A partir do dia 15 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio apresenta três filmes do realizador português João Pedro Rodrigues: O Ornitólogo, Fogo-Fátuo e Onde fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois (este com codireção de João Rui Guerra da Mata). O valor do ingresso é R$ 16,00.
FILMES
Fogo-Fátuo
Portugal/França, 2022, 67 minutos, DCP
Direção: João Pedro Rodrigues
Classificação: 18 anos
Distribuição: Vitrine Filmes
2069, ano talvez erótico – logo veremos –, mas fatídico para um rei sem coroa. No seu leito de morte, uma canção antiga o faz rememorar árvores, um pinhal ardido e o tempo em que o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios foi também o despontar de outro desejo.
O Ornitólogo
Portugal/Brasil/França, 2018, 118 minutos, DCP
Direção: João Pedro Rodrigues
Classificação: 14 anos
Distribuição: Vitrine Filmes
Fernando é um homem de 40 anos que trabalha como um ornitólogo. Ele decide viajar pelo curso de um rio a bordo de um caiaque, mas quando uma correnteza forte derruba sua pequena embarcação, ele inicia uma jornada sem volta.
Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois
Portugal/França, 2022, 88 minutos, DCP
Direção: João Pedro Rodrigues
Classificação: 14 anos
Distribuição: Bretz Filmes
Da nossa janela avista-se um set do filme Os Verdes Anos, realizado por Paulo Rocha em 1963. Este foi o nosso ponto de partida: guiados pelo olhar de Rocha, voltamos a olhar para os locais daquele filme. Os sucessivos estratos geológicos, urbanísticos e sociais de Lisboa, assediados pela pandemia que interrompeu as filmagens, desenham-se diante da nossa câmara, como uma improvisação de jazz contemporâneo a partir de uma partitura escrita em 1963.