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A Vingança dos Filmes B – Parte VIII: Sinopses
14 de janeiro de 2019

 

O ESTRANHO CINEMA DE GUTO PARENTE

O CLUBE DOS CANIBAIS (Brasil, 2018, 81’, DCP)

De Guto Parente. Com: Tavinho Teixeira, Ana Luiza Rios, Pedro Domingues

Otavio e Gilda são da elite brasileira e membros do The Cannibal Club. Os dois têm como hábito, comer seus funcionários. Quando Gilda acidentalmente descobre um segredo de Borges, um poderoso congressista e líder do clube, ela acaba colocando sua vida e a de seu marido em perigo.

 

INFERNINHO (Brasil, 2018, 82’, DCP)

De Guto Parente e Pedro Diógenes. Com: Yuri Yamamoto, Demick Lopes, Samya De Lavor

Deusimar, a dona do Inferninho, um bar que é mais um refúgio, quer ir embora para um lugar distante. Jarbas, um marinheiro que acaba de chegar, quer ficar. Um amor começa a nascer entre os dois capaz de mudar tudo, desde suas vidas, ao bar e as pessoas em volta deles.

 

DOCE AMIANTO (Brasil, 2013, 70’, DCP)

De Guto Parente e Uirá dos Reis. Com: Deynne Augusto, Uirá dos Reis, Dario Oliveira

Depois de ser abandonada pelo homem que ama, Amianto (Deynne Augusto) isola-se em um mundo de fantasia e delírios. Sua única amiga é Blanche (Uirá dos Reis), uma garota morta que a protege do além. Misturando ingenuidade e melancolia, Amianto tenta se reconectar com o mundo real.

 

A MISTERIOSA MORTE DE PÉROLA (Brasil, 2013, 72’, DCP)

De Guto Parente e Ticiana Augusto Lima. Com: Ticiana Augusto Lima, Guto Parente

Pérola se muda para uma pequena cidade na França, para estudar em uma escola de arte. Longe de casa e do namorado, vivendo sozinha em um antigo e sombrio apartamento, a jovem vai sendo tomada pelo medo e pela nostalgia e começa a confundir o que é realidade e o que é fantasia. Quando a jovem morre em condições misteriosas, seu namorado vai buscar pela alma de Pérola.

 

O ESTRANHO CASO DE EZEQUIEL (Brasil, 2016, 71’, DCP)

De Guto Parente. Com: Irene Bandeira, Caio Dias, Armando Praça

Ezequiel vive completamente solitário após a morte de sua mulher e sua situação vai rapidamente de mal a pior. Em sua resignação e seu silêncio, no entanto, Ezequiel presenciará um evento que transformará a sua vida para sempre.

 

LUCIO FULCI, O POETA DA CRUELDADE

 

A CASA DO CEMITÉRIO (Quella villa accanto al cimitero, Itália, 1981, 86’, digital)
De Lucio Fulci. Com Catriona MacColl, Paola Malco, Ania Pieroni.

Norman Boyle muda-se com a família para uma velha mansão ao lado de um cemitério. E violentas mortes começam a acontecer. A família começa a suspeitar que uma força maléfica esconde-se no porão da casa. Com uma atmosfera de pesadelo “A Casa do Cemitério” reforçou a fama de Fulci como o “Padrinho do Gore”.

 

PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS (Paura nella città dei morti viventi, Itália, 1981, 93’, digital)
De Lucio Fulci. Com Christopher George, Catriona MacColl e Carlo De Mejo.

Na misteriosa cidade de Dunwich um padre comete suicídio num antigo cemitério desencadeando uma profecia que culminará com a abertura dos portais do inferno. No mesmo instante em Nova York, durante uma sessão mediunica, a jovem sensitiva Mary (Catriona MacColl) tem um colapso após ter visões de um futuro apocalíptico, onde os mortos retornam das regiões infernais para subjugar a terra. Auxiliada por Peter (Christopher George), um jornalista obstinado, eles viajam para Dunwich na tentativa de evitar que a profecia se concretize. Primeiro filme da Trilogia do Medo, seguido por Terror nas Trevas e A Casa do Cemitério.

