No sábado, 21 de julho, às 18h, a Cinemateca Capitólio Petrobras recebe uma sessão especial do Cinedrome, cineclube do curso de realização audiovisual da Unisinos, o CRAV, com a exibição comentada de 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, que celebra 50 anos em 2018. Após a exibição do filme, há um debate com o professor e pesquisador Josmar de Oliveira Reyes e o psicanalista Leonardo Della Pasqua, O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
2001 – UMA ODISSEIA NO ESPAÇO
(2001: A Space Odyssey)
EUA/Reino Unido – 1968, 160 minutos
Direção: Stanley Kubrick
Exibição em HD
Neste ano, a obra está realizando 50 anos de seu lançamento. Décimo primeiro longa-metragem do diretor, a obra nos traz o Dr. Dave Bowman e outros astronautas que são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem sem precedentes no espaço e no tempo.
Relativamente inspirado no conto “A Sentinela” (The Sentinel, 1951) de Arthur C. Clarke, “2001: Uma Odisséia no Espaço” traz com maestria temas interessantíssimos voltados para a evolução humana, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. Fornecendo uma conexão entre o passado e o futuro, somos jogados pela imensidão das paisagens da “Aurora do Homem” para uma sequência espacial de tirar o fôlego: um verdadeiro balé de naves e satélites ao som de “The Blue Danube Waltz” Considerada por muitos como a obra-prima de Stanley Kubrick, a qualidade dos seus efeitos especiais foram premiados com o Oscar e criaram um novo, e alto, parâmetro para as ficções científicas posteriores. A direção de Kubrick, completamente obcecada com centralizações e simetrias, nos traz um universo de extrema contemplação com uma preocupação com o limite entre ciência e ficção, trabalhando na discussão de conceitos a partir dos conflitos científicos e morais.
Leonardo Della Pasqua é psicólogo e psicanalista com formação no “Lo Spazio Psicoanalitico di Roma”, na Itália. Em 2012, ele coordenou a atividade “Cinema e Psicologia” e, atualmente, coordena o curso “Filmes e Sonhos: a Psicanálise no Cinema”, realizado no Cinema Capitólio de Porto Alegre, em parceria com Cine Um – Cursos de Cinema.
O Cinedrome é o cineclube do Curso de Realização Audiovisual fundado em novembro de 2012 por alunos da turma 2012 do curso (Tainara Fraga, Clarissa Virmond, Joana Bernardes e Patrick Arozi). Depois de duas sessões de lançamento, o Cinedrome se estabeleceu em 2013 com uma programação rica, sempre formada pela exibição de um filme seguida de debate com convidados, com sessões no Campus Unisinos São Leopoldo, mas também em diversos cinemas de Porto Alegre, como Sala P. F. Gastal, Sala Redenção, Itaú Cinemas, entre outros. O Cineclube durou até 2015, sendo retomada agora com a proposta de duas exibições por mês, ligadas a um tema específico. Na nova versão, o Cinedrome é tocado por alunos da turma 2017 do curso (Beatrice Fontana, Chayenne Barcellos, Frederico Franco, João Cardoso, Lucas Bastos, Luiza Zimmer e Rafael Campos).