Novidades

Projeto Raros exibe Criaturas das Profundezas
20 de julho de 2018

Na sexta-feira, 27 de julho, às 20h, o Projeto Raros exibe na Cinemateca Capitólio Petrobras o filme Criaturas das Profundezas (Humanoids from the Deep, 1980, 80 minutos, HD), de Barbara Peeters, com produção de Roger Corman. Após a exibição, acontece um debate com os críticos Cristian Verardi e Carlos Thomaz Albornoz. Com projeção em HD e legendas em português, a sessão tem entrada franca.

A sessão de Criaturas das Profundezas faz parte de uma dupla homenagem às avessas do Projeto Raros ao cinquentenário de 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, destacando filmes de ficção-científica que resgatam ou destacam o lado mais divertido e inconsequente do gênero. Na semana seguinte, no dia 03 de agosto, a segunda sessão especial apresenta a pérola Mulheres-gato da Lua (Cat Women of the Moon, 1953), de Arthur Hilton, com comentários do pesquisador Marcelo Severo.

CRIATURAS DAS PROFUNDEZAS

(Humanoids from the Deep)

Estados Unidos, 1980, 80 minutos

Direção: Barbara Peeters

Exibião em HD com legendas em português

No filme, criaturas monstruosas emergem do oceano profundo para aterrorizar os pescadores de uma pequena ilha em Noyo, na Califórnia. Após investigar o caso, uma cientista descobre a terrível verdade que está por trás dos acontecimentos. Produzido por Roger Corman e dirigido por Barbara Peeters, uma das mulheres pioneiras do cinema exploitation, a obra mistura horror e ficção-científica, remetendo a sucessos da década de 1970 como Tubarão, de Steven Spielberg, e A Ilha do Dr. Moreau, de Don Taylor, e inspirando-se no clássico dos anos 1950 O Monstro da Lagoa Negra, de Jack Arnold, na caracterização das criaturas.

“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no CineSesc de São Paulo. A partir de 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio Petrobras passa a receber provisoriamente o Projeto Raros.

GRADE DE HORÁRIOS

25 de julho a 1º de agosto de 2018

25 de julho (quarta)

16h – Baronesa

17h30 – As Boas Maneiras

20h – O Desmonte do Monte

26 de julho (quinta)

16h – Baronesa

17h30 – As Boas Maneiras

20h – O Desmonte do Monte

27 de julho (sexta)

16h – Baronesa

17h30 – As Boas Maneiras

20h – Projeto Raros (Criaturas das Profundezas, de Barbara Peeters)

28 de julho (sábado)

14h – Baronesa

16h – Tia Júlia e o Escrevinhador + debate

19h – Tia Júlia e o Escrevinhador

29 de julho (domingo)

14h – O Desmonte do Monte

16h – Submarino Amarelo + debate

19h – Submarino Amarelo

31 de julho (terça)

16h – Baronesa

17h30 – As Boas Maneiras

20h – O Desmonte do Monte

1 de agosto (quarta)

16h – Baronesa

17h30 – O Desmonte do Monte

19h – As Boas Maneiras + debate

Voltar