Fomentando a cinefilia porto-alegrense desde 2011, a mostra A Vingança dos Filmes B chega a sua décima edição, celebrando mais de uma década de resistência cultural, sobrevivendo às adversidades políticas e pandêmicas, mantendo-se firme em seu propósito de servir de vitrine para produções independentes e de baixo orçamento, clássicos do cinema de gênero, assim como para filmes experimentais e transgressores.
Nesta edição a mostra contará com 43 títulos entre curtas e longas-metragens. A sessão de abertura será uma homenagem aos antigos cinemas de rua, com a exibição do estiloso e violento slasher uruguaio “Mortes na Matinê”, de Maximiliano Contenti, que tem sua trama macabra situada em uma antiga sala de cinema no centro de Montevidéu. Uma retrospectiva especial intitulada “Código Carpenter” exibirá alguns dos filmes mais representativos da carreira do cultuado diretor norte-americano John Carpenter: “Halloween – A Noite do Terror”, “Fuga de Nova York”, “O Enigma do Outro Mundo”, “Christine, O Carro Assassino”, “Eles Vivem”, e uma sessão especial da meia-noite de “Assalto à 13ª DP”. Nesta mesma retrospectiva dois clássicos de Howard Hawks que influenciaram o estilo de Carpenter, “O Monstro do Ártico” e “Onde Começa o Inferno”. O Projeto Raros Especial exibirá Mandroid, O Exterminador, uma amalucada ficção-científica dos anos 1980 com sabor de VHS, envolvendo ninjas, viagens no tempo e um homem robótico que transforma seus braços em armas de laser. A sessão Transluciferação contará com o provocativo documentário “Hail Satan?”, que aborda a luta da organização satanista The Satanic Temple pela defesa do estado laico e pela liberdade de expressão, e com “O Fim da Picada”, diabólica reinvenção da obra “Macário”, de Álvares de Azevedo pela ótica do diretor paulista Christian Saghaard. Outros dois documentários jogam luz sobre a árdua trajetória de dois cineastas independentes para produzirem seus filmes, “Pistolino e o Filme que Não Acaba Nunca”, do realizador rondonense Jair Rangel, e “A Vingança de Jairo”, sobre o pioneiro do cinema de horror colombiano Jairo Pinilla.
As velhas casas mal assombradas serão lembradas na sessão Old Dark House com os clássicos “A Mansão Macabra” e “A Casa da Noite Eterna”, de John Hough, que celebra 50 anos de sua estreia em 2023. Repetindo a parceria, o Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA) terá uma sessão com uma compilação de curtas-metragens das mais variadas partes do mundo. O deboche e anarquia cinematográfica da lendária Troma estarão presentes com clássicos obscuros de seu acervo, os insanos e sangrentos “Screamplay”, “Blades- Massacre no Country Club” e “Blood Hook”, além do lançamento da provocativa comédia gore “Eating Miss Campbell”, dirigida pelo britânico Liam Regan. A sessão Malditos Clássicos resgata a obra do mestre Jacques Tourneur com “A Noite do Demônio” e “Farsa Trágica”, além dos filmes de culto “O Expresso do Terror”, de Eugenio Martín e “O Carro, a Máquina do Diabo”. de Elliot Silverstein. A Maldita Matinê exibirá um clássico sanguinolento do cinema euro-horror dos anos 1980, “O Terror da Serra Elétrica”, do espanhol Juan Piquer Simón. A sessão Southern Gothic Session exibirá os tétricos e marcantes “A Inocente Face do Horror” e “O Reflexo do Mal”. As produções locais estarão presentes com os curtas-metragens “Noite Macabra” e “Na Rua Depois das 3”, além de “Johan & Os Imãs de Geladeira” e o longa “Dog Never Raised- Cachorro Inédito” na sessão A Mídia é o Meio. O inventivo cinema independente de baixo orçamento estará representado com o resgate de “Raiva”, uma produção shot on video de 2001 da lendária Canibal Filmes, e “O Dia da Expiação”, um longa-metragem feito com recurso zero por Cláudio Guidugli na pequena cidade gaúcha Roca Sales. E no encerramento teremos pela primeira vez no cinema em Porto Alegre “O Cemitério das Almas Perdidas”, o épico de horror dirigido por Rodrigo Aragão, um dos maiores expoentes do cinema fantástico brasileiro.
De 09 a 26 de fevereiro vocês estão convidados a participar na Cinemateca Capitólio desta maratona de celebração ao universo dos filmes B. A Vingança será implacável no inferno do verão porto-alegrense.
Curadoria: Cristian Verardi e Flávio Barbosa
Produção: Cristian Verardi. Co-produção: Flávio Barbosa.
Apoio: Cinemateca Capitólio. ALDA, Versátil Home Vídeo, Obras- Primas do Cinema, Imaculada Pub, Dirty Old Man.
SINOPSES COMPLETAS
GRADE DE HORÁRIOS
Dia 09- Quinta
19h30- Sessão de Abertura: Mortes na Matinê (Al Morir la Matinée / URU / 2020 / 88′). Dir: Maximiliano Contenti. (Entrada franca)
Dia 10 – Sexta
15h- Sessão Malditos Clássicos: A Sétima Vítima (The 7 Th Victim / EUA / 1943 / 71′). Dir: Mark Robson.
