CINEMA EXPERIMENTAL DE RAYMOND CHAUVIN NO DIA MUNDIAL DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL
No domingo, 27 de outubro, às 16h, a Cinemateca Capitólio Petrobras celebra o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual com sessão gratuita Cinéma de Salon: O Cinema Experimental de Raymond Chauvin, com 9 pequenos filmes realizados por um dos nomes mais marcantes da produção em Super-8 do Brasil. A sessão tem entrada franca.
A sessão marca a homenagem da Cinemateca Capitólio Petrobras ao trabalho realizado por Carlinda Fischer Mattos e pela equipe do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa para a preservação do cinema realizado no Rio Grande do Sul.
O programa apresentado na Cinemateca Capitólio Petrobras foi um dos destaques da programação da 1ª Mostra Cine Brasil Experimental, realizada em São Paulo, em setembro deste ano. A sessão conta com o apoio do Festival Curta 8, de Curitiba, da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual), da pesquisadora e curadora Lila Foster e da preservadora Carlinda Maria Fischer Mattos, profissional responsável pelo acervo fílmico do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa.
CINÉMA DE SALON:
O CINEMA EXPERIMENTAL DE RAYMOND CHAUVIN
Apresentação adaptada do texto publicado no catálogo da 1ª Mostra Cine Brasil Experimental
A seleção “Cinema de Salon: O Cinema Experimental de Raymond Chauvin” foi apresentada inicialmente no Festival Curta 8 em 2012, com curadoria de Lila Foster. Raymond Chauvin foi um personagem marcante na cena Super-8 de Porto Alegre. Nascido na França, chegou ao Brasil aos 18 anos e se fixou na capital gaúcha, onde trabalhou como professor de francês. Entre autorretratos, filmes pintados e riscados direto na película, quase sempre sem edição, pensando a montagem no próprio ato de filmar, teria feito cerca de 400 filmes – uma parcela está sob a guarda do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, em Porto Alegre. “Cinéma de Salon” era o nome que Chauvin dava às pequenas sessões para convidados que, muitas vezes, saíam das projeções com os filmes que distribuía como presente.
FILMES
(exibição digital)
Café Jornal (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3′)
Anti-cinema (?) (Auto retrato n. 4) (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’)
Iconoclasta (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’)
Decadentismo (Amador n. 5) Um Manifesto (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’)
Metamorfose (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’)
Metamorfose 2 (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’)
Decadente n. 4 (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’)
Improviso n. 2 (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’)
Non-figuratif (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’)