De 6 a 16 de agosto, a mostra Víctor Erice, mestre espanhol apresenta obras icônicas realizadas entre 1969 e 1983 por um dos nomes mais importantes do cinema moderno da Espanha.
A programação é uma realização da Cinemateca Capitólio e do Instituto Cervantes de Porto Alegre, com apoio do Ministerio de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación.
A partir do dia 1º de agosto, para aquecer a mostra, a Cinemateca Capitólio apresenta quatro filmes favoritos do diretor espanhol: Ladrões de Bicicleta, de Vittorio de Sica, O Intendente Sansho, de Kenji Mizoguchi, O Rio Sagrado, de Jean Renoir, e O Homem que Matou o Facínora, de John Ford. A programação tem apoio da Versátil Filmes.
O valor do ingresso é R$ 10,00.
VÍCTOR ERICE
Com três longas-metragens essenciais na história do cinema espanhol, produzidos em diferentes décadas, Víctor Erice movimenta-se entre o filosófico e o espiritual, com personagens enraizados em determinadas épocas, espaços e momentos históricos, em narrativas delicadas e fabulares.
Víctor Erice viveu sua infância e adolescência em San Sebastián, no norte da Espanha. Aos 17 anos, mudou-se para Madrid para prosseguir os estudos universitários. Em 1960, ingressou na Escola Oficial de Cinematografia, onde se formou na especialidade de Direção Cinematográfica. Em 1968, estreou como diretor profissional filmando um dos três episódios de Los desafíos, do qual também participaram Claudio Guerín e José Luis Egea. Em 1973, rodou seu primeiro longa-metragem, O Espírito da Colméia, premiado com a Concha de Ouro no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián naquele mesmo ano. Em 1983, dirigiu o filme O Sul, baseado no conto homônimo de Adelaida García Morales, obra que sempre considerou inacabada. 1992 foi o ano de O Sol do Marmelo, realizado em colaboração com o pintor Antonio López e apresentado no Festival de Cinema de Cannes, onde ganhou o Prêmio do Júri e o Prêmio da Crítica Internacional. Em 2023, Erice lançou no Festival de Cannes seu quarto longa-metragem, Cerrar los Ojos, com grande aclamação da crítica.
FILMES
O ESPÍRITO DA COLMEIA
(El Espírtú de la Colmena)
Espanha, 1973, 97 minutos, digital
Direção: Víctor Erice
Classificação: 16 anos
Em uma pequena aldeia na Espanha em 1940, na esteira da devastadora guerra civil do país, Ana, uma menina de seis anos de idade, assiste um filme de Frankenstein numa exibição itinerante e fica com essa imagem gravada na memória. Produzido no momento em que o regime de Franco se aproximava do fim, o filme é um fascinante retrato da vida interior de uma criança e, visualmente, um dos filmes mais arrebatadores já feitos.
O SUL
(El Sur)
Espanha, 1983, 93 minutos, digital
Direção: Víctor Erice
Classificação: 16 anos
Estrella vive em algum lugar no norte da Espanha e é fascinada pelos segredos do sul, escondidos nos traços de seu pai. Durante sua infância, o pai de Estrella sempre fez parte de um mundo misterioso pra ela. Ao crescer, ela descobre que ele amou profundamente uma mulher. Baseado no romance homônimo de Adelaida García Morales.
Os Desafios
Espanha, 1969, 102 minutos, DCP
Direção: José Luis Egea, Víctor Erice e Claudio Guerín
Classificação: 18 anos
Três episódios que culminam em um surto de violência: um pai, ator de renome e dono de uma mansão luxuosa, teme perder a filha para um oficial americano; um marido adúltero, dono de uma extensa propriedade onde cria touros, se sente enganado ao descobrir que sua esposa também foi infiel a ele; um jovem viajante americano em terras espanholas decide que sua viagem e a de seus companheiros não devem continuar.
FAVORITOS DE VÍCTOR ERICE
LADRÕES DE BICICLETA
(Ladri di Biciclette)
Itália, 1948, 89 minutos, HD
Direção: Vittorio de Sica
Classificação: 12 anos
Na Itália depauperada pós-Segunda Guerra Mundial, um sujeito consegue a duras penas um emprego de pendurar pôsteres pela cidade. No entanto, assim que sua bicicleta, necessária ao trabalho, é roubada, ele inicia uma verdadeira jornada ao lado do filho para recuperar seu meio de sustentar a família.
O RIO SAGRADO
(The River)
EUA/França/Reino Unido/Índia, 1951, 99 minutos, HD
Direção: Jean Renoir
Classificação: 14 anos
Três adolescentes moram próximas de um grande rio na Índia. Harriet é a mais velha de uma família de ingleses; Valerie é a única filha de um industrial norte-americano; e Melanie, tem um pai americano e uma mãe indiana. Um dia, um homem aparece e se torna o primeiro amor das três.
O INTENDENTE SANSHO
(Sansho dayu)
Japão, 1954, 124 minutos, HD
Direção: Kenji Mizoguchi
Classificação: 16 anos
No final do período Heian (entre os séculos XI e XII), um governador é mandado para o exílio por desobediência, e por defender camponeses pobres. Sua mulher, Tamaki, e os dois filhos, Zushio e Anju, vão ao seu encontro, mas são enganados durante a viagem por traficantes de escravos. Tamaki é levada para a ilha de Sado, onde é forçada a prostituir-se. Anju e Zushio são vendidos como escravos ao intendente Sansho. Dez anos mais tarde, a memória da mãe retorna na forma de uma triste canção que se popularizou em Sado.
O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA
(The Man who Shot Liberty Valance)
EUA, 1963, 123 minutos, HD
Direção: John Ford
Classificação: 14 anos
O senador Ransom Stoddard volta à cidade onde passou a juventude para o enterro de um amigo. Lá, revive os anos de sua iniciação política e conta a verdadeira história sobre como o terrível bandido Liberty Valance foi morto.
GRADE DE HORÁRIOS
1 de agosto (terça-feira)
15h – O Rio Sagrado
17h – O Intendente Sansho
19h30 – Ladrões de Bicicleta
2 de agosto (quarta-feira)
15h – Ladrões de Bicicleta
17h – O Rio Sagrado
19h – O Homem que Matou o Facínora
3 de agosto (quinta-feira)
15h – O Homem que Matou o Facínora
17h30 – O Rio Sagrado
4 de agosto (sexta-feira)
15h – O Intendente Sansho
17h30 – Ladrões de Bicicleta
6 de agosto (domingo)
19h – O Espírito da Colmeia
8 de agosto (terça-feira)
15h – O Rio Sagrado
17h – O Sul
9 de agosto (quarta-feira)
15h – Ladrões de Bicicleta
17h – O Espírito da Colmeia
10 de agosto (quinta-feira)
15h – O Homem que Matou o Facínora
11 de agosto (sexta-feira)
15h – O Intendente Sansho
19h30 – Projeto Raros Especial: Os Desafios
12 de agosto (sábado)
15h – O Rio Sagrado
13 de agosto (domingo)
15h – O Espírito da Colmeia
19h – O Sul
15 de agosto (terça-feira)
15h – O Sul
16 de agosto (quarta-feira)
15h – O Espírito da Colmeia