Janeiro de 1958. Em uma crítica sobre Amargo Triunfo publicada na revista francesa Cahiers du Cinéma, Jean-Luc Godard apontou: “Havia o teatro (Griffith), a poesia (Murnau), a pintura (Rossellini), a dança (Eisenstein), a música (Renoir). Agora há o cinema. E o cinema é Nicholas Ray”.
Março de 2006, na Sala de Cinema P. F. Gastal, após uma exibição de O Bígamo no Projeto Raros, a cinéfila Aida Ferrás empolgou-se na saída do filme e fez sua voz ecoar no vão da Usina do Gasômetro: “exibam mais filmes dela, Ida Lupino é cinema!”
Para celebrar o entusiasmo dos dois cinéfilos apaixonados, a Cinemateca Capitólio apresenta a partir de 14 de outubro a mostra O Cinema é Nicholas Ray e Ida Lupino, com oito filmes dirigidos por dois nomes incontornáveis da virada moderna do cinema hollywoodiano, incluindo Johnny Guitar, No Silêncio da Noite, O Mundo Odeia-me, e Cinzas que Queimam, obra iniciada por Ray que contou com a mão de Lupino, originalmente atriz da obra, em sua finalização.
Em novembro, uma segunda parte do ciclo apresentará mais filmes, com foco nos trabalhos de atuação de Ray e Lupino.
O valor do ingresso é R$ 10,00.
FILMES
Amarga Esperança
(They Live by Night)
EUA, 1948, 95’, digital
Direção: Nicholas Ray
Classificação: 14 anos
Um delinquente foi condenado a apodrecer na prisão. Ele, entretanto, planeja sua fuga. Ao finalmente colocar o plano em ação, ele se fere após seus comparsas o levarem para um assalto. Contudo, o acontecido vai desencadear uma mudança em sua vida, já que ele se apaixona pela enfermeira que restabelece sua saúde – um relacionamento já condenado desde o início.
No Silêncio da Noite
(In a Lonely Place)
EUA, 1950, 93’, digital
Direção: Nicholas Ray
Classificação: 10 anos
Dixon Steele (Humphrey Bogart) se vê envolvido em um crime do qual é o principal suspeito, mas sua amável vizinha Laurel Gray (Gloria Grahame) lhe proporciona um álibi. A amizade deles rapidamente se transforma em amor. Mas será que desconfianças, dúvida e os demônios internos de Steele vão atrapalhar essa relação?
O Mundo é o Culpado
(Outrage)
EUA, 1950, 16 anos, 75’, digital
Direção: Ida Lupino
Jovem é estuprada ao voltar para casa. Traumatizada, ela foge de casa e do noivo e tenta reconstruir a vida em outra cidade.
Cinzas que Queimam
(On Dangerous Ground)
EUA, 1951, 14 anos, 82’, digital
Direção: Nicholas Ray e Ida Lupino
Amargurado pelos anos de contato direto com a escória da sociedade, um detetive de polícia durão é designado para investigar a morte de uma jovem fora da cidade. Logo conhece o pai da vítima, e fica tomado pelo desejo de vingança. Mas a irmã do assassino lhe pede uma chance para que ele se regenere. Terá de tomar uma difícil decisão sobre o caso.
O Mundo Odeia-me
(The Hitch-hiker)
EUA, 1953, 12 anos, 71’, digital
Direção: Ida Lupino
Dois viajantes de meia-idade cometem o erro de suas vidas quando decidem ajudar um misterioso e psicótico viajante pedindo carona na estrada. Ele nunca fecha o olho direito – mesmo quando está dormindo!
O Bígamo
(The Bigamist)
EUA, 1953, 14 anos, 79’, digital
Direção: Ida Lupino
Em San Francisco, o empresário Harry Graham e sua esposa Eve (também parceira de negócios) desejam adotar um filho. Quando o detetive particular Jordan descobre que Graham tem outra esposa, Phyllis, e um filho pequeno em Los Angeles, ele confessa tudo.
Johnny Guitar
EUA, 1954, 12 anos, 110’, digital
Direção: Nicholas Ray
Vienna (Joan Crawford), dona de um saloon próximo da ferrovia, tem planos ambiciosos para seu terreno. Emma Small (Mercedes McCambridge), filha de um rico fazendeiro da cidade vizinha, não pretende deixar que ela os realize. Emma é apaixonada por Dancin’ Kid (Scott Brady), que prefere Vienna. Tentando se livrar da inimiga, a herdeira manda seus capangas destruírem o saloon e inicia uma verdadeira guerra, na qual Vienna conta com o luxuoso auxílio de uma importante figura de seu passado: Johnny Guitar (Sterling Hayden).
Amargo Triunfo
(Bitter Victory)
EUA, 1957, 12 anos, 102’, digital
Direção: Nicholas Ray
Durante a Segunda Guerra Mundial, dois oficiais britânicos travam um conflito de valores em pleno deserto, enquanto levam a cabo uma importante missão. O que alimenta este conflito é o fato de que a esposa de um foi a amante do outro, no passado.
GRADE DE HORÁRIOS
14 a 25 de outubro de 2023
14 de outubro (sábado)
19h30 – Cinzas que Queimam
15 de outubro (domingo)
19h – Johnny Guitar
17 de outubro (terça-feira)
19h30 – O Mundo Odeia-Me
18 de outubro (quarta-feira)
19h – No Silêncio da Noite
19 de outubro (quinta-feira)
15h – No Silêncio da Noite
17h – Amargo Triunfo
20 de outubro (sexta)
15h – Cinzas que Queimam
16h30 – O Mundo é o Culpado
18h – O Bígamo
21 de outubro (sábado)
15h – Amarga Esperança
22 de outubro (domingo)
15h – O Mundo é o Culpado
24 de outubro (terça)
15h – O Bígamo
25 de outubro (quarta)
15h – Amargo Triunfo