 

TERROR NAS TREVAS (…E tu vivrai nel terrore! L’aldilà,  Itália, 1981, 88’, HD)

De Lucio Fulci. Com Catriona MacColl, David Warbeck e Cinzia Monreale.

Mulher herda um antigo hotel, e enquanto reforma o prédio abre acidentalmente uma das sete portas para o inferno, permitindo assim que os mortos voltem para Terra.  Tour de force do cinema praticado por Fulci, onde o corpóreo e o metafísico se unem gerando uma verdadeira carnificina, numa trama embalada por uma lógica onírica. Uma das obras primas do brutal cinema de horror italiano dos anos 80..

 

OS QUATRO DO APOCALIPSE (I quattro dell’apocalisse, Itália,1975. 104’, digital)

De Lucio Fulci. Com: Fabio Testi, Tomas Milian, Lynne Frederick

Presos na cadeia de uma cidade do Velho Oeste, um jogador, uma prostituta grávida, um ex-escravo que vê fantasmas, e um bêbado, sobrevivem a um massacre, mas na fuga entram em conflito com um sádico fora da lei. Considerado uma espécie de Easy Rider a cavalo, neste filme Fulci lança um olhar atípico sobre o velho oeste, gerando uma aventura amarga e existencialista.

 

O SEGREDO DO BOSQUE DOS SONHOS (Non si Sevizia um Paperino, Itália, 1972, 98’, digital)

De Lucio Fulci. Com Florinda Bolkan, Barbara Bouche e Tomas Milian.

Um vilarejo italiano fica à beira da histeria quando um maníaco inicia uma série de assassinatos de crianças. Instaura-se um estado de paranoia generalizada em que todos são suspeitos. As mortes continuam à medida que a polícia demonstra incompetência na solução do caso, e o medo gera uma nova onda de violência, atingindo vidas inocentes. Um dos filmes preferidos de Fulci.

 

PREMONIÇÃO (Sette Note in Nero, Itália, 1977, 96’, digital)

De Lucio Fulci. Com Jennifer O’Neill, Gabriele Ferzetti, Marc Porel.

Mulher acometida por estranhas visões encontra um esqueleto atrás da parede de sua sala. Perturbada, ela decide investigar o que aconteceu. Ao desencavar os fatos sua vida se transforma em um pesadelo.

 

UMA LAGARTIXA NUM CORPO DE MULHER

(Una Lucertola con la Pelle di Donna, Itália, 1971, 103’, digital)

De Lucio Fulci. Com Florinda Bolkan, Stanley Baker e Jean Sorel.

Mulher é acusada de ter matado sua vizinha, após ter sonhado com o assassinato. Giallo psicodélico e onírico do mestre Lucio Fulci com uma grande atuação da brasileira Florinda Bolkan.

 

O ESTRIPADOR DE NOVA YORK (Lo Squartatore di New York, Itália, 1982, 93’, HD)

De Lucio Fulci. Com Jack Hedley, Almanta Suska, Howard Ross.

Nova York, um detetive e um psicanalista caçam um brutal serial killer de mulheres. A marca registrada do psicopata são suas ligações para a polícia onde narra seus crimes imitando a voz de Pato Donald.  Devido a sua extrema violência “O Estripador de Nova York” é considerado um dos filmes mais polêmicos de Fulci.

 

ZUMBI 2 – A VOLTA DOS MORTOS (Zombi 2, Itália, 1979, 91’, HD) – ESPECIAL 40 ANOS-

De Lucio Fulci. Com Tisa Farrow, Ian McCulloch, Richard Johnson.

