Horários
Cineclube Academia das Musas: Janie
Direção: Roberta Findlay e Jack Bravman
Classificação: 18 anos (LEG)
Depois do filme, ocorre um debate conduzido por integrantes do coletivo que pesquisa obras dirigidas por mulheres na história do cinema. Entrada franca.
Seus amantes foram da cama para a cova. A adolescente Janie, interpretada por Mary Jane Carpenter, nos leva pelas vozes de sua cabeça em uma exploração psicodélica da sua sexualidade enquanto mata os homens que cruzam seu caminho.
Roberta Findlay e seu marido, Michael Findlay, dirigiram o filme Janie em 1970. O produtor Jack Bravman é creditado como diretor mas em entrevista afirma que a direção do filme foi toda de Roberta.
O experimento desse filme do cinema apelativo (exploitation) se aproveita da narração sobreposta da voz da própria diretora, uma voz que acompanha, provoca e guia Janie diante da vontade de ser autêntica à carne. Mantendo-se fiel ao que constrói em suas personagens femininas obscenas, ela mostra o amadurecimento de Janie, que cresce e percebe que está frustrada, entediada, guarda ressentimentos e desejos violentos de sentir qualquer coisa que seja genuína.