18h– Sessão Shoot or Die 1: Refém Intergaláctico (BR / 2022 / 20’). Dir: Douglas Martins + Raiva (BR / 2001/ 70′). Dir: Petter Baiestorf. (Entrada franca)
19h30- Projeto Raros: Mandroid, o Exterminador. (Eliminators / EUA / 1986 / 96′). Dir: Peter Manoogian. (Entrada franca)
Dia 11- Sábado
17h– Sessão Shoot or Die 2: Pistolino e o Filme que Não Acaba Nunca (BR / 2022 / 70’). Dir: Anderson Mendes.
18h30- Código Carpenter: Eles Vivem (They Live / EUA / 1988 / 94”). Dir: John Carpenter.
20h30- Sessão Transluciferação I: Hail Satan? (Idem / EUA / 2019 / 95′). Dir: Penny Lane. (Entrada franca)
23h59- Código Carpenter: Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13 / EUA / 1976 / 91′).
Dia 12 – Domingo
17h- Troma Connection: Blades – Massacre no Country Club (Blades / EUA / 1989 / 101′) Dir: Thomas R. Rondinella.
19h – Código Carpenter: Noite Macabra (BR / 2020 / 20’). Dir: Felipe Iesbick + Fuga de Nova York (Escape From New York / EUA / 1981 / 99’). Dir: John Carpenter.
Dia 14- Terça
17h- Código Carpenter: Onde Começa o Inferno (Rio Bravo / EUA / 1959 / 141′). Dir: Howard Hawks.
19h30- Sessão O Meio é a Mensagem: Johan & Os Imãs de Geladeira (BR / 2022 / 24’). Dir: Giordano Gio + Dog Never Raised- Cachorro Inédito (BR / 2022 / 71’). Dir: Bruno de Oliveira.
Dia 15 – Quarta
17h- Sessão Malditos Clássicos: O Expresso do Horror (Horror Express / ESP / UK / 1972 / 91′). Dir: Eugenio Martin.
19h30- Troma Connection: Screamplay (Idem / EUA / 1984 / 92’). Dir: Rufus Butler Seder.
Dia 16 – Quinta
17h- Sessão Old Dark House I: A Mansão Macabra (Burnt Offerings / EUA / 1976 / 116′). Dir: Dan Curtis.
19h30- Sessão Old Dark House II: A Casa da Noite Eterna ( The Legend of Hell House / UK / 1974 / 95′). Dir: John Hough. (Sessão Especial de 50 anos).
Dia 17 – Sexta
17h- Sessão Malditos Clássicos: O Carro, a Máquina do Diabo (The Car / EUA / 1977 / 96’). Dir: Elliot Silverstein.
19h30- Código Carpenter: Christine, O Carro Assassino (Christine / EUA / 1983 / 110’). Dir: John Carpenter.
22- Quarta
15h- Sessão Malditos Clássicos: Farsa Trágica (The Comedy of Terrors / EUA / 1963 / 84’). Dir: Jacques Tourneur.
17h- Southern Gothic Session I: A Inocente Face do Horror (The Other / EUA / 1972 / 108’). Dir: Robert Mulligan.
19h30- Southern Gothic Session II: O Reflexo do Mal (The Reflecting Skin / UK / CAN / 1990 / 96’). Dir: Philip Ridley.
23- Quinta
15h- Sessão Malditos Clássicos: A Noite do Demônio (Night of the Demon / UK / EUA / 1958 / 95’). Dir: Jacques Tourneur.
17h- Hail Satan? (Idem / EUA / 2019 / 95′). Dir: Penny Lane. (Entrada franca)
19h30- Sessão Transluciferação II: Demônios (BR / 2003 / 25’) + O Fim da Picada (BR / 2005 / 80’). Dir: Christian Saghaard. (Entrada franca)
24- Sexta
15h- Código Carpenter: O Monstro do Ártico (The Thing From Another World / EUA /1951 / 87’). Dir: Christian Nyby e Howard Hawks.
17h- Troma Connection: Blood Hook (Idem / EUA / 1986 / 92′). Dir: Jim Mallon (Entrada franca)
19h30- Código Carpenter: Halloween – A Noite do Terror (Halloween / EUA / 1978 / 91′). Dir: John Carpenter.
25- Sábado
15h- Sessão Shoot or Die 3: Na Rua Depois das 3 (BR / 2022 / 9’). Dir: Daniel Rodrigues + O Dia da Expiação (BR / 2022 / 60’). Dir: Cláudio Guidugli. (Entrada franca)
17h- Maldita Matinê: O Terror da Serra Elétrica (Mil Gritos Tiene La Noche / ESP / 1982 / 85’). Dir: Juan Piquer Simón.
19h- Troma Connection: Eating Miss Campbell (Idem / UK / 2022 /84’). Dir: Liam Regan. (Entrada franca)
21h- Código Carpenter: O Enigma do Outro Mundo (The Thing / EUA / 1982 / 109’). Dir: John Carpenter.
26 -Domingo
15h- Sessão A Vingança do FECEA: Mileage + Retrato + A Hallowed Eve + Same Night Different Blue + On The Shepherd’s Warning + Good Night Mr. Ted. (Total: 75′).
17h- Sessão Shoot or Die 4: A Vingança de Jairo (La Venganza de Jairo / COL / 2019 / 82′). (Entrada franca)
19h- Sessão de Encerramento: O Cemitério das Almas Perdidas (BR / 2020 / 90’). Dir: Rodrigo Aragão. (Entrada franca)