Horários
Programa Maya Deren: Os filmes abandonados
Classificação indicativa: 10 anos
Tramas do Entardecer (Meshes of the Afternoon, Maya Deren e Alexander Hammid, EUA, 1943, 14′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
Considerado um marco do cinema e um dos filmes que mais influenciaram os rumos do cinema experimental americano, foi realizado por Maya Deren em colaboração com seu então marido, o fotógrafo Alexander Hammid. Nesta sua primeira obra, filmada enquanto Deren ainda vivia na Califórnia (posteriormente, ela se mudaria para Nova York), a cineasta explora alguns procedimentos estéticos, notadamente a montagem, para criar o universo onírico que se tornaria a marca de seus primeiros filmes.
At Land (Maya Deren, EUA, 1944, 14′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
Assim como em Tramas do Entardecer, Maya Deren continua a explorar em At Land uma estética em prol do onírico e do abstrato, que em muito reverbera o impacto que teve sobre ela a arte surrealista. Esses mesmos procedimentos estéticos – montagem que extrapola a verossimilhança espaciotemporal, sobreposições, jogo de atores enfatizando a alienação da realidade concreta – se tornariam marca de uma certa vertente do cinema experimental, que o teórico P. Adams Sitney chamou de “trance films” (filmes de transe).
The Witch’s Cradle (Maya Deren, EUA, 1943, 12′, pb, 16mm, exibição em arquivo digital)
Filme inacabado de Maya Deren, realizado em colaboração com o artista vanguardista francês Marcel Duchamp, que aliás é aqui ator. Filmado em Nova York, numa galeria de arte onde o artista costumava expor seus trabalhos, a obra apresenta sobretudo fragmentos, mas que nos deixam vislumbrar o resquício de um fio narrativo. A influência vanguardista na busca estética de Deren fica evidente nos movimentos de câmera, cenário utilizado e uso do close up.
Maya Deren’s Sink (Barbara Hammer, EUA, 2011, 30′, cor/pb, digital)
Ao descobrir no Anthology Film Archive uma pia que pertenceu a Maya Deren, Barbara Hammer decide mergulhar no universo da cineasta, considerada a “mãe do cinema experimental americano”. Ela visita e filma as casas onde Deren morou, em Los Angeles e Nova York, e onde realizou alguns de seus filmes. Através de especulações imagéticas e entrevistas (entre outros, com Judith Malina, Carolee Schneemann e Ross Lipmann), ela explora questões como espaço, tempo e forma na obra de Deren.