Horários
Programa Maya Deren: Ritmos e Cinema
Classificação indicativa: Livre
The Private Life of a Cat (Maya Deren e Alexander Hammid, EUA, 1946, 29′, 16mm, exibição em arquivo digital)
Os personagens dessa narrativa são uma família de gatos, cujos pais procuram criar um ninho de conforto para seus gatinhos. Acompanhamos os filhotes crescerem e os pais gatos vagarem livremente pelo apartamento de seus donos (Hammid e Deren).
The Very Eye of the Night (Maya Deren, EUA, 1958, 10′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
Último filme completo de Maya Deren, realizado em colaboração com a Metropolitan Opera Ballet School, foi inteiramente fotografado em negativo e a trilha sonora é de autoria do músico Teiji Ito, então marido de Deren. Um filme pioneiro no que tange o interesse do cinema pela dança. Aqui, os dançarinos parecem flutuar no espaço.
A Study in Choreography for Camera (Maya Deren, EUA, 1945, 3′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
Neste seu terceiro filme finalizado, Deren liberta o corpo e seus movimentos. Um dançarino move-se sem esforço entre diferentes ambientes: uma floresta, uma sala de estar, a galeria de um museu. A coreografia e a montagem estão em fina sintonia a fim de garantir ao artista leveza e autonomia.
M.M. in Motion (Vivian Ostrovsky, França, 1992, 45′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
Filme realizado ao longo de quatro anos (de 1981 a 1991), a partir de filmagens realizadas por Vivian Ostrovsky dos ensaios de seis coreografias de Mathilde Monnier. O trabalho tenta traduzir a essência, o estilo e o humor da coreógrafa francesa em termos cinematográficos usando imagens fragmentárias, episódicas e impressionistas que capturam os traços definidores de seu modus operandi. O minucioso trabalho de som, uma das marcas do cinema de Ostrovsky, também se destaca neste filme.