A segunda parte do ciclo dedicado aos 90 anos de King Kong, intitulada Antes do Código, será exibida entre 06 e 13 de abril na Cinemateca Capitólio. No novo panorama do Universo Kong, apresentamos 16 obras realizadas em Hollywood entre 1930 e 1933, antes da aplicação mais rigorosa da censura do Código Hays nos Estados Unidos.
King Kong, clássico de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack foi lançado no último ano em que os realizadores hollywoodianos puderam trabalhar com mais liberdade em relação a temas polêmicos e questões tabu dentro da sociedade norte-americana. O Código Hays foi desenvolvido ainda nos anos 1920, quando os estúdios de cinema decidiram criar a Associação de Produtores e Distribuidores de Filmes da América para tentar amenizar a imagem controversa e imoral da indústria cinematográfica do país. O primeiro presidente da instituição foi o líder presbiteriano Will H. Hays, que sugeriu aos grandes produtores a criação de um comitê para debater a censura aos filmes.
A lista de temas proibidos ou não recomendados, que só seria colocada em prática com maior controle a partir de 1934, incluía a profanação de símbolos religiosos, tráfico de drogas, a miscigenação, a nudez, a insinuação de perversões sexuais, a exploração da violência e o questionamento da instituição do casamento, entre tantos outros. O ciclo Universo Kong: Antes do Código possibilita um mergulho nas contradições morais das obras produzidas entre 1930 e 1933 no cinema hollywoodiano.
Filmes apresentados na primeira parte do ciclo, intitulada Selvageria, serão reprisados ao longo da semana.
FILMES
A MULHER PARISIENSE DOS CABELOS DE FOGO
(Red Headed Woman)
Estados Unidos, 1932, 79 minutos, DCP
Direção: Jack Conway
Lil (Jean Harlow) se relaciona com vários homens, casados ou não, para subir na vida. Roteiro de Anita Loos, a partir de esboço de F. Scott Fitzgerald, adaptado do romance de Katharine Brush. Foi banido no Reino Unido.
ASSIM AMAM AS MULHERES
(Christopher Strong)
Estados Unidos, 1933, 78 minutos, DCP
Direção: Dorothy Arzner
A aviadora Lady Cynthia (Katharine Hepburn) vê sua carreira ameaçada quando se apaixona por um homem casado (Colin Clive). Um dos grandes filmes de Arzner, produzido pela RKO, com roteiro de Zoe Akins.
DEPOIS DO CASAMENTO
(Bad Girl)
Estados Unidos, 1931, 88 minutos, DCP
Direção: Frank Borzage
Um homem e uma mulher, céticos sobre romance, acabam se apaixonando e se casam. Mas a falta de confiança assombra o casamento. Adaptação suavizada do controverso livro Bad Girl, de Viña Delmar.
IDADE PERIGOSA
(Wild Boys of the Road)
Estados Unidos, 1933, 68 minutos, DCP
Direção: William A. Wellman
Nas profundezas da Grande Depressão, dois adolescentes saem sozinhos para ajudar seus pais em dificuldades e descobrem que a vida na estrada é mais difícil do que o esperado.
HOLLYWOOD
(What Price Hollywood?)
Estados Unidos, 1932, 88 minutos, digital
Direção: George Cukor
A carreira de uma garçonete decola quando ela conhece um amável produtor beberrão de Hollywood. Produção da RKO, inspirado em argumento escrito pela jornalista Adela Rogers St. Johns sobre a vida da atriz Colleen Moore.
MADAME SATÃ
(Madam Satan)
EUA, 1930, 115 minutos, DCP
Direção: Cecil B. DeMille
Angela (Kay Johnson) e Bob (Reginald Denney) formam um rico casal. Mas Bob é infiel e Angela tem um plano para reconquistar a afeição do marido. Durante um baile de máscaras realizado a bordo de um magnífico dirigível, ela se fantasiará de Madam Satan para seduzir Bob e lhe dar uma lição.
POSSUÍDA
(Possessed)
EUA, 1931, 76 minutos, DCP
Direção: Clarence Brown
A ambiciosa operária Marion Martin (Joan Crawford) conhece um bem-sucedido rapaz (Clark Gable). Ele, entretanto, não pensar em casar, mas mantê-la como amante.
O DIABO A QUATRO
(Duck Soup)
EUA, 1933, 68 minutos, DCP
Direção: Leo McCarey
O pequeno país Freedonia está em enorme crise financeira. A Sra. Teadstale aceita doar 20 milhões de dólares aos caixas se o excêntrico e maluco T. Firefly (Groucho Marx) for eleito presidente. Uma das obras-primas dos Irmãos Marx.
SERPENTE DE LUXO
(Baby Face)
EUA, 1933, 75 minutos, DCP
Direção: Alfred E. Green
Lily Powers (Barbara Stanwyck) é uma alpinista social que utiliza o sexo como arma. Ela sempre foi explorada pelo pai negociante de bebidas ilegais, que a fazia se prostituir desde os quatorze anos de idade.
TRÊS… AINDA É BOM
(Three on a Match)
EUA, 1932, 68 minutos, DCP
Direção: Mervyn LeRoy
Três amigas de infância que tomaram caminhos diferentes se reencontram. Vivian se casou com um advogado rico e tem um filho. Maria leva uma vida de vícios e agora é atriz. Ruth é secretária. Uma reviravolta pode mudar o destino das amigas.
TREZE MULHERES
(Thirteen Woman)
EUA, 1932, 59 minutos, DCP
Direção: George Archainbaud
Treze mulheres que foram colegas de escola recebem horóscopos pessimistas de um místico, sempre prevendo suas mortes.
UMA LOIRA PARA TRÊS
(She Done Him Wrong)
EUA, 1933, 66 minutos, DCP
Direção: Lowell Sherman
Lou (Mae West) é cantora e dona de um cabaré em Nova York que costuma se envolver com homens criminosos dos arredores. Ela acaba sendo perseguida por dois empresários, ao mesmo tempo em que seu noivo sai da prisão.
UM TRISTE PRAZER
(Damaged Lives)
EUA, 1933, 61 minutos, DCP
Direção: Edgar G. Ulmer
Um caso extraconjugal leva um jovem casal a contrair uma doença venérea.
GRADE DE HORÁRIOS
06 a 13 de abril de 2023
06 de abril (quinta-feira)
15h – Zaroff, o Caçador de Vidas
16h15 – Serpente de Luxo
18h – Depois do Casamento
19h30 – Assim Amam as Mulheres
07 de abril (sexta-feira)
15h – Uma Loira para Três
16h15 – Idade Perigosa
18h – Monstros
19h30 – Projeto Raros: Madame Satã
08 de abril (sábado)
15h – Treze Mulheres
16h15 – O Diabo a Quatro
18h – A Mulher Parisiense dos Cabelos de Fogo
19h30 – Hollywood
09 de abril (domingo)
15h – Três… Ainda é Bom
16h15 – Possuída
18h – Zero de Conduta
19h30 – Uma Loira para Três
11 de abril (terça-feira)
15h – A Ilha das Almas Selvagens
16h15 – Serpente de Luxo
18h – Idade Perigosa
19h30 – Um Triste Prazer
12 de abril (quarta-feira)
15h – Depois do Casamento
16h30 – Assim Amam as Mulheres
18h – Treze Mulheres
19h30 – King Kong
13 de abril (quinta-feira)
15h – Um Triste Prazer
16h15 – Uma Loira para Três
18h – Três… Ainda é Bom
19h30 – O Atalante