De 05 a 18 de outubro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Berlanga & Bardem, dedicada a Luis García Berlanga e Juan Antonio Bardem, dois grandes realizadores que começaram suas trajetórias juntos, no início da década de 1950, e revolucionaram o cinema espanhol.
Os dois fizeram parte do grupo dos “Três Bes” da cinematografia espanhola, juntamente com Luis Buñuel, pela sua atitude inovadora no período do regime Franquista no país.
A programação é uma realização da Cinemateca Capitólio e do Instituto Cervantes de Porto Alegre, com apoio do Ministerio de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación, e da Versátil Filmes.
O valor do ingresso é R$ 10,00.
LUÍS GARCIA BERLANGA
Nascido em 1921, Luís García Berlanga estudou Direito e Filosofia e Letras, embora tenha abandonado os cursos para ingressar no Instituto de Pesquisas e Experiências Cinematográficas de Madrid em 1947, onde mais tarde se tornaria professor. Lá fez amizade com Juan Antonio Bardem, com quem filmaria seu primeiro filme, Aquele Casal Feliz (1951). Em 1952, filmou Bem-vindo, Mister Marshall sozinho, com roteiro de Berlanga, Bardem e Miguel Mihura, que acabou premiado no Festival de Cannes. Em 1961, em colaboração com Rafael Azcona, filmou Plácido, uma denúncia da hipocrisia social da época, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 1963, também com Azcona, realiza O Verdugo, que ganhou o Prêmio da Crítica no Festival de Veneza. No Festival de Karlovy Vary, foi premiado como um dos dez cineastas mais relevantes no mundo.
JUAN ANTONIO BARDEM
Nascido em 1922, Juan Antonio Bardem pertence a uma longa família de artistas, na qual já existem quatro gerações de atores: filho dos atores Rafael Bardem e Matilde Muñoz, irmão de Pilar Bardem, pai de Miguel Bardem, tio de Javier e Carlos Bardem. Apesar da ligação familiar ao cinema, inicialmente interessou-se pelo curso de Engenharia, que estudou em Madrid entre 1943-1948, enquanto trabalhava no Ministério da Agricultura. Posteriormente, ingressou na primeira turma do Instituto de Pesquisas e Experiências Cinematográficas (IIEC), onde conheceu Luis García Berlanga. A partir desse momento, foi forjada uma relação de amizade e colaboração artística que daria frutos na co-direção de Aquele Casal Feliz (1951) e no roteiro de Bem-vindo, Mister Marshall (1953), ambos escritos com Miguel Mihura. Em 1953, começou a dirigir seus próprios filmes. Em Quadrinhos (1954) retrata o ambiente dos atores a partir das experiências de familiares e conhecidos. Seu cinema se caracteriza por mostrar uma visão crítica dura de sua época. Essa característica se reflete em duas obras notáveis de sua carreira, Morte de um Ciclista (1955) e Calle Mayor (1956), que lhe renderam reconhecimento internacional.
Juan Antonio Bardem faz parte do grupo dos “Três Bes” do cinema espanhol, juntamente com Berlanga e Buñuel, pela sua atitude inovadora em relação ao cinema espanhol. Também escreveu resenhas de cinema em La Hora e Index, colaborou na fundação da revista Objective (1953) e dirigiu as produções teatrais de En la red (1961) de Alfonso Sastre e La casa de Bernarda Alba (1964) de Federico García Lorca. Morreu em 30 de outubro de 2002, pouco antes de escrever um livro de memórias.
FILMES
Aquele Casal Feliz
(Esa Pareja Feliz)
Espanha, 1953, 85 minutos, digital
Direção: Luis García Berlanga e Juan Antonio Bardem
Juan se casa com Carmen e fica empolgado quando surge uma oportunidade de enriquecer.
Bem-vindo, Mr. Marshall!
(Bienvenido, Mr. Marshall!)
Espanha, 1953, 75 minutos, digital
Direção: Luis García Berlanga
No pequeno vilarejo de Villar del Rio, Espanha, chega a notícia de que estão chegando na região, para oferecer ajuda financeira, algumas autoridades americanas. Para recebê-los e impressioná-los, o prefeito decide que todos os moradores devem se “fantasiar” no estilo andaluz.
Morte de um Ciclista
(Muerte de un Ciclista)
Espanha, 1955, 88 minutos, digital
Direção: Juan Antonio Bardem
María e Juan são amantes que se envolvem no atropelamento de um ciclista. Após o evento, eles começam a ser chantageados por um intelectual que diz saber de vários segredos que comprometem os dois.
Plácido
Espanha, 1961, 85 minutos, digital
Direção: Luis García Berlanga
Em uma pequena cidade espanhola, um grupo de senhoras idosas decide celebrar a véspera de Natal com um jantar especial: cada família rica da cidade receberá uma pessoa sem-teto naquela noite.
O Carrasco
(El Verdugo)
Espanha, 1963, 90 min, digital
Direção: Luis García Berlanga
Um agente funerário casa-se com a filha de um antigo carrasco e, embora não goste, deve continuar a profissão do seu sogro após sua aposentadoria.
A Corrupção de Chris Miller
(La corrupción de Chris Miller)
Espanha, 1973, 113 min, digital
Direção: Juan Antonio Bardem
No interior da Espanha, onde Ruth mora com a sua enteada Chris numa mansão isolada, um psicopata usa uma foice para matar suas vítimas. Excelente giallo espanhol que conta com participação da estrela Jean Seberg (“Acossado”) e da cantora Marisol.
GRADE DE HORÁRIOS
05 a 18 de outubro de 2023
05 de outubro (quinta-feira)
19h30 – Bem-vindo, Mr. Marshall!
06 de outubro (sexta-feira)
19h30 – Morte de um Ciclista
07 de outubro (sábado)
19h – Plácido
08 de outubro (domingo)
19h – O Carrasco
10 de outubro (terça-feira)
19h30 – Aquele Casal Feliz
12 de outubro (quinta-feira)
15h – Bem-vindo, Mr. Marshall!
19h – A Corrupção de Chris Miller
13 de outubro (sexta-feira)
15h – O Carrasco
14 de outubro (sábado)
15h – Plácido
15 de outubro (domingo)
15h – Aquele Casal Feliz
17 de outubro (terça-feira)
15h – Morte de um Ciclista
18 de outubro (quarta-feira)
15h – A Corrupção de Chris Miller