Jovem decide ir até a ilha caribenha de Matul para procurar o pai, um cientista desaparecido. Ao chegar lá descobre que o local está infestado por zumbis famintos por carne humana. Repleto de cenas antológicas, como o insólito duelo entre um zumbi e um tubarão, o filme tornou-se um ícone do gênero e consolidou o nome de Fulci como um dos mestres do cinema de horror.  Tornado filme de culto, sempre lembrado pelo incrível trabalho de maquiagem do especialista em efeitos Giannetto de Rossi, a obra completa 40 anos em 2019.

 

PROJETO RAROS: SINGAPORE SLING

(Singapore sling: O anthropos pou agapise ena ptoma, Grécia, 1990, 110′, HD)

De Nikos Nikolaidis. Com: Meredyth Herold, Panos Thanassoulis, Michele Valley

Um detetive alcoólatra procura por seu amor desaparecido, supostamente morto, e acaba aprisionado por duas mulheres psicóticas, que o submetem a inúmeras torturas e depravações. Controversa homenagem ao cinema noir através de uma releitura radical de suas tramas e estética, amparado especialmente em “Laura”, de Otto Preminger. Em “Singapore Sling” sexo, loucura e morte servem de combustível para uma intensa experiência de cinema extremo. Após a sessão debate com Luciana Tubello Caldas, Mestra em Educação pela UFRGS, integrante do Cineclube Academia das Musas e idealizadora do projeto Cinema Popular.

 

SESSÃO ADEUS AOS MESTRES I: NICOLAS ROEG  (1928-2018)

INVERNO DE SANGUE EM VENEZA (Don’t Look Now, Reino Unido, 1973, 110’, HD)

De Nicolas Roeg. Com: Julie Christie, Donald Sutherland, Hilary Mason

Um casal de luto pela recente morte de sua filha pequena está em Veneza quando eles encontram duas irmãs mais velhas, uma das quais é sensitiva e lhes traz um aviso do além. Terceiro longa metragem de Nicolas Roeg, baseado no conto Not After the Midnight, de Daphne Du Marier, “Inverno de Sangue em Veneza” é um dos filmes mais tétricos dos anos 1970, uma soturna incursão no luto de uma família, e nos horrores improváveis gerados pelo destino.

 

SESSÃO ADEUS AOS MESTRES II: RINGO LAM (1955-2018)

PERIGO EXTREMO (Lung foo fung wan aka City on Fire, Hong Kong, 1987, 105′, digital)

De Ringo Lam. Com: Chow Yun Fat, Yueh Sun, Danny Lee

Um policial disfarçado (Chow Yun Fat) se infiltra em uma gangue de ladrões que planejam roubar uma joalheria. O conflito entre o dever e a lealdade ao novo grupo acabam interferindo em seu trabalho. Considerado um clássico do cinema policial made in Hong Kong, “Perigo Extremo” revelou Ringo Lam para o ocidente e influenciou “Cães de Aluguel”, de Quentin Tarantino.

Após a sessão debate com Bianca Zasso, editora do site Formiga Elétrica e crítica de cinema integrante da Accirs e do Coletivo Elviras.

 

 

SESSÃO MALDITA MEIA NOITE: O DIA DA BESTA (El Dia de La Bestia, Espanha, 1995, 103’, HD)

De Alex de La Iglesia. Com: Álex Angulo, Armando De Razza, Santiago Segura

Um padre descobre o dia e a hora em que o Anticristo irá nascer, e com a ajuda de um metaleiro e um falso vidente tentará impedir o Apocalipse. Insana comédia de horror espanhola, repleta de violência, blasfêmias e senso de humor bizarro. Segundo filme dirigido por Alex de La Iglesia um dos mais prolíficos cineastas espanhois da atualidade, O Dia da Besta se tornou um filme de culto do cinema espanhol dos anos 90.

 

POR ORDEM DA COSA NOSTRA (La Mala Ordina, Itália, 1972, 96’, digital)

De Fernando Di Leo. Com Mario Adorf, Henry Silva, Woody Strode.

Quando um carregamento de heroína desaparece entre a Itália e Nova York, um cafetão de Milão é acusado do roubo. Dois assassinos profissionais são enviados em seu encalço. Clássico do cinema policial italiano dos anos 70, dirigido por Fernando Di Leo, um dos grandes especialistas do gênero.

