De 19 a 26 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta quatro sessões especiais dentro da programação da mostra Quanto Mais Quente Melhor.
Na terça-feira, 19 de fevereiro, às 20h, Clara Corleone e Juliana Costa, apresentadoras do programa de rádio Todas as Mulheres do Mundo, debatem a obra-prima erótica O Pecado Mora ao Lado, de Billy Wilder.
Na quarta-feira, 20 de fevereiro, às 20h, Jorge Furtado comenta a sessão de seu primeiro longa-metragem de ficção, Houve uma Vez Dois Verões, com projeção em 35mm.
No domingo, 24 de fevereiro, às 1930, acontece a sessão única de Eternamente Sua, o filme que colocou o nome do tailandês Apichatpong Weerasethakul no mapa do cinema mundial. A exibição será apresentada pelo programador Leonardo Bomfim.
Na terça-feira, 26 de fevereiro, às 19h30, acontece a sessão de Decameron, uma das célebres obras da trilogia da vida de Pasolini, comentada pela crítica e pesquisadora Fatimarlei Lunardelli, que realizou em 2018 o curso Pier Paolo Pasolini: Intelectual e Cineasta Maldito.
O valor dos ingressos é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
FILMES
O PECADO MORA AO LADO
(The Seven Year Itch)
Estados Unidos, 1955, 105 minutos, HD
Direção: Billy Wilder
Richard Sherman é um editor de livros que se sente “solteiro” quando a mulher e o filho viajam em férias. Ele começa a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem, que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.
DECAMERON
(Il Decameron)
Itália, 1971, 112 minutos, HD
Direção: Pier Paolo Pasolini
Coletânea de nove contos do Decameron de Giovanni Boccaccio: um jovem rico é duplamente enganado; um rapaz finge ser surdo-mudo para conseguir emprego como jardineiro num convento; uma mulher tenta esconder seu amante quando o marido chega mais cedo em casa; um malandro engana um padre em seu leito de morte; irmãos que querem se vingar do amante da sua irmã; um padre astuto tenta seduzir a mulher de seu amigo; dois pilotos com medo do inferno; uma jovem dorme no telhado para encontrar o namorado à noite e um pintor em busca de inspiração para criar uma obra de arte.
HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES
Brasil, 2002, 90 minutos, 35mm
Direção: Jorge Furtado
Chico, adolescente em férias na “maior e pior praia do mundo”, encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre “aquela noite”, mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.
ETERNAMENTE SUA
(Sud Sanaeha)
Tailândia, 2002, 122 minutos, digital
Direção: Apichatpong Weerasethakul
Roong aguarda ansiosamente pelo dia em que poderá voltar para os braços de seu amante Min, um birmanês que vive ilegalmente na Tailândia. Ela paga a senhora Orn para que cuide do homem, enquanto procura um lugar para viverem com paz e tranquilidade. Certa tarde, Min leva Roong para um piquenique na floresta, onde seu caminho cruzará novamente com o da senhora Orn.