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Mostra de Filmes Kino Beat
8 de novembro de 2024

 

 

Festejando os quinze anos do Kino Beat, a mostra destaca títulos que fizeram parte da história do evento e obras contemporâneas que criam diferentes conexões entre música e cinema, incluindo estreias em Porto Alegre, como Terror Mandelão, de Felipe Larozza e GG Albuquerque, e Rewind and Play, de Alain Gomis, e um foco da diretora Paula Gaitán. No encerramento, será realizada uma sessão à meia-noite do lendário filme-concerto dos Talking Heads, Stop Making Sense.

A programação tem o apoio da Aliança Francesa Porto Alegre e do Cinelimite.

O 9º Festival Kino Beat conta com o Patrocínio da Oi, Apoio Cultural da Oi Futuro, apoio institucional do British Council Brasil e financiamento do PRÓ-CULTURA, com patrocínio incentivado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

9º FESTIVAL KINO BEAT | MOSTRA DE FILMES

Cinemateca Capitólio | 15 a 22 de novembro de 2024

 

Abertura: 

15 de novembro, às 18h

Discotecagem com Coletivo Turmalina (Elle P e Felix)

Encerramento: 

22 de novembro, às 21h

Discotecagem com Festa Alfinete (luizapads e Viridiana)

 

Sinopse dos filmes:

 

15 de novembro

20h – Terror Mandelão 

Brasil, 2024, 75 minutos

Direção: Felipe Larozza e GG Albuquerque

Terror Mandelão aborda o som, a tecnologia e o mercado de trabalho dos bailes funk das quebradas de São Paulo. O filme acompanha a caminhada do DJ K, um dos principais DJs do Baile do Helipa, a maior favela da cidade, e seu amigo MC Zero K, que emplacou o seu primeiro hit da vida após dez anos insistindo na carreira. Combinando narrativas de documentário, elementos ficcionais e experimentação visual, o longa mostra os altos e baixos enfrentados pelos jovens na luta para viver da sua música.

 

16 de novembro

15h – Ostinato 

Brasil, 2021, 56 minutos, DCP

Direção: Paula Gaitán

Documentário sobre o processo criativo do compositor e músico Arrigo Barnabé.

 

16h30 – Sutis Interferências 

Brasil, 2015, 87 minutos, DCP

Direção: Paula Gaitán

Estudos sobre o som a partir da obra do músico Arto Lindsay e a relação do corpo/câmera com a música. O filme discute a arte de forma tão lírica quanto o próprio trabalho do artista.

 

18h – Ornette: Feito na América 

(Ornette: Made in America) 

Estados Unidos, 1985, 77 minutos, DCP

Direção: Shirley Clarke

O último filme concluído de Shirley Clarke, uma importante cineasta experimental nova-iorquina, se estrutura de forma não linear, mimetizando o estilo ousado e único do criador do free jazz, Ornette Coleman (1930-2015). Ele intercala depoimentos de músicos, teóricos, amigos e parentes, trechos de apresentações musicais e dramatizações da infância do músico, sugerindo uma narrativa do pobre garoto que sai de sua cidade natal e retorna como heroi. O fio condutor é a performance de uma nova composição sinfônica de Coleman, “Skies of America”, realizada na sua cidade de Fort Worth, Texas, a partir da qual alternam-se outras peças musicais, como uma homenagem ao arquiteto visionário Buckminster Fuller – um dos herois do jazzista – o encontro com os músicos marroquinos de Joujouka, do qual também participam William S. Burroughs e o músico e crítico Bob Palmer, e uma experiência midiática de comunicação via satélite com músicos tocando juntos, a quilômetros de distância, no Harlem e no World Trade Center.

 

19h30 – Rewind & Play 

França, Alemanha, 2022, 65 min, DCP

Direção: Alain Gomis

  1. O ícone do jazz estadunidense Thelonious Monk chega em Paris para uma série de shows e, antes deles, grava um programa para uma televisão francesa. As imagens brutas das gravações do programa revelam o ambiente opressivo dos bastidores. A apropriação deste arquivo por Alain Gomis, a partir de uma nova montagem, dá a ver o incômodo e a inquietude do jazzista, enquanto Monk tenta escapar da dinâmica televisiva recorrendo à sua única saída: a música. 

