Cine Esquema Novo em Acervo ocorre de 17 a 23 de novembro na Cinemateca Capitólio e Galeria Sotero Cosme
Em parceria com Cinemateca Capitólio – Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Museu de Arte Contemporânea do RS – Governo do Estado do RS, mostra apresenta recorte de 32 obras de 50 artistas que foram exibidas em 14 edições do festival, além de 9 obras que integram o acervo do MACRS
Um resgate da memória de 19 anos de história. A partir de 17 de novembro, o público poderá conferir a mostra Cine Esquema Novo em Acervo, uma edição especial promovida pelo Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira (CEN) apresentando, através de parte do Acervo do festival, um recorte temporal de 32 obras exibidas ao longo das 14 edições do evento, conhecido por estabelecer o diálogo entre cinema e artes visuais, somadas a criações de 9 artistas que integram o acervo do Museu de Arte Contemporânea do RS, em parceria inédita entre os dois acervos.
Com realização do CEN, da Cinemateca Capitólio – Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do MACRS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul a mostra, que contará com sessões no Capitólio e exposição na Galeria Sotero Cosme, é uma atividade que antecede a 15ª edição do festival, que ocorrerá em 2023.
O recorte temporal, com curadoria de Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo, sócios do CEN, tem início em 2003, ano da primeira edição do projeto, quando o festival “buscava ser janela de exibição para obras inovadoras, ousadas, disruptivas, e que tinham no suporte digital a ferramenta ideal para a experimentação – ainda que a mesma ocorresse também em película, principalmente super 8 e 16mm”, revela Jaqueline, diretora do Cine Esquema Novo.
Ao longo dos anos, e como decorrência natural deste foco curatorial, o festival assumiu um perfil de hibridismo entre cinema e artes visuais, expandindo os espaços e formas de exibição: “passamos das sala de cinema, para as galerias, ruas, internet, um barco em movimento, monumentos públicos, prédios; buscando sempre a reflexão sobre o que vemos. Somadas à experimentação visual, de formato, ou de narrativa, as questões sociais e políticas da nossa sociedade voltaram a ser, cada vez mais, catalisadoras de grande parte dessa produção audiovisual – o que, na arte, potencializa a força da reflexão sobre os tempos vividos”, afirmam os curadores.
Pensando na preservação do audiovisual e na reflexão sobre estas obras de diversas estéticas, temáticas, conceitos e espaços, o festival criou o Acervo CEN com o intuito de instigar artistas e público a repensarem suas próprias experiências através do audiovisual. Este acervo vem a público pela primeira vez nesta mostra em que é possível assistir uma pequena parte das obras que o constituem. Entre os artistas integrantes do acervo e cujos trabalhos serão exibidos, estão nomes que circulam com seus filmes em festivais e salas de cinema, como Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, Anita Rocha da Silveira, Felipe Bragança e Marina Meliande, Fabio Rodrigo, e artistas cujas obras encontramos em bienais, galerias, ou ainda que transitam entre espaços, como Carlos Nader, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Jonathas de Andrade, Romy Pocztaruk, Welket Bungué.
A mostra abre diálogo com o acervo de videoarte do MACRS, que conta com a curadoria de Roger Lerina para esta seleção. A proposta para a realização na Galeria Sotero Cosme foi a de exibir obras do acervo do museu que se relacionassem diretamente com as do festival, integrantes da programação. “O acervo de obras audiovisuais do MACRS é um precioso apanhado de experimentações em diversos formatos criadas por artistas brasileiros desde a década de 1970. A parceria proposta pelo CEN proporciona um rico cotejamento de estéticas, poéticas e ideias entre criadores que exploram as potências da visualidade”, explica o curador.
Dentre as 41 obras exibidas, 13 estarão expostas na Galeria Sotero Cosme. O restante contará com exibições na Cinemateca Capitólio de 18 a 20 de novembro com entrada franca. No sábado, 19 de novembro, às 19h, o Capitólio recebe uma conversa sobre acervos audiovisuais com a presença de Marcus Mello (Cinemateca Capitólio), Adriana Boff (MACRS) e Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo (Cine Esquema Novo).
Todas as atividades contam com entrada franca.
O Cine Esquema Novo em Acervo é uma realização do Cine Esquema Novo, Cinemateca Capitólio – Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Museu de Arte Contemporânea do RS – Governo do Estado do RS, com apoio do Goethe-Institut Porto Alegre e Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS.
