Nos últimos dias da estação mais quente do ano, a Cinemateca Capitólio apresenta o ciclo Fim de Verão, com 7 sessões especiais de obras realizadas entre as décadas de 1950 e 2010.
A programação tem apoio da Cinemateca da Embaixada da França, do Institut Français, da distribuidora Versátil Filmes e dos diretores Kamal Aljafari e Lisandro Santos. O valor do ingresso é R$ 10,00.
FILMES
O Último Dia de Verão (entrada franca)
(Ostatni dzien lata)
Polônia, 1958, 66 minutos, HD
Direção: Tadeusz Konwicki
Marco do cinema experimental Polonês, o longa de estreia de Tadeusz Konwicki conta a história de dois estranhos, um homem e uma mulher, que se encontram na praia e passam o último dia de verão juntos.
Crônica de um Verão
(Chronique d’un été)
França, 1961, 85 minutos, DCP
Direção: Jean Rouch e Edgar Morin
No verão parisiense de 1960, o cineasta e etnólogo Jean Rouch e o sociólogo Edgar Morin interrogam transeuntes, estudantes, operários e alguns casais sobre as motivações de suas vidas, registrando suas dúvidas, emoções e opiniões sobre política e racismo.
Adeus, Philippine
(Adieu, Philippine)
França, 1962, 106 minutos, HD
Direção: Jacques Rozier
Michel é um jovem operador em um canal da televisão francesa, onde conhece Juliette e Liliane, duas amigas inseparáveis que sonham em ser atrizes. Belíssimo filme sobre a juventude francesa que traz o frescor típico da nouvelle vague.
A Longa Caminhada
(The Walkabout)
Austrália/Reino Unido, 1971, 100 minutos, HD
Direção: Nicolas Roeg
Uma adolescente e seu irmão pequeno vagam no interior da Austrália e precisam sobreviver em meio à natureza. No caminho, eles encontram um jovem aborígene em sua caminhada, um rito de passagem no qual os garotos adolescentes são iniciados na idade adulta viajando pelo deserto sozinho.
Tubarão
(Jaws)
Estados Unidos, 1975, 124 minutos, HD
Direção: Steven Spielberg
Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas.
Hausu
Japão, 1977, 88 minutos, HD
Direção: Nobuhiko Obayashi
Garota briga com o pai e decide passar umas férias na casa de sua tia com suas amigas, porém a casa é mal assombrada pelo fantasma da tia. Delirante, absurdo e psicodélico.
Cidade Fantasma
Brasil, 1999, 8 minutos, 35mm
Direção: Lisandro Santos
Jovem assalariado encontra garota no verão em Porto Alegre.
Um Verão Incomum (entrada franca)
(An unusual summer)
Palestina, 2020, 79 minutos, DCP
Direção: Kamal Aljafari
No verão de 2006, a câmera de vigilância instalada pelo pai do diretor na rua de sua casa, no chamado “gueto” palestino da cidade de Ramle, capta mais do que o ato de vandalismo que se buscava desvendar. Transformando em dispositivo fílmico esse arquivo ordinário, Aljafari investiga os pequenos grandes acontecimentos que constituem essa comunidade, revelando a poesia em um horizonte de pixelada aridez.
GRADE DE HORÁRIOS
14 de março (quinta-feira)
19h – A Longa Caminhada
15 de março (sexta-feira)
19h – O Último Dia de Verão
17 de março (domingo)
19h – Um Verão Incomum
19 de março (terça-feira)
19h – Adeus, Philippine
20 de março (quarta-feira)
19h – Crônica de um Verão
22 de março (sexta-feira)
19h30 – Cidade Fantasma + Hausu
31 de março (domingo)
19h – Tubarão