 

A MÁFIA NUNCA PERDOA (Across 110th Street, EUA, 1972, 101’, digital)

De Barry Shear. Com Anthony Quinn, Yaphet Kotto, Anthony Franciosa.

Dois policiais de Nova York perseguem bandidos amadores que tentam roubar a máfia e com isso geram uma guerra de gangues. Inquietante trama policial que aborda a tensão racial da América setentista, com um embate entre dois grandes atores, Anthony Quinn e Yaphet Kotto. A trama é embalada pelo sensacional tema musical de Bobby Womack.

 

PRÍNCIPE DAS SOMBRAS (Prince of Darkness, EUA, 1987, 102’, HD)

De John Carpenter. Com: Donald Pleasence, Lisa Blount, Jameson Parker, Alice Cooper

O Padre Loomis (Donald Pleasence) é chamado até uma antiga igreja para iniciar as investigações a respeito de um misterioso líquido verde encontrado em seu subterrâneo, e que durante séculos foi protegido por uma seita secreta chamada “Irmandade do Sono”. Para analisar a substância o padre reúne uma equipe de cientistas, mas eles estarão lidando com forças além de sua compreensão.

 

ESPECIAL MEMÓRIAS DA BOCA DO LIXO: AMIGOS FILMAM  AMIGOS (Brasil, 2018, 75’)

De Diomédio Piskator, Gabriel Carneiro, Alê Rodrigues e Ricardo Alexandre Corsetti.

Profissionais indissociáveis da indústria de cinema da Rua do Triunfo, os cineastas José Miziara e Tony Ciambra, o diretor de fotografia Virgílio Roveda, e os atores Satã e José Lopes, o Índio, narram suas trajetórias e evocam lembranças da época de ouro do cinema paulista produzido na região mais conhecida como a Boca do Lixo.

 

 

MADRUGADA MALDITA:

A HISTÓRIA DE RICKY (Lik Wong aka Riki Oh: The Story of Ricky, Japão, 1991, 91′)

De Ngai Choi Lam.Com: Siu-Wong Fan, Mei Sheng Fan, Yukari Ôshima.

Após assassinar uma gangue de traficantes, o jovem Ricky é enviado para uma penitenciária dominada pela brutalidade. Para sobreviver neste inferno será necessário utilizar suas incríveis habilidades nas artes marciais, eliminando com extrema violência os guardas corruptos e as gangues que controlam o presídio. Baseado no mangá Riki-Oh, é uma das produções mais insanas dos anos 90. Sua violência gore e absurda, e seu senso de humor bizarro o transformaram num filme de culto.

 

O ESTRIPADOR DE NOVA YORK (Lo Squartatore di New York, Itália, 1982, 93’)

De Lucio Fulci. Com Jack Hedley, Almanta Suska, Howard Ross.

Nova York, um detetive e um psicanalista caçam um brutal serial killer de mulheres. A marca registrada do psicopata são suas ligações para a polícia onde narra seus crimes imitando a voz de Pato Donald.  Devido a sua extrema violência “O Estripador de Nova York” é considerado um dos filmes mais polêmicos de Fulci.

 

DIA DOS NAMORADOS MACABRO  (My Bloody Valentine, Canadá, 1981, 90′)

De  George Mihalka. Com: Paul Kelman, Lori Hallier, Neil Affleck

20 anos após um serial killer aterrorizar uma cidade no dia dos namorados, a delegacia recebe um aviso de que a carnificina irá recomeçar: uma caixa de bombons contendo um coração humano. “Dia dos Namorados Macabro” é considerado um dos slashers mais violentos dos anos 80.

 

SESSÃO BRASIL FANTÁSTICO: A MATA NEGRA (Brasil, 2018, 98’)

De Rodrigo Aragão. Com: Jacson Antunes, Carol Aragão, Clarissa Pinheiro, Francisco Gaspar, Markus Konká

Numa floresta do interior do Brasil, uma garota vê sua vida, e a de todos ao seu redor , mudar terrivelmente quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja Magia Sombria, além de outorgar poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra.

