Novidades

Dr. Mabuse no Projeto Raros
8 de junho de 2018

Para celebrar o frisson da expectativa pelo início da Copa do Mundo, o Projeto Raros apresenta na sexta-feira, 15 de junho, às 20h, um remake alemão: O Testamento do Dr. Mabuse (Das Testament des Dr. Mabuse, 1962, 88 minutos), de Werner Klingler. Após a exibição, acontece um debate com o crítico Carlos Thomaz Albornoz e a pesquisadora Janaína Gamba, que dedica o doutorado à trilogia do Dr. Mabuse de Fritz Lang. Com projeção digital e legenda em inglês, a sessão tem entrada franca.

Também conhecido pelo título americano, The Terror of Doctor Mabuse, o filme de Werner Klingler é uma refilmagem sessentista do clássico O Testamento do Dr. Mabuse, realizado por Fritz Lang em 1933. Na obra, uma misteriosa onda de crimes varre Berlim, enlouquecendo o inspetor de polícia responsável pelas investigações – principalmente quando todas as pistas levam ao Dr. Mabuse, um gênio do crime que está internado há muitos anos num hospital para doentes mentais e em estado catatônico.

“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no CineSesc de São Paulo. A partir de 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio Petrobras passa a receber provisoriamente o Projeto Raros.

Voltar