Variações sobre um tema: Diga Amém, Alguém & Ornette: Made in America
20 de março de 2019

Nos dias 30 e 31 de março, a Cinemateca Capitólio Petrobras e o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre apresentam a sessão dupla Variações sobre um tema, com a exibição das cópias restauradas de Diga Amém, Alguém, de George T. Nierenberg, e Ornette: Made in America, de Shirley Clarke. Com curadoria e produção de Aaron Cutler e Mariana Shellard, da Mutual Films, sessão faz parte da programação da Semana dos Estados Unidos em Porto Alegre. Entrada franca.

 

VARIAÇÕES SOBRE UM TEMA:

Diga amém, alguém & Ornette: Made in America

Semana dos Estados Unidos na Cinemateca Capitólio Petrobras

A sessão dupla “Variações sobre um tema” traz para a Cinemateca Capitólio Petrobras duas grandes obras do cinema documental que apresentam o melhor da música e cultura norte-americanas. Diga amém, alguém (1982), dirigido por George T. Nierenberg, é um comovente retrato da vida de cantores gospel, protagonizado por Thomas A. Dorsey e Willie Mae Ford Smith, o primeiro, responsável por levar a palavra de Deus para o blues e este para dentro das igrejas, e, a segunda, a voz que popularizou a recém criada música gospel nos anos de 1930. Ornette: Made in America (1985), dirigido por Shirley Clarke, mimetiza o estilo ousado e único do criador do free jazz, Ornette Coleman, através de cenas de concertos realizados em diferentes momentos de sua carreira, entrevistas e dramatizações esporádicas de sua infância.

Os dois filmes serão exibidos em cópias digitais recém-restauradas da distribuidora norte-americana Milestone Film & Video. A sessão dupla tem curadoria e produção de Aaron Cutler e Mariana Shellard, e conta com o patrocínio do Consulado dos Estados Unidos no Brasil em Porto Alegre. Leia mais sobre a sessão em texto assinadora pelos curadores.

 

 

DIGA AMÉM, ALGUÉM

(Say Amen, Somebody)

dir. George T. Nierenberg, 1982, EUA, 101min, 35 mm para DCP

30/03 – 19h30

31/03 – 18h

Diga amém, alguém é um comovente retrato da vida de cantores gospel protagonizado por Thomas A. Dorsey (1899-1993) e Willie Mae Ford Smith (1904-94), o primeiro, responsável por levar a palavra de Deus para o blues e este para dentro das igrejas protestantes dos Estados Unidos e a segunda, a voz que popularizou a recém criada música gospel nos anos de 1930. Emocionantes apresentações musicais, durante as quais ouvimos as boas novas nas vozes de grandes cantores como Willie Mae, Zella Jackson Price, as irmãs Barrett e os gêmeos O’Neal, são intercaladas por vislumbres de suas vidas cotidianas, seus conflitos familiares, o sucesso material, o chamado divino e as contradições do machismo perante um dom predominantemente feminino.

O filme foi restaurado em 4K a partir do negativo óptico em 35 mm pela Metropolis Post, com o áudio restaurado pela Audio Mechanics. A restauração foi produzida pelo Academy Film Archive, Smithsonian National Museum of African American History and Culture e pela Milestone Film & Video e estreou no Festival de Berlim em 2019.

 

ORNETTE: MADE IN AMERICA

dir. Shirley Clarke, 1985, EUA, 77min, 35 mm para DCP

30/03 – 21h30

31/03 – 16h

 

O último filme concluído de Shirley Clarke, uma importante cineasta experimental nova-iorquina, se estrutura de forma não linear, mimetizando o estilo ousado e único do criador do free jazz, Ornette Coleman (1930-2015). Ele intercala depoimentos de músicos, teóricos, amigos e parentes, trechos de apresentações musicais e dramatizações da infância do músico, sugerindo uma narrativa do pobre garoto que de sua cidade natal e retorna como herói. O fio condutor é a performance de uma nova composição sinfônica de Coleman, “Skies of America”, realizada na sua cidade de Fort Worth, Texas, a partir da qual alternam-se outras peças musicais, como uma homenagem ao arquiteto visionário Buckminster Fuller – um dos heróis do jazzista – o encontro com os músicos marroquinos de Joujouka, do qual também participam William S. Burroughs e o músico e crítico Bob Palmer, e uma experiência midiática de comunicação via satélite com músicos tocando juntos, a quilómetros de distância, no Harlem e no World Trade Center.

O filme Ornette: Made in America foi preservado a partir do negativo original em 35 mm pelo restuarador Ross Lipman do UCLA Film & Television Archive, com o áudio restaurado pela Auto Mechanics. A restauração digital foi feita em parceria de Lipman com Ed Lachman (o cinegrafista do filme) e Dennis Doros, da distribuidora Milestone Films.

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