 

SESSÃO DE ENCERRAMENTO: MORTO NÃO FALA (Brasil, 2018, 110’)

de Dennison Ramalho. Com: Daniel de Oliveira, Fabiula Nascimento, Bianca Comparato.

Plantonista de um necrotério, Stênio (Daniel de Oliveira) possui o dom paranormal de se comunicar com os mortos. Trabalhando a noite, ele já está acostumado a ouvir relatos do além. Porém, quando essas conversas revelam segredos sobre sua própria vida, o homem ativa uma maldição perigosa para si e todos a sua volta.

 

ADYOS, GENERAL (Brasil,1986, 16mm, 56 min)

De Omar L. de Barros Filho. Com: Zeno Ribeiro

Inspirado na mítica figura do líder da extrema-direita salvadorenha, José Alberto Medrano, o filme Adyós, dirigido por Omar L. de Barros Filho, foi revelado ao país depois de sua inclusão na Mostra do Cinema de Invenção, que circulou pelo Brasil por iniciativa do cineasta Julio Calasso. O filme mostra a saga do comandante paramilitar Medrano, seus delírios psicóticos, sua fome de poder e ordem. Sobre Adyós, General, o jornalista Marcos Faerman escreveu: “É a síntese de três escolas: Eisenstein, Mayakovski, Glauber Rocha.” Por sua vez, o crítico L.C. Merten também se referiu ao filme na revista Moviola: “Diferente é a alternativa de Omar de Barros Filho, o Matico, que retoma a bandeira de Glauber Rocha (Terra em Transe), e volta-se para a América hispânica: o filme foi feito em 16mm, na base do mutirão, envolvendo o trabalho de 350 pessoas.” O cinema da crueldade, da esquizofrenia e da violência que explode em Adyós, General, com roteiro do cineasta Luiz Rosemberg Filho em parceria com o diretor, foi assim descrito pelo jornalista Jorge Pinheiro, que organizava sessões especiais do copião sem cortes do filme em sua casa, em São Paulo: “É um choque, é um soco na cara, guerrilheiro e anarquista. “É Guernica!” afirmou o dramaturgo José Celso Martinez Correa, depois de uma maratona de cinco horas de projeção. Amado e odiado pelas plateias, Adyós, General ganhou uma Lâmpada de Prata do RioCine Festival pela qualidade de sua fotografia. Vaiado e aplaudido, o filme foi destacado pelo diretor Carlos Reichenbach como um dos mais instigantes produzidos no país durante a transição para a democracia. Na vida real, Omar L. de Barros Filho conheceu a guerra e a morte de perto. Depois editar o jornal Versus em São Paulo, durante a ditadura, o repórter foi correspondente na guerra civil salvadorenha, sobre a qual escreveu com Hélio Goldzstjen um livro de reportagens sobre o assunto (El Salvador: Um Fuzil para Ana Guadalupe). Foi, portanto, no próprio cenário centro-americano, que o diretor identificou o potencial dramático da história do sanguinário general Medrano. No cinema, o protagonista de Adyós, General foi o intuitivo e visceral ator Zeno Ribeiro. Antes de receber o Kikito de Melhor Ator de filmes de curta e média metragem no Festival de Gramado em 1987, por Viva a Morte, também de Omar L. de Barros Filho, Zeno Ribeiro, sempre no papel de “vilão”, atuou em telenovelas ao vivo e em produções de Teixeirinha. Quando foi “redescoberto”, ganhava a vida como garçom no cabaré Madrigal, na avenida Farrapos, em Porto Alegre. O ator morreu em 2006, aos 82 anos.

 

SESSÃO SHOOT OR DIE I

Inside (SP / 2018/  2’), de Joel Caetano

Há algo no espelho!

