Sala de Cinema
Horários
17/12/2023 • 17:30h
Germaine Dulac: muito além da vanguarda. SESSÃO 6
Entrada franca
Dança Excêntrica por Lina Esbrard (Danse Excentrique per Lina Esbrard). Direção: Alice Guy-Blaché. 1902, 1 min. P&B.
Lina Esbrard emula a dança serpentina de Loie Fuller com um vestido estampado com motivos de cobra.
Disco 957 (Disque 957). Direção: Germaine Dulac. 1929. 6 min. P&B.
Por meio do princípio da sinestesia, na qual um tipo de estímulo evoca a sensação de outro, Dulac buscou nesse curto filme “puro” encontrar um equivalente visual dos Prelúdios nº 5 e nº 6 de Fréderic Chopin. O título e a sequência inicial em torno do jogo de luzes sobre um disco anunciam o motivo cíclico dominante do filme assim como remete, segundo a realizadora, à dança serpentina de Loïe Fuller.
Come Out. Direção: Narcisa Hirsch. 1971, 12 min.
A música de Steve Reich, que dá nome ao filme, consiste em uma frase que vai se defasando eletronicamente. O filme começa com uma imagem desfocada, que muito lentamente entra em foco, enquanto o som realiza o movimento inverso.
Um Convite à Viagem (L’invitation au Voyage). Direção: Germaine Dulac. 1927. 39 min, P&B. Com: Emma Gynt, Raymond Dubreuil e Robert Mirfeuil.
Cansada de ser ignorada pelo marido, uma jovem dona de casa se dirige a um cabaré frequentado por marinheiros desordeiros. Ela chama a atenção de um belo marinheiro andrógino, que a faz imaginar distintos progressos para o romance. Como nos demais filmes impressionistas da cineasta, a atenção se volta principalmente ao mundo interior dos personagens, sugerida por associações de imagens e motivos visuais recorrentes. Baseado no poema homônimo de Charles Baudelaire.
Lina Esbrard emula a dança serpentina de Loie Fuller com um vestido estampado com motivos de cobra.
Disco 957 (Disque 957). Direção: Germaine Dulac. 1929. 6 min. P&B.
Por meio do princípio da sinestesia, na qual um tipo de estímulo evoca a sensação de outro, Dulac buscou nesse curto filme “puro” encontrar um equivalente visual dos Prelúdios nº 5 e nº 6 de Fréderic Chopin. O título e a sequência inicial em torno do jogo de luzes sobre um disco anunciam o motivo cíclico dominante do filme assim como remete, segundo a realizadora, à dança serpentina de Loïe Fuller.
Come Out. Direção: Narcisa Hirsch. 1971, 12 min.
A música de Steve Reich, que dá nome ao filme, consiste em uma frase que vai se defasando eletronicamente. O filme começa com uma imagem desfocada, que muito lentamente entra em foco, enquanto o som realiza o movimento inverso.
Um Convite à Viagem (L’invitation au Voyage). Direção: Germaine Dulac. 1927. 39 min, P&B. Com: Emma Gynt, Raymond Dubreuil e Robert Mirfeuil.
Cansada de ser ignorada pelo marido, uma jovem dona de casa se dirige a um cabaré frequentado por marinheiros desordeiros. Ela chama a atenção de um belo marinheiro andrógino, que a faz imaginar distintos progressos para o romance. Como nos demais filmes impressionistas da cineasta, a atenção se volta principalmente ao mundo interior dos personagens, sugerida por associações de imagens e motivos visuais recorrentes. Baseado no poema homônimo de Charles Baudelaire.