No sábado, 10 de junho, às 18h30, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão especial do documentário Antunes Filho – Do Coração para o Olho, dirigido por Cristiano Burlan. Após a sessão, acontece um debate com Burlan e o ator e diretor teatral Carlos Ramiro Fensterseifer, que trabalhou com Antunes Filho. Entrada franca.
Para complementar a exibição, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão gratuita de Compasso de Espera, o único longa-metragem dirigido por Antunes Filho, e um ciclo de filmes estrelados pela sua atriz de cinema favorita, Louise Brooks, e três obras que trazem personagens inspiradas por ela: Cabaret, de Bob Fosse, Totalmente Selvagem, de Jonathan Demme, e A Morte lhe Cai Bem, de Robert Zemeckis.
As sessões dos filmes do ciclo de Louise Brooks custam R$ 10,00.
FILMES
ANTUNES FILHO – DO CORAÇÃO PARA O OLHO
Brasil, 2022, 74 minutos, DCP
Direção: Cristiano Burlan
As incursões de Antunes Filho pelo audiovisual, passando por seus teleteatros e pelo filme Compasso de Espera. Nesse trânsito de linguagens, compreendemos as motivações e reflexões desse fazedor de teatro e cinéfilo. Através de materiais de arquivo, que revelam o cinema percebido e falado pelo próprio diretor, vemos como sua paixão pelo cinema interferiu em sua estética.
A MÃE
Brasil, 2022, 94 minutos, DCP
Direção: Cristiano Burlan
A jornada de Maria, migrante nordestina e vendedora ambulante em busca de seu filho Valdo, supostamente assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde mora. Ela não tem nenhuma notícia que a ajude a encontrá-lo. Essa tragédia deixa uma ferida profunda na personalidade de Maria, que passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade.
COMPASSO DE ESPERA
Brasil, 1973, 98 minutos, digital
Direção: Antunes Filho
O poeta e publicitário Jorge de Oliveira é apadrinhado por Dr. Macedo Alves, ex-patrão de sua mãe, tem uma vida confortável, bem diferente da maioria dos negros. O protagonista vivencia inúmeras situações de preconceito, inclusive por parte dos amigos. Vive completamente afastado da família de origem humilde, da qual parece ter vergonha.
A CAIXA DE PANDORA
(Die Büchse der Pandora)
Alemanha, 1929, 133 minutos, DCP
Direção: G. W. Pabst
A beleza e o charme da jovem Lulu (Louise Brooks) costuma deixar os homens atordoados. Em um dos seus jogos de sedução, ela conquista o amor de Peter Schön, diretor de um importante jornal. Embalados pelo romance, os dois se casam rapidamente, mas existe um entrave para a harmonia do relacionamento: Peter tem ciúmes de seu próprio filho, Alwa.
DIÁRIO DE UMA GAROTA PERDIDA
(Tagebuch einer Verlorenen)
Alemanha, 1929, 107 minutos, DCP
Direção: G. W. Pabst
Thymian é uma jovem mimada que vive com seu pai, um bem-sucedido farmacêutico. Um dia, sua empregada, Elisabeth, vai embora e logo depois é encontrada morta. Ao descobrir as razões de sua fuga, a jovem procura consolo nas mãos do oportunista Meinert, que a engravida. Mas Thymian se recusa a casar com o pai da criança, e a família decide então mandá-la para um reformatório. Polêmico e sensual, o filme marca a segunda parceria de G.W. Pabst com a estrela Louise Brooks, realizado logo após o sucesso de A caixa de Pandora.
UMA NOIVA EM CADA PORTO
(A Girl in Every Port)
EUA, 1928, 78 minutos, digital
Direção: Howard Hawks
No primeiro grande sucesso de Howard Hawks, acompanhamos as aventuras de dois marinheiros que procuram viver um romance cada vez que atracam em um porto. As confusões com as mulheres só não superam a profunda amizade que os une, provocando as divertidas reviravoltas que um dia tornariam célebre seu diretor.
