel Bandeira e Vitrine Filmes, Fernando Jobim, Leonardo Bomfim e Cinemateca Capitólio.

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