Horários
Orlando, Minha Biografia Política + debate
Direção: Paul B. Preciado
Classificação: 14 anos [LEG]
Após o filme, ocorre um debate com Gabz 04, José Stona e Natalia Borges Polesso:
GABZ 404 é artista visual, fotógrafo, pesquisador, ativista, escritor e astrólogo que investiga como dissidências de gênero desafiam e desestabilizam o status quo.
JOSÉ STONA é psicólogo (CRP07/24435), psicanalista, doutorando em Psicologia (UFS) e pesquisador. Organizou as coletâneas “O cis no divã”, “Relações de gênero e escutas clínicas” (volumes I, II e III), entre outras.
NATALIA BORGES POLESSO é escritora, tradutora, doutora em Teoria da Literatura (PUCRS) e pesquisadora. Autora dos livros “Amora”, “Controle”, “A extinção das abelhas”, entre outros.
A entrada do escritor, filósofo e maior teórico de gênero atual Paul B. Preciado no mundo do Cinema.
Um século após a publicação do livro “Orlando – Uma Biografia”, da autora Virginia Woolf, o diretor Paul B. Preciado, que também é filósofo e escritor (Manifesto Contrassexual, Testo Junkie, Dysphoria Mundi) envia uma carta à escritora inglesa para dizer a ela que seu personagem se tornou realidade: o mundo está se tornando Orlandesco.
Preciado convocou um teste de elenco com 25 pessoas diferentes, todas trans e não binárias, para interpretar a personagem fictícia de Virginia Woolf, enquanto narram as suas próprias vidas. O filme reúne ainda uma série de imagens de arquivo sobre pessoas trans de meados do século XX que evocam os verdadeiros Orlandos históricos na sua luta pelo reconhecimento e visibilidade.