 

17 de novembro

15h – A Loucura do Ritmo

(Beat Street)

Estados Unidos, 1984, 105 minutos, digital

Direção: Stan Lathan

O rapper e DJ Kenny Kirkland conhece a refinada compositora de jazz e coreógrafa Tracy Carlson. Logo depois, ele fica tão inspirado por sua dedicação que promete usar seu próprio talento para fugir do gueto.

 

17h – A Festa Nunca Termina

(24 Hour Party People)

Reino Unido, 2002, 117 minutos, digital

Direção: Michael Winterbottom

Em 1976, Tony Wilson, um repórter em Manchester, Inglaterra, organiza festas em clubes locais para lançar bandas independentes. Com o sucesso, torna-se empresário musical, abrindo a lendária gravadora Factory e muda o cenário musical da época.

 

19h30 – Nascidas em Chamas

(Born in Flames)

Estados Unidos, 1983, 80 minutos, DCP

Direção: Lizzie Borden

Em Nova York, após 10 anos da “guerra de libertação social-democrática”, dois grupos feministas usam uma rádio como meio de propagação de ideias e de luta. Preservado pelo Anthology Film Archives com restauração financiada pela Hollywood Foreign Press Association e Film Foundation.

 

19 de novembro

19h – Noite 

Brasil, 2015, 87 minutos, DCP

Direção: Paula Gaitán 

“Porque a noite pertence aos amantes. Porque a noite pertence à luxúria. Porque a noite pertence aos amantes. Porque a noite pertence a nós.” (Patti Smith)

 

20 de novembro

19h – É Rocha e Rio, Negro Leo 

Brasil, 2020, 157 minutos, DCP

Direção: Paula Gaitán 

Um encontro com o músico, compositor, poeta, sociólogo e pensador Negro Léo.

 

21 de novembro

19h – Udigrudi Pernambucano: Super-8 de Katia Mesel + A Noite do Espantalho 

Itamaravilha

Brasil, 1973, 7 minutos, DCP

Direção: Katia Mesel

 

Paêbirú

Brasil, 1975, 7 minutos, DCP

Direção: Katia Mesel

Dois filmes de Katia Mesel em Super-8 realizados no período do Udigrudi Pernambucano, com a participação de Lula Côrtes e Zé Ramalho, criadores do mítico disco Pâebirú. Os filmes foram digitalizados em 2k como parte do projeto Digitalização Viajante, criado pela Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros e Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. 

 

A Noite do Espantalho

Brasil, 1974, 92 minutos, DCP

Direção: Sergio Ricardo

Cordel musical dirigido por Sérgio Ricardo, protagonizado por Alceu Valença, com a participação de nomes importantes do udigrudi musical pernambucano, como Lula Côrtes, Kátia Mesel e Geraldo Azevedo. O dragão vem comprar as terras do coronel, mas a quer sem os camponeses. A resistência só deixa uma saída: o extermínio, que fica a cargo dos jagunços do Coronel. 

 

22 de novembro

19h30 – Projeto Raros: Cidade Explosiva

(Bakuretsu toshi) 

Japão, 1982, 112 minutos, digital

Direção: Sogo Ishii 

Em um terreno baldio industrial em algum lugar nos arredores de Tóquio, duas bandas punks rivais e suas multidões de fãs indisciplinados se reúnem para um protesto no estilo Battle of the Bands contra a construção de uma usina nuclear. Lá, eles enfrentam os industriais yakuza que estão por trás do empreendimento. O filme serviu como vitrine para importantes bandas da cena underground, como The Roosters, The Rockers e The Stalin, colocando nas telas do país o universo do punk rock japonês entre meados da década de 1970 e início da década de 1980.

 

23h59 – Stop Making Sense

Estados Unidos, 1984, 88 minutos, DCP

Direção: Jonathan Demme

O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como “Psycho Killer”, “Take Me to the River” e “Once in a Lifetime”.

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