Horários
Mostra 1980 – Sessão de abertura: Conhecendo o Grande e Vasto Mundo + debate
Rússia, 1980, 75'
Direção: Kira Muratova
Classificação Indicativa: 12 anos
Sessão comentada por Juliana Costa e Marcela Bordin, integrantes do cineclube Academia das Musas.
Kira Muratova é uma cineasta nascida na Moldávia, país que faz fronteira com a Romênia e a Ucrânia, e por isso em muitos textos aparece como ucraniana. É provavelmente a diretora soviética mais conhecida, sobretudo por seus filmes que sofreram censura durante o período da União Soviética. Kira se formou no Instituto Estadual de Cinematografia da União Soviética – VGIK, em Moscou, especializada em direção.
Destaques da primeira fase de sua carreira são seus dois filmes de estreia da sua carreira solo, Breves Encontros (1967) e O Longo Adeus (1971). Românticos e focados em histórias individuais, ambos colocam em contraposição o velho e o novo, representados por personagens adolescentes e seus pais, sobretudo O Longo Adeus. Os filmes foram proibidos pelos censores soviéticos que consideraram esses estudos íntimos da vida emocional dos personagens como ameaças burguesas ao estado, principalmente pelo viés subjetivo dos temas e do modo de filmar. Após O Longo Adeus, a cineasta fica proibida de filmar até 1978, quando realiza Conhecendo o Grande e Vasto Mundo.
Trecho de texto de Juliana Costa para o curso Cinema Russo: Diretores, Diretoras e um pouco de história, ministrado ao lado de Ivonete Pinto.