MENDIGOS DA VIDA
(Beggars of Life)
EUA, 1928, 82 minutos, digital
Direção: William A. Wellman
Depois de matar seu padrasto, uma garota tenta fugir do país com um jovem vagabundo.
WINDY RILEY VAI A HOLLYWOOD
(Windy Riley Goes Hollywood)
EUA, 1931, 18 minutos, digital
Direção: Roscoe ‘Fatty’ Arbuckle
Um piloto numa corrida direta de Nova York para São Francisco acaba indo parar em Hollywood, onde começa a trabalhar atrapalhadamente num estúdio de cinema e desenvolve uma obstinação em abrilhantar a carreira de uma linda, mas decadente, atriz.
BANDIDOS ENCOBERTOS
(Overland Stage Raiders)
EUA, 1938, 55 minutos, DCP
Direção: George Sherman
Depois que um carregamento de ouro é roubado, os Três Mosqueteiros do Oeste chegam à conclusão de que o melhor a fazer é comprar um avião para despachar cargas valiosas pelo ar. Então, eles vendem todas as suas cabeças de gado e investem na aeronave. Protagonizado por John Wayne, é o último filme com a participação de Louise Brooks.
CABARET
EUA, 1972, 124 minutos, DCP
Direção: Bob Fosse
Na Berlim de 1933, uma cantora americana se transforma em atração no Kit Kat Club. Sua vida, carreira e amores se desenvolvem paralelamente à ascensão do nazismo, enquanto ela se envolve ao mesmo tempo com um professor de inglês e um nobre alemão.
TOTALMENTE SELVAGEM
(Something Wild)
EUA, 1986, 113 minutos, DCP
Direção: Jonathan Demme
A vida sem graça do empresário Charles Driggs muda quando ele conhece a selvagem Lulu. Ela o arrasta em uma viagem e o faz deixar para trás seus antigos valores. Mas o violento ex-marido de Lulu sai da prisão e deixa claro que a quer de volta.
A MORTE LHE CAI BEM
(Death Becomes Her)
EUA, 1992, 104 minutos, DCP
Direção: Robert Zemeckis
Helen, uma tímida escritora, e Madeline, uma famosa atriz, se odeiam há anos. Madeline é casada com Ernest, que já foi noivo de Helen. Depois de se recuperar de um colapso mental, Helen jura vingança e decide roubar Ernest de volta. As duas rivais bebem em segredo uma milagrosa poção contra o envelhecimento. Mas quando se enfrentam e tentam matar uma a outra, descobrem que a poção as tornou imortais e que a “vida” nunca mais será a mesma novamente.
GRADE DE HORÁRIOS
10 de junho (sábado)
18h30 – Antunes Filho – Do Coração para o Olho + debate
11 de junho (domingo)
17h – Compasso de Espera
19h – A Mãe
13 de junho (terça-feira)
17h – Mendigos da Vida
19h – A Caixa de Pandora
14 de junho (quarta-feira)
17h – Windy Riley vai a Hollywood + Bandidos Encobertos
19h – Diário de uma Garota Perdida
15 de junho (quinta-feira)
15h – Uma Noiva em Cada Porto
19h – Mendigos da Vida
16 de junho (sexta-feira)
15h – Diário de uma Garota Perdida
19h – Cabaret
17 de junho (sábado)
15h – Mendigos da Vida
16h30 – Uma Noiva em Cada Porto
18 de junho (domingo)
15h – A Caixa de Pandora
19h – A Morte lhe Cai Bem
20 de junho (terça-feira)
15h – Cabaret
21 de junho (quarta-feira)
15h – A Morte lhe Cai Bem
19h – Totalmente Selvagem
22 de junho (quinta-feira)
15h – Diário de uma Garota Perdida
17h – Totalmente Selvagem
19h – Windy Riley vai a Hollywood + Bandidos Encobertos