No domingo, 11 de março, às 20h, acontece a segunda edição do projeto Curta na Cinemateca com três filmes da Filmes de Plástico, produtora audiovisual criada em Contagem, Minas Gerais, um dos grandes destaques do cinema contemporâneo brasileiro. Serão exibidos os filmes Contagem (2010), Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides (2011) e Quinze (2014). Os diretores Gabriel Martins e Maurílio Martins conversam com o público após a sessão. Entrada franca.
A Filmes de Plástico é uma produtora audiovisual criada em Contagem-MG em Abril de 2009. É formada por André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Desde o início, têm produzido de curtas e longas metragens de ficção a documentários, videoclipes e vídeos institucionais, buscando explorar criativamente todos os campos do audiovisual.
Diretor, roteirista, câmera e diretor de fotografia, Gabriel Martins assina filmes premiados e que foram exibidos em diversos festivais no Brasil e no exterior, como Contagem, Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides, Meu amigo mineiro e Rapsódia para o Homem Negro. Atualmente, finaliza o longa-metragem No coração do mundo, codirigido por Maurílio Martins. Seu curta Nada estreou este ano na Quinzena dos Realizadores de Cannes. Roteirista, diretor, produtor e cofundador da Filmes de Plástico, Maurílio Martins venceu os prêmios de Melhor Diretor com seu primeiro curta Contagem (Brasília 2010) e o prêmio de Melhor Roteiro com o curta Quinze (Vitória Cine Video 2014).
CONTAGEM
2010, Minas Gerais, 18 minutos, 35mm
Direção: Gabriel Martins e Maurílio Martins
Um acontecimento. 4 pessoas e a cidade de Contagem
DONA SÔNIA PEDIU UMA ARMA PARA SEU VIZINHO ALCIDES
2011, Minas Gerais, 18 minutos, 35mm
Direção: Gabriel Martins
Dona Sônia quer vingança.
QUINZE
2014, Minas Gerais, 25 minutos, DCP
Direção: Maurílio Martins
Luiza fará 15 anos. Raquel tem alguns sonhos.