No sábado, 21 de julho, às 16h, acontece uma nova edição do projeto Curta na Cinemateca, com três curtas-metragens do realizador curitibano Pedro Giongo, incluindo as animações Parque Pesadelo e Tango. O diretor estará presente para conversar com o público após a sessão. Entrada gratuita.
O projeto Curta na Cinemateca é uma janela de exibição para curtas-metragens brasileiros que muitas vezes acabam restritos ao circuito de festivais. Esta edição apresenta três filmes, incluindo duas animações e uma obra inédita em Porto Alegre, do diretor curitibano Pedro Giongo.
Pedro Giongo vive e trabalha em Curitiba, Brasil. É diretor cinematográfico, artista visual e animador, um dos fundadores do Estudio Tijucas. Realizou os curtas Bússola em 8mm (2012), as animações em stop-motion Parque Pesadelo (2015) e Tango (2016) e a ficção A Canção do Asfalto (2017). Seus filmes já passaram em importantes festivais como Animafest Zagreb na Croácia, DOK Leipzig na Alemanha, BIAF – Bucheon Animation Festival na Coréia do Sul, AnimaMundi no Brasil entre outros.
PARQUE PESADELO
As flores brancas nas costas do menino começaram a escurecer
Na guerra para salvar as lendas
Jurupari está prestes a desaparecer.
Animação stop-motion, cut-out, 13minutos, cor, HD, 2015
Direção Aly Muritiba, Francisco Gusso e Pedro Giongo
Roteiro Aly Muritiba
Animação Francisco Gusso, Jéssica Luz e Pedro Giongo
Produção Aly Muritiba, Antonio Jr, Marisa Merlo e Pedro Giongo
TANGO
Em um vilarejo distante, uma batata mística anuncia o recomeço de um novo ciclo. Após uma longa estiagem a população se mobiliza para o tradicional ritual de sacrifício de Tango no centro da cidade. Durante a festa as águas do Rio Aiatak retornam e junto com ele a vida que resiste até a chegada de uma nova anunciação.
Inspirado no conto “Um Artista da Fome”, de Franz Kafka, “Tango” é um mergulho na natureza humana e em suas contradições.
Animação stop-motion, cut-out, 12min, DCP, 2016
Roteiro e Direção Francisco Gusso e Pedro Giongo
Animação Francisco Gusso, Jéssica Luz e Pedro Giongo
Produção Antonio Jr, Francisco Gusso, Lígia Teixeira e Pedro Giongo
A CANÇÃO DO ASFALTO
Chen é um imigrante chinês que vive como invisível em uma cidade grande qualquer do Brasil. No fundo ele não se encaixa em nenhum lado. À noite, sozinho e quando as ruas estão vazias, o asfalto ecoa a música do silêncio.
ficção, 16minutos, DCP, 2017
roteiro e direção Pedro Giongo
produção Pedro Giongo e William Biagioli