MOSTRA LOS ANGELES POR ELA MESMA ABRE A PROGRAMAÇÃO DE 2018 DA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS
A partir de terça-feira, 9 de janeiro, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a mostra Los Angeles Por Ela Mesma, com uma seleção de clássicos do cinema norte-americano citados pelo diretor Thom Andersen em seu filme homônimo (Los Angeles Plays Itself, 2003). O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
O ciclo antecipa algumas imagens que serão vistas na mostra Hollywood e Além: O Cinema Investigativo de Thom Andersen, a primeira grande programação do ano da Cinemateca Capitólio Petrobras, que acontece entre os dias 19 e 23 de janeiro, com 18 filmes, entre longas e curtas-metragens inéditos em Porto Alegre, que celebram a obra de Andersen, um dos mais importantes cineastas americanos da atualidade.
A seleção de filmes da mostra Los Angeles Por Ela Mesma, que permanece em exibição no mês de janeiro, apresenta doze obras emblemáticas com tramas que acontecem na cidade: Alma no Lodo, Alma Torturada, Curva do Destino, Alma em Suplício, Crepúsculo dos Deuses, Juventude Transviada, A Morte num Beijo, O Quimono Escarlate, Zabriskie Point, Chinatown, Eles Vivem e O Grande Lebowski. A mostra tem o apoio das distribuidoras MPLC e Versátil Filmes.
FILMES
Alma no Lodo
(Little Caesar)
Estados Unidos, 1931, 79 minutos
Direção: Mervyn Leroy
O criminoso em ascensão Rico Bandello tenta ganhar fama na cidade de Chicago junto com o amigo Joe Massara. Suas vidas tomam rumos drasticamente diferentes, pois Joe decide deixar o crime e se apaixona pela adorável dançarina Olga. Exibição em HD.
Alma Torturada
(This Gun for Hire)
Estados Unidos, 1942, 81 minutos
Direção: Frank Tuttle
Phillip Raven (Alan Ladd), um assassino profissional, é pago com dinheiro “marcado”. Com a polícia em seus calcanhares, o homem pega um trem e vai para Los Angeles acertar as contas com o homem que o traiu. Lá acaba conhecendo Ellen Graham (Veronica Lake), uma bela mulher que está noiva do tenente encarregado da sua captura. Exibição digital.
Curva do Destino
(Detour)
Estados Unidos, 1945, 68 minutos
Direção: Edgar G. Ulmer
Um pianista deve viajar de uma ponta a outra dos Estados Unidos para visitar a namorada. Ele começa a ter problemas quando dá carona a um homem misterioso. Exibição digital.
Alma em Suplício
(Mildred Pierce)
Estados Unidos, 1945, 107 minutos
Direção: Michael Curtiz
Mildred Pierce (Joan Crawford) é uma mãe dedicada e disposta a fazer tudo pela filha, a ambiciosa e ingrata Veda (Ann Blyth). Quando Mildred se torna a principal suspeita do assassinato de seu infiel marido Bert (Bruce Bennett), conhecemos a sua história e descobrimos até onde pode chegar o seu amor de mãe. Exibição em HD.
Crepúsculo dos Deuses
(Sunset Boulevard)
Estados Unidos, 1950, 110 minutos
Direção: Billy Wilder
O jovem roteirista Joe Gillis (William Holden), desempregado e endividado, esconde-se de credores na garagem de uma mansão que lhe parece abandonada, no Sunset Boulevard, em Hollywood. Mas a casa é habitada por Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo que vive de recordações, e o mordomo Max Von Mayerling (Erich von Stroheim).
A Morte num Beijo
(Kiss me Deadly)
Estados Undios, 1955, 106 minutos
Direção: Robert Aldrich
O detetive particular Mike Hammer passeia pela estrada à noite quando uma loira se atira na frente do seu carro em busca de ajuda. Aldrich subverte o filme noir neste cult-movie baseado no livro hard-boiled de Mickey Spillane. Exibição em HD.
