A partir de sábado, 25 de agosto, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a mostra Dietrich & von Sternberg, com seis obras-primas que marcam o encontro entre a atriz Marlene Dietrich e o diretor Josef von Sternberg, um dos pares criativos mais intensos da história do cinema. O valor do ingresso para os filmes da mostra é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
Já aposentado do cinema, nos anos 1960, Josef von Sternberg afirmou a Peter Bogdanovich que todos os seus filmes eram abstratos. Em um punhado de filmes da primeira metade dos anos 1930, entretanto, todas as formas, luzes e sons pareciam existir para concretizar um dos grandes mitos da história do cinema: Marlene Dietrich. Se as histórias muitas vezes parecem secundárias, mesmo em situações extremas ou lugares distantes, é porque o interesse de von Sternberg, o maior esteta de sua geração em Hollywood, era a busca serena de um rosto, um gesto, um olhar, uma pequena ou grandiosa ação que conseguisse traduzir em imagens uma galeria complexa de emoções. Com apoio da distribuidora MPLC, a programação da mostra Dietrich & von Sternberg apresenta seis obras-primas dirigidas por Josef von Sternberg e protagonizadas por Marlene Dietrich nos Estados Unidos.
FILMES
Marrocos
(Morocco)
EUA, 1930, 92 minutos, HD
Direção: Josef von Sternberg
Na pele de uma desgastada dama de cabaret, a Mademoiselle Amy Jolly, Marlene Dietrich apaixona-se por Tom Brown (Cooper), um desterrado soldado na Legião Estrangeira Francesa. Apesar dos esforços de outros pretendentes, incluindo o mundano Kennington (Menjou), Amy combina um encontro com Tom Brown quando a atração fatal de ambos se transforma em amor.
Desonrada
(Dishonored)
EUA, 1931, 91 minutos, HD
Direção: Josef von Sternberg
Marie Kolverer é uma prostituta vienense que se oferece como espiã ao serviço secreto de seu país. Transformada na sedutora agente X27, uma espécie de Mata Hari, ela facilmente seduz e extrai segredos de oficiais inimigos durante a Primeira Guerra Mundial. Contudo, ela acaba se apaixonando pelo Coronel Kranau, um espião russo, e o deixa escapar de suas garras. Presa, é condenada a morrer diante de um pelotão de fuzilamento.
A Vênus Loira
(Blonde Venus)
EUA, 1932, 94 minutos, HD
Direção: Josef von Sternberg
Marlene Dietrich interpreta Helen, uma antiga estrela de clubes nocturnos casada com um cientista americano, Edward Faraday (Herbert Marshall), a quem foi diagnosticado envenenamento por rádio. Para conseguir dinheiro para uma cura na Europa para o marido, Helen regressa aos palcos como “A Vênus Loira” e transforma-se num sucesso noturno.
O Expresso de Shanghai
(Shanghai Express)
EUA, 1932, 82 minutos, HD
Direção: Josef von Sternberg
Numa viagem pela China, devastada pela guerra civil, num trem com os mais estranhos e perigosos passageiros, Shanghai Lily, célebre cortesã, encontra um velho amor, um médico enviado numa perigosa missão.
A Imperatriz Vermelha
(The Scarlet Empress)
EUA, 1934, 105 minutos, HD
Direção: Josef von Sternberg
A Princesa Sofia da Prússia é enviada à Rússia para casar-se com o Grão-Duque, sobrinho da Imperatriz. Ela pretende trazer mais sangue real aos descendentes, e obriga a jovem a mudar sua religião e seu nome. Assim, a jovem e bela Sofia torna-se Catarina, e amadurece em meio aos encantos e luxos de seu novo império de prazeres.
Mulher Satânica
(The Devil is a Woman)
EUA, 1935, 80 minutos, HD
Direção: Josef von Sternberg
Antônio Galván (César Romero), jovem militar com posto de oficial, conhece uma mulher misteriosa e atraente, Concha Perez (Dietrich) e logo cai enfeitiçado em seus braços sedutores. Antônio confessa seu amor por Concha a um amigo, Don Pasqual (Lionel Atwill), um oficial do alto escalão e mais velho. Pasqual fica aterrorizado com a paixão de Antônio, pois anos atrás conhecera Concha; foi uma relação longa e desastrosa.
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
21 de agosto a 05 de setembro de 2018
21 de agosto (terça)
20h – Zardoz
22 de agosto (quarta)
20h – Matadouro 5
23 de agosto (quinta)
14h – Westworld – Onde Ninguém Tem Alma
15h30 – Ano 2003 – Operação Terra
18h30 – Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava
20h – Curta na Cinemateca: Filmes de Nara Normande
24 de agosto (sexta)
14h – Planeta dos Macacos
16h – De Volta ao Planeta dos Macacos
18h – Colossus 1980
20h – Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava
25 de agosto (sábado)
14h – Marrocos
16h – Os Invasores de Corpos
18h15 – O Expresso de Shanghai
20h – Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava
26 de agosto (domingo)
14h – A Vênus Loira
16h – Fuga no Século 23
18h15 – Desonrada
20h – Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava
28 de agosto (terça)
14h – A Imperatriz Vermelha
16h – Capricórnio Um
18h15 – Mulher Satânica
20h – Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava
29 de agosto (quarta)
14h – O Expresso de Shanghai
16h – O Enigma de Andrômeda
18h15 – Marrocos
20h – Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava
30 de agosto (quinta)
15h – A Vênus Loira
17h – Takara – A Noite em que Nadei
18h30 – Mulher Satânica
20h – Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava + debate com Fernanda Pessoa
31 de agosto (sexta)
15h – Desonrada
17h – Takara – A Noite em que Nadei
18h30 – Histórias Que o Nosso Cinema (Não) Contava
20h – Projeto Raros Especial (As Aventuras Amorosas de um Padeiro, de Waldir Onofre)
1 de setembro (sábado)
15h – A Imperatriz Vermelha
17h – Takara – A Noite em que Nadei
18h30 – Histórias Que o Nosso Cinema (Não) Contava
20h – Geração Proteus
2 de setembro (domingo)
15h – Mulher Satânica
17h – Takara – A Noite em que Nadei
18h30 – Histórias Que o Nosso Cinema (Não) Contava
20h – Corrida Silenciosa
4 de setembro (terça)
15h – Marrocos
17h – Takara – A Noite em que Nadei
18h30 – Histórias Que o Nosso Cinema (Não) Contava
20h – THX 1138
5 de setembro (quarta)
15h – O Expresso de Shanghai
17h – Takara – A Noite em que Nadei
18h30 – Histórias Que o Nosso Cinema (Não) Contava
20h – Os Invasores de Corpos