 

Gorete (RS /2018 /15’), de Nícolas Mabilia . Com: Teresinha Francisconi, Carolina Perini, Gabriela Javornik, Isadora Collato, Júlio Cesar Werner.

Era julho de 1984, quando quatro amigos saem para acampar no interior do estado do Alabama, em uma região muito parecida com o interior de Flores da Cunha. A aventura estava muito bacana, até que se veem perdidos no meio do nada. Eles terão uma pequena surpresinha.

 

A Janela da Outra (MS / 2018/10’), de Larissa Anzoategui. Com: Larissa Maxine

Quem está do outro lado da janela? O delírio, a paranoia e a fusão.

 

Diagnose (CE /2018 /10’), de Diego Camelo

Âmago (RJ / 2018/20’), de Leo Miguel. Com: Carolina Iecker, Aline Pessanha, Andre Farias

Iasmin vive em um lar dominado pela brutalidade do padrasto. A ajuda virá através de algo além de sua compreensão.

 

Hoax  (ES /2017 /18’), de Thiago Amaral. Com: Tiago Ferri, Saulo Reis Lira, Gabriel Arranz

Três amigos que moram num bairro de periferia, fazem um vídeo simulando o assassinato de um deles para impressionar os amigos. O vídeo acaba caindo na internet e se viralizando para toda cidade. As pessoas, acreditando que seja verdade, exigem alguma providência das autoridades.

 

A Mesa no Deserto (ES/ 2017/15’ ), de Diego Scarparo. Com: Edson Ferreira, Margareth Galvão, Rejane Arruda, Markus Konká.

No futuro, o mundo foi destruído por uma grande guerra e se tornou um imenso deserto radiativo; E o que restou da humanidade é o que temos hoje: ódio. Num mundo de alta tecnologia e pouca esperança de vida, o saqueador “Sargento”, num roubo malsucedido, passa a noite que mudará sua vida para sempre.

 

Scratchs (SP /2018/ 2’), de Joel Caetano

A noite, não são só os gatos que arranham as portas …

 

SESSÃO SHOOT OR DIE II

Pelos Velhos Tempos (RS /2018 / 5’), de Ulisses da Motta. Com: Maia D’Oxum, Leandro Lefa.

Um pistoleiro veterano toma uma última dose em seu bar favorito.

A Triste Figura  (BA/ 2018/19′), de Calebe Lopes . Com: Dora Goritzki, Carlos Betão, Nayara Homem

Maria é filha de um pastor evangélico cheio de segredos. Certa noite, pai e filha passam a ser seguidos por uma estranha figura encapuzada.

 

Você, Morto (ES/ 2018/ 19’), de Raphael Araújo. Com: Petter Baiestorf, Alexandre Brunoro, Margareth Galvão

O diretor de cinema Petter e o especialista em efeitos especiais Alexandre unem forças para a produção de um novo filme: Você, Morto. Os personagens dessa produção são pessoas mortas, que servem de molde para máscaras verossímeis de seus rostos. Qualquer um esta sujeito a ser um personagem no filme de Petter Baiestorf.

 

Casa Cheia (PE /2017/15’), de Caco Nigro. Com: Inês Mais, João Victor Moraes

Abandono: Ação de deixar uma coisa, uma pessoa, uma função, um lugar: abandono da família; abandono do posto; abandono do lar. Esquecimento, renúncia: abandono de si mesmo.

 

Hera (RS/ 2018/ 14’), de Bernardino Fendt. Com: Andrei Krummenauer, Rafael Franskowiak, Greice Leite.

Henrique vive uma vida reclusa em sua fazenda. Durante seus afazeres domésticos, o garoto é visitado por uma entidade feminina que o encoraja a continuar seu trabalho.

 

A Princesa Morta do Jacuí (RS/2018/15’), de Marcela Ilha Bordin. Com: Gabriel Palma, Maíra Flores

O arqueólogo Margot Moreira retorna ao lugar onde nasceu, a zona de exclusão chamada Depressão Central. Lá, o sol nunca para de brilhar.

