Programação

Sala de Cinema

Horários

08/11/2024 • 19:30h

Programa Maya Deren: Os filmes abandonados

Entrada franca
Sessão 1: Os filmes abandonados (70 min)
Classificação indicativa: 10 anos [LEG]

Tramas do Entardecer
Meshes of the Afternoon
Direção: Maya Deren e Alexander Hammid
EUA, 1943, 14 min, P&B, 16mm, exibição em arquivo digital.
Considerado um marco do cinema e um dos filmes que mais influenciaram os rumos do cinema experimental americano, foi realizado por Maya Deren em colaboração com seu então marido, o fotógrafo Alexander Hammid. Nesta sua primeira obra, filmada enquanto Deren ainda vivia na Califórnia (posteriormente, ela se mudaria para Nova York), a cineasta explora alguns procedimentos estéticos, notadamente a montagem, para criar o universo onírico que se tornaria a marca de seus primeiros filmes.

At Land
Direção: Maya Deren
EUA, 1944, 14 min, P&B, 16mm, exibição em arquivo digital.
Assim como em Tramas do Entardecer, Maya Deren continua a explorar em At Land uma estética em prol do onírico e do abstrato, que em muito reverbera o impacto que teve sobre ela a arte surrealista. Esses mesmos procedimentos estéticos – montagem que extrapola a verossimilhança espaciotemporal, sobreposições, jogo de atores enfatizando a alienação da realidade concreta – se tornariam marca de uma certa vertente do cinema experimental, que o teórico P. Adams Sitney chamou de “trance films” (filmes de transe).

The Witch’s Cradle
Direção: Maya Deren
EUA, 1943, 12 min, P&B, 16mm, exibição em arquivo digital.
Filme inacabado de Maya Deren, realizado em colaboração com o artista vanguardista francês Marcel Duchamp, que aliás é aqui ator. Filmado em Nova York, numa galeria de arte onde o artista costumava expor seus trabalhos, a obra apresenta sobretudo fragmentos, mas que nos deixam vislumbrar o resquício de um fio narrativo. A influência vanguardista na busca estética de Deren fica evidente nos movimentos de câmera, cenário utilizado e uso do close up.

Maya Deren’s Sink
Direção: Barbara Hammer
EUA, 2011, 30 min, Cor/P&B, digital.
Ao descobrir no Anthology Film Archive uma pia que pertenceu a Maya Deren, Barbara Hammer decide mergulhar no universo da cineasta, considerada a “mãe do cinema experimental americano”. Ela visita e filma as casas onde Deren morou, em Los Angeles e Nova York, e onde realizou alguns de seus filmes. Através de especulações imagéticas e entrevistas (entre outros, com Judith Malina, Carolee Schneemann e Ross Lipmann), ela explora questões como espaço, tempo e forma na obra de Deren.

Veja a programação completa