Juventude Transviada
(Rebel Without a Case)
Estados Unidos, 1955, 110 minutos
Direção: Nicholas Ray
Em uma das performances que mais influenciaram a história do cinema, James Dean interpreta um jovem angustiado e furioso recém-chegado a Los Angeles. Na cidade, o encontro com outros adolescentes pode ter consequências trágicas. Exibição em HD.
O Quimono Escarlate
(The Crimson Kimono)
Estados Unidos, 1959, 82 minutos
Direção: Samuel Fuller
Em Los Angeles, dois amigos, veteranos da Guerra da Coreia, trabalham juntos como detetives e estão encarregados de resolver o assassinato de uma dançarina. Durante as investigações, se apaixonam por uma misteriosa mulher. Exibição digital.
Zabriskie Point
Estados Unidos, 1970, 110 minutos
Direção: Michelangelo Antonioni
A pulsante contracultura norte-americana da década de 1960 a partir do relacionamento de Daria (Daria Halprin) e Mark (Mark Frechette). Ela é uma estudante de antropologia, ele abandonou a sala de aula e é procurado pela polícia, suspeito do assassinado de um policial em um protesto estudantil. Exibição digital.
Chinatown
Estados Unidos, 1974, 130 minutos
Direção: Roman Polanski
Los Angeles, 1937. O detetive particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) recebe a visita de uma mulher que acredita que seu marido, engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia, tem uma amante. Rapidamente o detetive descobre que está no meio de um perigoso jogo de poder, com muitos segredos e mistérios. Exibição em HD.
Eles Vivem
(They Live)
Estados Unidos, 1988, 94 minutos
Direção: John Carpenter
John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão, Nada encontra óculos escuros que o permitem enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia. Exibição em HD.
O Grande Lebowski
(The Big Lebowski)
Estados Unidos, 1998, 117 minutos
Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Ele se chama Jeff Lebowski (Jeff Bridges), mas gosta de ser chamado de O Grande Lebowski. Acha-se o cara mais esperto do pedaço, quando na verdade é um desocupado que gasta o seu tempo ouvindo rock dos anos 1960 e jogando boliche. Mas sua vida vai mudar. Confundido com um milionário da Califórnia, ele se vê envolvido com bandidos perigosos, advogados atrapalhados, detetives, sequestradores, e como se tudo isso não bastasse, com a polícia. Exibição em HD.
GRADE DE HORÁRIOS
9 a 17 de janeiro de 2018
9 de janeiro (terça)
14h – O Quimono Escarlate
16h – A Morte num Beijo
18h – Juventude Transviada
20h – Zabriskie Point
10 de janeiro (quarta)
14h – Eles Vivem
16h – Alma em Suplício
18h – Crepúsculo dos Deuses
20h – Chinatown
11 de janeiro (quinta)
14h – Alma no Lodo
15h30 – Jovem Mulher (em cartaz)
17h30 – O Grande Lebowski
20h – A Primeira Noite de um Homem (em cartaz)
12 de janeiro (sexta)
14h – Curva do Destino
15h30 – Jovem Mulher (em cartaz)
17h30 – A Morte num Beijo
20h – Projeto Raros (O Uivo, Tinto Brass)
13 de janeiro (sábado)
14h – Alma Torturada
15h30 – Jovem Mulher (em cartaz)
17h30 – Crepúsculo dos Deuses
20h – A Primeira Noite de um Homem (em cartaz)
14 de janeiro (domingo)
14h – O Quimono Escarlate
15h30 – Jovem Mulher (em cartaz)
17h30 – Juventude Transviada
20h – A Primeira Noite de um Homem (em cartaz)
16 de Janeiro (terça)
14h – Curva do Destino
15h30 – Jovem Mulher (em cartaz)
17h30 – Chinatown
20h – A Primeira Noite de um Homem (em cartaz)
17 de Janeiro (quarta)
14h – Alma no Lodo
15h30 – Jovem Mulher (em cartaz)
17h30 – O Grande Lebowski
20h – A Primeira Noite de um Homem (em cartaz)