De 2 a 10 de abril, a mostra Peréio Acima dos 40 Graus apresenta seis títulos marcantes da filmografia de Paulo César Peréio na Cinemateca Capitólio. Realizadas entre 1970 e 1985, as obras destacam a importância do ator em um período de intensa experimentação no cinema brasileiro. Entrada franca.
Apoio: Programadora Brasil, Fundação Cultural Palmares, CTAv, Cavi Borges, Sylvio Lanna e José Sette.
FILMES
O PROFETA DA FOME
Brasil, 1970, digital, 93’
Direção: Maurice Capovilla
A história da aventura de Faquir Alikan, que trabalha em um circo decadente e realiza estranhas performances para atrair o público. Entre absurdos e realidades, Alikan vive grandes obstáculos que o leva ao título de Campeão da Fome. Paulo Cesar Peréio dubla José Mojica Marins neste grande filme de Maurice Capovilla.
SAGRADA FAMÍLIA
Brasil, 1970, digital, 85′
Direção: Sylvio Lanna
Uma típica família burguesa embarca em uma estranha viagem, conduzida pelas mãos de um guru. Ao longo da jornada, eles vão se desfazendo dos bens materiais e de sua história. Peréio é protagonista de um dos filmes mais radicais do Cinema de Invenção brasileiro.
BANG BANG
Brasil, 1971, digital, 93’
Direção: Andrea Tonacci
O ator de um filme em realização, interpretado por Paulo Cesar Peréio, vive sem distinção a sua realidade pessoal e a ficção de seu personagem. Busca um sentido e uma saída daquela situação enquanto é perseguido por bandidos, um mágico, uma fantasia amorosa, um bêbado e sua própria imagem.
VAI TRABALHAR, VAGABUNDO!
Brasil, 1973, digital, 100’
Direção: Hugo Carvana
Dino acabou de deixar a prisão e quer aproveitar a liberdade, revendo os velhos amigos e namoradas. Ele se recusa a trabalhar, preferindo viver na vadiagem. Ao saber que o local onde jogava sinuca está em baixa, ele elabora um plano que fará com que o maior confronto da história da malandragem carioca, entre Babalu e Russo, aconteça mais uma vez. Ele só não esperava que os dois jogadores estivessem com seus próprios problemas. Um marco da parceria entre Paulo Cesar Peréio e Hugo Carvana.
AS AVENTURAS AMOROSAS DE UM PADEIRO
Brasil, 1975, digital, 109’
Direção: Waldyr Onofre
Rita está desiludida com a vida de recém-casada. Estimulada pelas colegas, passa a levar uma vida mais livre e aceita uma aventura com o português Marques (Paulo César Peréio), dono de uma padaria, e, mais tarde, conhece Saul, artista de quem também se torna amante.
UM FILME 100% BRAZILEIRO
Brasil, 1985, digital, 73’
Direção: José Sette
A chegada do poeta francês Blaise Cendrars ao Brasil entre o insinuante relevo montanhoso que contorna a Baía da Guanabara, no período do Carnaval. Jóia do Cinema de Invenção brasileiro, dirigida pelo mineiro José Sette, com atuação marcante de Paulo César Peréio.
GRADE DE HORÁRIOS
2 de abril (terça-feira)
17h – O Profeta da Fome
19h – Vai Trabalhar, Vagabundo!
3 de abril (quarta-feira)
19h – Bang Bang
6 de abril (sábado)
17h – As Aventuras Amorosas de um Padeiro
7 de abril (domingo)
17h – Sagrada Família
9 de abril (terça-feira)
15h – Vai Trabalhar, Vagabundo!
17h – Bang Bang
19h – Um Filme 100% Brazileiro
10 de abril (quarta-feira)
15h – As Aventuras Amorosas de um Padeiro
17h – Sagrada Família
19h – O Profeta da Fome