Estão abertas as inscrições para o curso Jovem Produtor Audiovisual, um curso completo de cinema e completamente gratuito, que está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro.
O curso, que será realizado na Sala Décio Andriotti da Cinemateca Capitólio, terá aulas teóricas e práticas, oficinas com profissionais renomados do mercado e palestras sobre inclusão PCD e cinema indígena. Serão feitos 5 filmes pelos alunos, que posteriormente serão inscritos em diversos festivais.
O conteúdo trata desde o roteiro, passando pelas produções, o set de filmagem nas aulas práticas e até a distribuição. O curso disporá de equipamento de gravação e de luz completa, cabendo ao aluno levar apenas caderno e caneta. Os encontros vão de 5 de março até 6 de junho, sempre terças e quintas, das 18:30 às 20:30 e com as oficinas em sábados alternados das 14:30 às 18:30. Após as aulas teóricas, grupos de alunos rodarão seus filmes com a tutoria do professor.
O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo e tirou o primeiro lugar na linha de capacitação para o município de Porto Alegre. Na primeira edição, realizada em 2023, foram rodados oito curtas, dentre eles o primeiro filme feito majoritariamente por neurodivergentes e o primeiro completamente feito por mulheres negras.
No processo de seleção, serão fornecidas 60% das vagas para pessoas de baixa renda, minorias étnicas (pessoas negras, pardas, indígenas, pessoas vindas de comunidades tradicionais, populações nômades) e pessoas trans.
O professor titular, Marcos Kligman, tem 20 anos no audiovisual e 12 anos dando oficinas e cursos na área. Para ele “O cinema gaúcho é a atividade mais elitista entre as artes, com os cursos de cinema cobrando fortunas. Isso despeja nas cadeias produtivas apenas profissionais com alto poder aquisitivo, que acabam retratando o mundo de modo limitado, a partir da sua classe social”, opina. “Esse quadro precisa mudar para que nosso cinema faça filmes mais ousados e relevantes em termos nacionais e internacionais. E é isso que nós vamos fazer”
O manifesto com as informações e inscrições podem ser feitas pelo instagram @jovemprodutoraudiovisual ou no site da Cinemateca Capitólio.
Palestras:
Mimi Aragón – Acessibilidade no Audiovisual
Vherá Xunu – O cinema indígena
Oficineiros:
Leco Petersen – Oficina de Filmmaker
Sandro Dreher – Direção de produção
Pablo Ubatuba – Direção de Arte
Tula Anagnostopoulos – Montagem e Edição
Ray Fisch – Som Direto
Eduardo “Baiano” Rosa – Direção de Fotografia
Serviço:
O quê: Curso gratuito de cinema
Onde: Na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre
Como: Com recursos da lei Paulo Gustavo
Quando: Inscrições até 28 de Fevereiro
Quem: Marcos Kligman e mais oficineiros e palestrantes