Programação

Sala de Cinema

Horários

21/01/2018 • 18:00h

(I) FRAME/Eadweard Muybridge, Zoopraxógrafo

(I) FRAME/Eadweard Muybridge, Zoopraxographer
(I) FRAME
11 minutos, 2016, EUA
Direção: Andrew Kim e Karissa Hahn
Exibição em arquivo de alta resolução.

Eadweard Muybridge, Zoopraxógrafo
59 minutos, 1975, EUA
Direção: Thom Andersen
Exibição em DCP.

 

(I) FRAME

Inspirados pelo filme de Andersen sobre Eadweard Muybridge, Kim e Hahn (ambos ex-estudantes de Andersen no CalArts) trabalharam juntos nesse estudo sobre imagens de robôs em movimento, gravadas na DARPA Robotics Challenge na Califórnia em 2015. Sobre o filme, os realizadores escreveram: “Um vídeo é um fluxo de informações cuja imagem em movimento se baseia na relação entre imagens fixas que são determinadas algoritmicamente. (I) frames, na linguagem de compressão de vídeo, se refere aos pontos entre os quais o movimento é interpolado. A interferência no posicionamento ou exclusão desses (I) frames resulta em falhas chamadas datamosh… o fluxo de nformação romp do, d sorgan zado … nterromp do … perd do…. o () frame remov do, reje tado… PORÉM, recuperado, o (I) frame, os parafusos eletrificados da máquina, são de uma única vez, reafirmados nessa dança macabra… (I) FRAME é um balé mecânico acionado no ritmo original que caracteriza o movimento na tela de 24 (I) frames por segundo…” Estreia brasileira. Exibição em arquivo de alta resolução.

Eadweard Muybridge, Zoopraxógrafo

Primeiro longa-metragem de Andersen, realizado durante seu curso de mestrado na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), o filme faz uma análise dos estudos sobre o movimento, principal projeto do fotógrafo Eadweard Muybridge (1830-1904). Nascido na Inglaterra, Muybridge migrou para os Estados Unidos em 1850, onde viveu até uma década antes de sua morte. Em 1880, recebeu amplo apoio da Universidade da Pensilvânia para desenvolver esses estudos, compostos por mais de 100.000 imagens fotográficas de animais e humanos executando diferentes atividades esportivas e cotidianas.

Andersen mostra a abrangente variedade de tipos físicos fotografados por Muybridge, e animados no filme, como homens e mulheres atléticos, gordos, deficientes físicos e mentais, em ações simples e corriqueiras, descrevendo o olhar objetivo e não hierárquico do fotógrafo. O filme expõe o papel inovador de Muybridge tanto sob o aspecto tecnológico como sociológico, mostrando o caráter progressista de suas imagens que expunham homens e mulheres despidos em cenas de afeto em um período ainda muito conservador, no qual a deformidade física era chocante e a nudez era considerada obscena.

Eadweard Muybridge, zoopraxógrafo foi restaurado em 2013 por Ross Lipman no UCLA Film & Television Archive. Exibição em DCP.

Veja a programação completa