Informações sobre a programação, acesse www.cineesquemanovo.org | https://www.instagram.com/cine_esquema_novo/ | http://www.capitolio.org.br/ | https://www.instagram.com/cinematecacapitolio/ | https://www.instagram.com/contemporanears/ | https://www.instagram.com/acontecenaculturars/
Cine Esquema Novo em Acervo
Abertura:
Quinta, 17 de novembro de 2022, 18h
Visitação: De 18 a 23 de novembro, das 10h às 18h
Galeria Sotero Cosme, 6º andar, MACRS, Casa de Cultura Mario Quintana. (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
Entrada gratuita
Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico)
De 18 a 20 de novembro (de sexta à domingo)
Entrada gratuita
Debate:
19/11 às 19h seguido de sessão às 20h – Cinemateca Capitólio
Conversa sobre acervos audiovisuais com Marcos Mello (Cinemateca Capitólio), Adriana Boff (MACRS) e Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo (Cine Esquema Novo)
ARTISTAS – Acervo Cine Esquema Novo
Felipe Bragança e Marina Meliande / Camila Leichter, Mauro Bomfim Espíndola e Ali Khodr / Leonardo Mouramateus / Karen Akerman e Karen Black / Pablo Lobato / Daniel Caetano, André Sampaio, Guilherme Sarmiento, Samantha Ribeiro e Cynthia Sims / Welket Bungué / Fabio Rodrigo / Melissa Dullius & Gustavo Jahn / Roney Freitas & Isael Maxakali / Guto Parente e Pedro Diógenes / Jonathas de Andrade / Íris Alves Lacerda / Ricardo Alves Júnior / Yuri Firmeza / Diego Paulino / Filipe Matzembacher e Márcio Reolon / Anita Rocha da Silveira / Dirnei Prates / Leonardo Sette / Marcelo Pedroso / Carlos Nader / Lia Leticia / Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira / Marcela Ilha Bordin / Cristiano Lenhardt / Tavinho Teixeira / Mariah Teixeira / Clarissa Campolina / Guerreiro do Divino Amor / Bárbara Wagner e Benjamin de Burca / Juliana Rojas e Marco Dutra / Romy Pocztaruk
ARTISTAS – Acervo MACRS
Rebeca Stumm / Manuela Eichner / Elaine Tedesco / Rafael Berlezi / James Zortea Gomes / Luiz Roque / Regina Silveira / Denise Gadelha / Eliane Chiron
PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO
DIA 18/11- SEXTA-FEIRA
PROGRAMA 1 / 16h (130 minutos)
Sentinela – Cristiano Lenhardt (5 minutos)
O vampiro do meio-dia – Anita Rocha da Silveira (19 minutos)
A Alegria – Felipe Bragança e Marina Meliande (106 minutos)
PROGRAMA 2 / 18h30 (82 minutos)
Inferninho – Guto Parente e Pedro Diógenes (82 minutos)
PROGRAMA 3 / 20h (77 minutos)
Solon – Clarissa Campolina (16 minutos)
Per Capita – Lia Leticia (15 minutos)
Antes do Azul – Romy Pocztaruk (14 minutos)
Um Ramo – Juliana Rojas e Marco Dutra (15 minutos)
Princesa Morta do Jacuí – Marcela Ilha Bordin (17 minutos)
DIA 19/11- SÁBADO
PROGRAMA 4 / 15h (106 minutos)
Acossada – Karen Akerman e Karen Black (7 minutos)
Éternau – Melissa Dullius & Gustavo Jahn (21 minutos)
Conceição – Autor Bom é Autor Morto – Daniel Caetano, André Sampaio, Guilherme Sarmiento, Samantha Ribeiro e Cynthia Sims (78 minutos)
PROGRAMA 5 / 17h (111 minutos)
A Chuva Acalanta a Dor – Leonardo Mouramateus (28 minutos)
Pan-Cinema Permanente – Carlos Nader (83 minutos)
DEBATE / 19h
Conversa sobre acervos audiovisuais com Marcus Mello (Cinemateca Capitólio), Adriana Boff (MACRS) e Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo (Cine Esquema Novo)
PROGRAMA 6 / 20h (76 minutos)
Cerrar a Porta – Pablo Lobato (5 minutos)
Pacific – Marcelo Pedroso (71 minutos)
DIA 20/11- DOMINGO
PROGRAMA 7 / 15h (130 minutos)
Nada É – Yuri Firmeza (32 minutos)
Jogos Dirigidos – Jonathas de Andrade (57 minutos)
Grin – Roney Freitas & Isael Maxakali (41 minutos)
PROGRAMA 8 / 17:15h (96 minutos)
Corre Quem Pode, Dança Quem Aguenta – Welket Bungué (8 minutos)
A Casa – Camila Leichter (realizadora); Mauro Bomfim Espíndola e Ali Khodr (co-realizadores) (13 minutos)
Majur – Íris Alves Lacerda (20 minutos)
Material Bruto – Ricardo Alves Júnior (18 minutos)
Entre nós e o Mundo – Fabio Rodrigo (17 minutos)
Perifericu – Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira (20 minutos)
PROGRAMA 9 / 19h (135 minutos)
Swinguerra – Bárbara Wagner / Benjamin de Burca (23 minutos)
O Último Dia Antes de Zanzibar – Filipe Matzembacher e Márcio Reolon (22 minutos)
Sol Alegria – Tavinho Teixeira, Mariah Teixeira (90 minutos)
PROGRAMAÇÃO GALERIA SOTERO COSME – MACRS – 17 a 23/11
Obras Acervo CEN
Negrum3 – Diego Paulino
Ocaso – Dirnei Prates
Ocidente – Leonardo Sette
Supercomplexo Metropolitano Expandido – Guerreiro do Divino Amor
Obras Acervo MACRS
Trilhos – Rebeca Stumm
When the Desert Comes – Manuela Eichner
Cadê Você? – Elaine Tedesco
Bruma # – Rafael Berlezi
Especulativo-Móvel – James Zortea Gomes
The Triumph – Luiz Roque
Uma Trama Azul – Regina Silveira
Work in Progress – Denise Gadelha
La Mer e High Noon – de Eliane Chiron
FICHA TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO
Curadores Cine Esquema Novo em Acervo: Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo
Curadoria das obras acervo MACRS: Roger Lerina
Realização: Cine Esquema Novo, Cinemateca Capitólio – Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Museu de Arte Contemporânea do RS – Governo do Estado do RS
Apoio: Goethe-Institut Porto Alegre, Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS
Produção Executiva: Adauany Zimovski e Jaqueline Beltrame
Design Gráfico: Adauany Zimovski
Comunicação: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor
Montagem: Felipe Quevedo