MELODRAMAS EXTRAORDINÁRIOS NO PROJETO RAROS
O Projeto Raros apresenta uma programação especial com dois melodramas extraordinários na Cinemateca Capitólio entre agosto e setembro. No dia 25 de agosto, sexta-feira, às 19h30, o clássico mexicano Vende Caro o Teu Amor (Aventurera, 1950), de Alberto Gout, será exibido. No dia 08 de setembro, sexta-feira, às 19h30, Sensuela (1973), marco do cinema finlandês dirigido pelo mestre Teuvo Tulio, ganha exibição. As sessões têm entrada franca.
VENDE CARO O TEU AMOR
(Aventurera)
México, 1950, 100 minutos, digital com legendas em inglês
Direção: Alberto Gout
Classificação: 16 anos
Elena, 18 anos, surpreende a mãe com o amante, o que leva seu pai a um ato desesperado. Ela procura emprego de secretária, mas todos os homens querem abusar dela. Faminta, cai na conversa de uma cafetina que a embriaga, droga e a joga na prostituição. Até que se apaixona por um jovem rico que quer se casar com ela e a apresenta à sua mãe – nada menos do que a terrível Rosaura, a cafetina. Rosaura arma um plano para eliminar Elena. Um dos filmes favoritos de David Bowie, obra-prima da era de ouro do cinema mexicano protagonizado pela lendária atriz cubana Ninón Sevilla.
SENSUELA
Finlândia, 1973, 109 minutos, digital com legendas em português
Direção: Teuvo Túlio
Classificação: 18 anos
No final da Segunda Guerra Mundial, o aviador alemão Hans Müller pousa na Lapônia, norte da Finlândia. Uma garota local, Laila, filha única de um pastor de renas, o salva. Eles se apaixonam. O pai de Laila, Aslak, não gosta nada da ideia. Uma mistura de melodrama, sexploitation, roupas folclóricas da Lapônia, festas psicodélicas, sauna e castração. Incompreendido no lançamento, o filme realizado pelo grande mestre Teuvo Tulio hoje é considerado uma obra-prima do cinema finlandês. A sessão será apresentada pelo cineasta Bruno Carboni.