 

SESSÃO A VINGANÇA DO FECEA:

A Vingança do FECEA:

Fingerman (Ucrânia / 5’), de Ivan Shoha

Cada um de nós tinha suas fantasias de infância. Então vamos voltar aos dias em que a lava corria entre os móveis e nós éramos super-heróis!

 

Guts and Glory (2017 / Canadá /3’), de Ryan Manning

Quando uma jovem é deixada para morrer, a presa se tornará a predadora ao aprender que a força vem de dentro.

 

Surprise (Reino Unido / 2017 / 6’), de Jack Salvadori

Três amigos, um aniversário, uma festa surpresa … e um cadáver

 

Chica Camina Sola En El Estacionamento (México / 2018 /3’50”), de Daniel Escobedo

Uma garota sozinha caminha em direção de seu automóvel. O perigo espreita.

 

She’s Wating (Canadá/ 2018 /7’), de Diego Romero

Um adolescente tenta evitar um acontecimento crítico em seu passado.

 

Chateau Sauvignon: terroir (EUA / 2016 /13’), de D.M. Night Maire

Um adolescente deslocado de uma família de vinicultores arruinada fica dividido entre obedecer ao pai grosseiro e salvar sua mãe enferma. No entanto seus planos tomam rumos sinistros.

 

The Screen Behind the Mirror (África do Sul /8’26”), de Ryan Kruger

Uma garota está presa em uma sala por 15 anos de sua vida sofrendo experiências. Ela tenta lembrar por que e como chegou lá.

 

La Chambre Noire (França / 2018 / 20’), de Morgane Segaert

  1. Cassandre, 12 anos, vive com a mãe em uma rica casa de campo. Enquanto Mary, sua mãe, encontra-se infectada com sífilis e tenta escondê-lo, Cassandra começa a sentir uma presença na casa e sente que uma criatura está causando os sintomas.

 

The Screen Cowboy (França /2017 / 14’), de Morgan Guering Um caçador de recompensas inicia uma perigosa busca: encontrar os ícones de sua infância, antes que a modernidade os faça desaparecer definitivamente.

 

Organizado pelos projetos Clube das 5 (CMEP Prof. Florestan Fernandes) e Primeira Tela (EMEF Leonel Brizola), que desenvolvem oficinas de cinema nas escolas municipais de Alvorada, a primeira edição do FECEA (Festival de Cinema Escolar de Alvorada), ocorreu em novembro de 2015, contando com 65 filmes inscritos, de escolas de Ensino Fundamental e Médio, do Brasil e América do Sul. Na terceira edição, que ocorreu em 2017, o festival passou a aceitar também curtas produzidos por estudantes universitários, e recebeu 1330 filmes vindos de mais de 90 países. Somadas as quatro edições, já passaram pelo FECEA cerca de 2500 curta-metragens, de quase 100 países diferentes.

O FECEA contempla produções estudantis nas categorias: Séries Iniciais, Séries Finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Universitária, para ficção, animação e documentário. O festival incentiva a produção audiovisual local, dedicando uma categoria específica para os curtas produzidos por alunos alvoradenses. Além da premiação tradicional, característica de festivais de cinema, o Festival criou a partir da segunda edição, de forma permanente, o Prêmio Sirmar Antunes por Protagonismo Negro, com o objetivo de fomentar a participação de filmes estudantis que tratem da temática afrodescendente, e homenagear o ator gaúcho com extensa participação e contribuição para o cinema brasileiro. Desde a primeira edição, em 2015, as produções nas quais as principais funções técnicas e artísticas são realizadas por meninas, pela relevância social e educativa, concorrem ao Prêmio Protagonismo Feminino, que a partir da edição de 2018 recebeu o nome definitivo de Prêmio Marielle Franco. O FECEA, com esta premiação, presta a sua homenagem à socióloga e ativista carioca assassinada no Rio de Janeiro.

O FECEA conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Alvorada, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada, Master LED e do canal Bode na Sala (bodenasala.com).

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