A programação de março e abril da Cinemateca Capitólio está recheada de grandes filmes de diferentes tempos, gêneros e cinematografias.
As cópias restauradas de obras-primas produzidas em Burkina Faso, Tilai (1990), de Idrissa Ouedraogo, e Wendemi (1993), de S. Pierre Yameogo, serão apresentadas entre 28 de fevereiro e 12 de março. No mesmo período, a Capitólio celebra a obra de um dos grandes compositores da história com a exibição de Butch Cassidy (1969), faroeste de George Roy Hill embalado por uma genial trilha-sonora de Burt Bacharach.
A partir do dia 02 de março, a mostra Recordar é Viver! Histórias de Carnavais manterá acesa a folia do público da Cinemateca com uma seleção especial de filmes carnavalescos realizados entre as décadas de 1920 e 2010, como O que Foi o Carnaval de 1920, de Alberto Botelho (1920), Carnaval Atlântida, de José Carlos Burle (1952), Rio, Zona Norte (1957), de Nelson Pereira dos Santos, Quando o Carnaval Chegar, de Carlos Diegues (1972), A Lira do Delírio (1978), de Walter Lima Jr., Ladrões de Cinema (1977), de Fernando Coni Campos, Samba da Criação do Mundo (1977), de Vera de Figueiredo, O Gigante da América (1979), de Julio Bressane. A mostra destaca na sessão de abertura Orfeu do Carnaval (1959), de Marcel Camus, marco do cinema francês protagonizado pelo ator porto-alegrense Breno Mello.
Na segunda quinzena do mês, a Cinemateca Capitólio promove um grande mergulho no cinema dos anos 1930 com duas programações especiais em torno de obras-primas que completam 90 anos em 2023. Zero de Conduta (1933), obra anárquica do grande mestre francês Jean Vigo, ganha sessões especiais ao lado de O Atalante (1934), seu único longa-metragem, a partir do dia 14. Na mesma data, a Capitólio inicia o ciclo Universo Kong, um grande panorama do cinema hollywoodiano produzido entre 1930-1934, dividido em dois eixos temáticos relacionados a King Kong, obra mítica de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack: Selvageria, com filmes de horror e aventura do período , e Antes do Código, dedicado à ousadia de diversos filmes produzidos antes da imposição mais rígida da censura do Código Hays nos Estados Unidos, em 1934.
No dia 18 de março, o pesquisador Marcelo Severo participa de uma sessão comentada da primeira versão de King Kong.
1º Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema
Cinemateca Capitólio em parceria com a Fundacine RS promove o 1º Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema (EFIC). O evento tem como objetivo promover ações de formação, conexões criativas e negócios para o segmento, além de uma programação intensa com os filmes premiados nos principais eventos da região e do mundo. A 1ª edição do EFIC é uma realização da Fundação Cinema RS (Fundacine) em parceria com a Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. As atividades acontecem de 23 a 27 de março de 2023 na Cinemateca.
Durante este período, a capital gaúcha receberá curadores, programadores, diretores artísticos e gerentes dos principais festivais cinematográficos realizados no cenário ibero-americano. Além do encontro e capacitação entre os presentes, o evento irá oportunizar que os conteúdos produzidos localmente possam ser apresentados a realizadores de festivais nacionais e internacionais.
A iniciativa conta com financiamento do Pró-Cultura/Sedac-RS e tem patrocínio da CEEE Grupo Equatorial Energia. Em breve, a programação completa será divulgada nos sites e redes sociais da Fundacine e da Cinemateca Capitólio.
LISTA DE FILMES
BURKINA FASO RESTAURADA
Tilai (Idrissa Ouedraogo, 1990)
Wendemi (S. Pierre Yameogo, 1993)
BURT BACHARACH: HOMENAGEM
Butch Cassidy (George Roy Hill, 1969)
RECORDAR É VIVER! HISTÓRIAS DE CARNAVAIS
O UNIVERSO KONG
King Kong (Merian C. Cooper, Ernest B. Schoedsack, 1933, 100′)
SELVAGERIA
O Monstro (Michael Curtiz, 1932, 76′)
Os Crimes do Museu (Michael Curtiz, 1933, 77′)
Zaroff, O Caçador de Vidas (Ernest B. Schoedsack, Irving Pichel, 1932, 78′)
Lua Negra (Roy William Neill, 1934, 68′)
O Vampiro (Frank R. Strayer, 1933, 71′)
A Ilha das Almas Selvagens (Erle C. Kenton, 1932. 71′)
Congo (William J. Cowen, 1932, 86′)
O Filho de King Kong (Ernest B. Schoedsack, 1933, 70′)
A Patrulha Perdida (John Ford, 1934, 73′)
Vingança Diabólica (A. Edward Sutherland, 1933, 64′)
Monstros (Tod Browning, 1932, 60′)
Anjo e Demônio (Victor Halperin, 1933, 65′)
Treze Mulheres (George Archainbaud, 1932, 59′)
Tarzan, o Filho da Selva (W.S. Van Dyke, 1932, 100′)
ANTES DO CÓDIGO
Assim Amam as Mulheres (Dorothy Arzner, 1933, 78′)
Hollywood (George Cukor, 1932, 88′)
Idade Perigosa (William A. Wellman, 1933, 68′)
Um Triste Prazer (Edgar G. Ulmer, 1933, 70′)
O Diabo a Quatro (Leo McCarey, 1933, 69′)
Serpente de Luxo (Alfred E. Green, 1933, 75′)
Uma Loira para Três (Lowell Sherman, 1933, 66′)
A Mulher Parisiense dos Cabelos De Fogo (Jack Conway, 1932, 79′)
Três… Ainda É Bom (Mervyn LeRoy, 1932, 63′)
Possuída (Clarence Brown, 1931, 76′)
Depois do Casamento (Frank Borzage, 1931, 88′)
Madame Satã (Cecil B. DeMille, 1930, 115′)
O Médico e o Monstro (Rouben Mamoulian, 1931, 98′)
ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE FESTIVAIS DE CINEMA
(em breve)