Na sexta-feira, 12 de novembro, às 19h30, o Projeto Raros apresenta a sessão de Combat Shock, cultuado filme de Buddy Giovinazzo que narra o traumático retorno a casa de um combatente da Guerra do Vietnã. Com apoio da lendária produtora Troma, a sessão tem apresentação de Carlos Thomaz Albornoz e Flávio Castro Barbosa. Entrada franca.
“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Prefeitura de Porto Alegre com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no CineSesc de São Paulo. Em 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio passa a receber provisoriamente o Projeto Raros.
PROJETO RAROS
Combat Shock
Dirigido por Buddy Giovinazzo
Estrelado por Rick Giovinazzo, Veronica Stork, Mitch MaglioA sessão será apresentada por Carlos Thomaz Albornoz e Flávio Castro
O escritor/diretor/produtor Buddy Giovinazzo fez sua estreia indelével com esta saga niilista da busca desesperada de um veterano do Vietnã para salvar sua família dos horrores da pobreza e da miséria urbana. Culminando em um dos clímax mais brutais já cometidos com celuloide, esta obra-prima implacável permanece tão controversa e relevante como era no auge da América de Reagan. Produzido por Troma Team – Lloyd Kaufman & Michael Herz.