Programação

Sala de Cinema

Horários

16/09/2023 • 15:00h

Sessão de Curtas

Entrada franca
“A Febre da Mata” (Brasil-MA, 2022, 10 min) – Direção; Takumã Kuikuro

“Mãri hi: A Árvore do Sonho” (Brasil-SP/RR, 2023, 17 min) – Direção: Morzaniel Ɨramari

“Um Tempo para Mim” (Brasil-RS, 2022, 21 min) – Direção: Paola Mallmann

“Levante pela Terra” (Brasil-DF/MA, 2022, 30 min) – Direção: Marcelo Cuhexê

A FEBRE DA MATA: O pajé e sua família saem para pescar. Durante a pesca uma onça se aproxima e começa a esturrar assustada em busca de ajuda. Seu grito é um alerta. O pajé retorna imediatamente para a aldeia e alerta seu povo do perigo que se aproxima. Ele busca força espiritual na pajelança à medida que sua preocupação cresce. O fogo invade a floresta e os animais fogem em busca de abrigo, mas muitos não resistem e morrem. A floresta arde em chamas e depois a seca é extrema.

MÃRI HI, A ÁRVORE DO SONHO: Quando as flores da árvore Mãri desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

UM TEMPO PARA MIM: Florência fica menstruada pela primeira vez no mesmo dia em que ocorre um eclipse da Lua. Ela é criada pela avó e segue a rotina e os costumes de sua tradição mbya guarani. Recolhida do convívio social, Florência vive uma transformação.

LEVANTE PELA TERRA: O documentário foi gravado durante o acampamento Levante Pela Terra, em junho de 2021, em Brasília. Quando lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil se reuniram, em plena pandemia, para lutar contra o PL490, projeto de lei que tramita no Congresso Nacional e que ameaça a autonomia dos territórios e processos de demarcação. O filme também reflete a luta dos Povos Originários diante do avanço do garimpo e do agronegócio.

Veja a programação completa