No domingo, 1º de março, às 18h30, o Cineclube Academia das Musas e a Cinemateca Capitólio promovem uma sessão comentada de Retrato de uma Jovem em Chamas, da diretora francesa Céline Sciamma. Participam do debate após a exibição integrantes do cineclube e os diretores porto-alegrenses Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, que participaram como jurados do Festival de Cannes em 2019 e consagraram o filme de Sciamma com a Palma Queer, um dos prêmios cinematográficos mais importantes dedicados a filmes LGBT.
100 ingressos antecipados para a sessão comentada de Retrato de uma Jovem em Chamas serão vendidos a partir da quinta-feira, 27 de fevereiro, nos horários de funcionamento de bilheteria da Cinemateca (13h30-14h, 15h30/16h, 17h/17h30, 19h30/20h).
O restante (64 ingressos) será vendido no dia da sessão a partir das 17h30.
O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS
(Portrait de la jeune fille en feu)
França, 2019, 122′, DCP
Direção: Céline Sciamma
Classificação: 14 anos
Na França do século XVIII, Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.