Instalação artística em formato de cristaleira reproduz a rotina de moradores de um condomínio durante a pandemia encerra temporada na segunda quinzena de outubro.
Após cumprir temporadas na Casa de Cultura Mário Quintana, no Multipalco Eva Sopher, no Festival Palco Giratório SESC 2021 e Itaú Cultural em São Paulo, o Edifício Cristal volta para curta temporada na Cinemateca Capitólio. As visitações são gratuitas, sempre de terças a domingos, das 14h às 19h.
A Cia. Incomode-Te buscou um caminho próprio repleto de criatividade para reproduzir a vida e suas emoções, em pouco espaço, durante a crise sanitária do novo coronavírus. Assim nasceu Edifício Cristal, uma cristaleira cenográfica que abriga diversos espetáculos curtos. Em vez de louças e pratarias, miniaturas ilustram visualmente dez apartamentos acompanhados de histórias fictícias sobre personagens vivendo em quarentena. Cada apartamento foi concebido a partir do lixo reciclado dos integrantes da Cia.
É um verdadeiro espelho do nosso cotidiano, exatamente como um condomínio. Cada apartamento tem um número e, para escutar o que se passa lá dentro, basta apenas colocar os fones de ouvido, escolher a unidade, apertar um botão e acompanhar a locução que acontece paralelamente a automação e iluminação para o apartamento escolhido, nas vozes dos artistas Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella, Letícia Vieira e Nelson Diniz.
Outra curiosidade é que cada integrante da equipe trabalhou sozinho, em isolamento social, comunicando-se somente em reuniões por vídeo chamadas. Mesmo sendo composta por adereços, todos de material reciclado, em formato reduzido, a produção tem todos os elementos de uma montagem teatral. A trilha sonora original é assinada por Angelo Primon. Juan Quintáns está à frente da engenharia de som. Todo o projeto luminotécnico e a automação é de Ricardo Vivian e a cenotécnica, de Matheus Grimm.
Uma experiência visual, sonora e aberta à imaginação do público. A partir da narração do elenco, da trilha sonora, da iluminação e da cenografia criada para cada ambiente, o espectador será convidado a embarcar em uma viagem na qual terá o desafio delinear os protagonistas na sua própria mente: um síndico transtornado, o último inquilino do imóvel que está para alugar, a filha que precisou isolar-se para cuidar da mãe, a senhora que não consegue parar em casa, o casal que adotou duas crianças, um escritor famoso enfrentando a solidão em um moderno duplex, entre outros.
FICHA TÉCNICA
Idealização: Liane Venturella; Concepção de interiores: Liane Venturella e Nelson Diniz; Textos: Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella e Nelson Diniz; Locuções: Carlos Ramiro Fensterseifer, Letícia Vieira, Liane Venturella e Nelson Diniz; Cenotécnica: Matheus Grimm; Projeto Luminotécnico e Automação: Ricardo Vivian; Trilha Sonora: AngeloPrimon; Desenho de Som: Juan Quintáns; Produção artística: Letícia Vieira; Assessoria de Imprensa: Leo Sant´Anna; Identidade Visual: Ricardo Petry; Produção: Primeira Fila Produções; Realização: Cia. Incomode-Te.
SERVIÇO
QUANDO: De 08/09 a 14/10, de terças a domingos, das 15h às 19h
ONDE: Cinemateca Capitólio – R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre
QUANTO: gratuito