Programação

Sala de Cinema

Horários

04/08/2018 • 11:30h

Concertos Capitólio

Valor: contribuição espontânea
“Um duo de três e convidado”: recital de oboé, fagote, flauta e piano nos Concertos Capitólio
No sábado, dia 4 de agosto de 2018, às 11h30, os músicos Érico Marques (oboé), Altair Venâncio (fagote), Larissa Camargo (piano) e Silas Souza (flauta transversal) apresentam o recital Um duo de três e convidado, que integra a série Concertos Capitólio, promovida pela Casa da Música Poa. No repertório, obras de Antonio Vivaldi (1678-1741), Ludwig van Beethoven (1770-1827), Camille Saint-Saëns (1835-1921), Theodore Lalliet (1837-1892) e Claude Debussy (1862-1918). O ingresso é uma doação para os artistas, valor livre. A Cinemateca Capitólio fica na rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Série Concertos Capitólio
“Um duo de três e convidado”: recital com Érico Marques (oboé), Altair Venâncio (fagote),
Larissa Camargo (piano) e Silas Souza (flauta transversal)
Dia 4 de agosto, sábado, 11h30
Obras de Vivaldi, Beethoven, Saint-Säens, Lalliet e Debussy
Ingresso: doação para os artistas – valor livre
 
Programa
Claude Debussy (1862-1918)
Syrinx
Flauta transversal: Silas Souza
Camille Saint-Saëns (1835-1921)
Sonata para fagote e piano
I. Allegro moderato
II. Allegro scherzando
III. Molto Adagio/Allegro Moderato
Fagote: Altair Venâncio; Piano: Larissa Camargo
Theodore Lalliet (1837-1892)
Terzetto op. 22
I. Introdução (Moderato)
II. Andante Maestoso
III. Rondo (Allegro moderato)
Oboé: Érico Marques; Fagote: Altair Venâncio; Piano: Larissa Camargo
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Trio em Dó maior op. 87
I. Allegro
II. Adagio
III. Minuet. Allegro molto. Scherzo – Trio
IV. Finale. Presto
Flauta transversal: Silas Souza; Oboé: Érico Marques; Fagote: Altair Venâncio
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto em Sol menor RV 103
I. Allegro mà cantabile
II. Largo
III. Allegro non molto
Flauta transversal: Silas Souza; Oboé: Érico Marques; Fagote: Altair Venâncio
– – –

Érico Marques
Érico Marques iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. Aos 10 anos, teve os primeiros contatos com o oboé, mas devido à falta de professores do instrumento em sua cidade (Goiânia, GO), só começou a dedicar-se ao instrumento quando tinha quatorze anos, quando então conseguiu um professor (José Medeiros) em Brasília. Após quase quatro anos viajando e tendo aulas quinzenais, Érico mudou-se para São Paulo e ingressou no curso de Bacharelado na UNESP, com o professor Arcádio Minczuk. Em 2013, com 19 anos, ingressou na Academia de Música da OSESP, sob a orientação de Joel Gisiger, onde após concluir o curso (2015) ganhou uma bolsa de intercâmbio no qual estudou por três meses na Royal Academy Of Music (UK). Em 2016, ingressou como 1º oboé da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Em 2017, como 1º oboé da Orquestra Filarmônica de Goiás. Atualmente é oboísta e integrante da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).
Altair Venâncio
Recebeu diversos prêmios em concursos nacionais e internacionais, tais como: Concurso Jovens Solistas da Escola Municipal de Música de São Paulo, Prêmio de Melhor Intérprete da Música Brasileira no Concurso Jovens Instrumentistas de Piracicaba, Concurso Eleazar de Carvalho, Concurso Jovem Solista da Universidade Livre de Música em São Paulo, Concurso Jovem Solista de Besançon (França) e Concurso de Execução Musical de Riddes (Suíça). É diplomado pelo Conservatório de Música de Genebra com o Diploma de Solista (mestrado) desde 2009. Obteve bolsas de estudo pelas Fundações Vitae (Brasil) e Jean Tanner (Suíça). Teve como professores Alexandre Silvério, Renata Botti, Francisco Formiga, Afonso Venturieri, Klaus Thunemann, Stefan Schweigert e Eberhard Marschall. Participou de diversas orquestras, tais como: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra do Teatro São Pedro (São Paulo), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra de Câmara de Genebra (Suíça), Orquestra Sinfônica de Genebra, Orquestra du Mont Blanc (França), Orquestra de Opera de Vienna (Áustria) com turnê ao Japão, entre outras. Atualmente é primeiro fagotista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).
Larissa Camargo
Paulistana, 23 anos, estuda Piano Performance na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Intérprete de um vasto repertório pianístico, destaca-se dentro da Universidade pela sua performática nas obras do compositor paulista Camargo Guarnieri. Participa ativamente de festivais importantes no país, como o Gramado In Concert, o Festival da UFSM, o Festival das Montanhas, dentre outros, recebendo orientação de grandes nomes da música como: Olinda Allessandrini, Alexandre Dossin, Nariaki Sugiura, John Solomon etc. Já se apresentou no Theatro São Pedro e no Salão de Atos da UFRGS como pianista integrante da Orquestra Jovem da OSPA. Atua como recitalista solo, participando inclusive de estreias de obras inéditas de seus colegas compositores.
Casa da Música – O seu espaço em Porto Alegre para aprender, ouvir e fazer música
Veja a programação completa