A Cinemateca Capitólio celebra o aniversário de 90 anos de King Kong, obra-prima de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack lançada em março de 1933, com uma sessão especial no sábado, 18/03, às 18h, comentada pelo pesquisador Marcelo Severo.
A partir de terça-feira, 14/03, a Cinemateca Capitólio apresenta o ciclo Universo Kong, com filmes realizados entre 1931 e 1934, divididos em dois tópicos: Selvageria e Antes do Código. A primeira parte do ciclo, em cartaz até o dia 23/03, destaca produções de horror e aventura realizadas em Hollywood nos primeiros anos da era sonora. A programação possibilita um mergulho no imaginário violento do período que gerou King Kong, a partir de obras marcantes como O Médico e o Monstro, de Rouben Mamoulian, A Ilha das Almas Selvagens, de Erle C. Kenton, Zaroff, o Caçador de Vidas, de Ernest B. Schoedsack e Irving Pichel, e Monstros, de Tod Browning, entre outros clássicos.
O universo da selvageria é inspirado pela ambição de médicos, exploradores, produtores cinematográficos e outros nobres homens em suas viagens pelo mundo. Os mistérios das ilhas e das selvas distantes são enfrentados a partir de uma perspectiva colonialista que revela, em meio à violência generalizada, sentimentos contraditórios. A repulsa e o fascínio marcam as relações – dos personagens e das próprias narrativas – com a riqueza de outras culturas. O medo do desconhecido, tema marcante do período, ganha uma companhia indigesta nas grades cidades da Europa e dos Estados Unidos. Os assassinos em série e outras figuras monstruosas dão boas-vindas ao terror no quintal de casa.
A mostra Universo Kong ganha uma continuidade em abril, com novos títulos e reprises.
O valor do ingresso é R$ 10,00.
UNIVERSO KONG: SELVAGERIA
FILMES
O Médico e o Monstro
(Dr. Jekyll and Mr. Hyde)
EUA, 1931, 96 minutos, DCP
Direção: Rouben Mamoulian
Na clássica história baseada no romance de Robert Louis Stevenson, Dr. Jekyll é um renomado médico que estuda a possibilidade de separação do lado ‘bom’ e do lado ‘mau’ das pessoas. Numa de suas experiências, acaba transformando-se em um monstro, Mr. Hyde, o que lhe trará terríveis consequências.
Ave do Paraíso (Projeto Raros)
(Bird of Paradise)
EUA, 1932, 80 minutos, DCP
Direção: King Vidor
Uma garota nativa se apaixona por uma visitante em sua ilha na Polinésia, mas ela é escolhida para ser sacrificada ao deus do vulcão. Produção da RKO dirigida por King Vidor no Havaí, o filme causou grande furor no lançamento por conta da sensualidade transbordante da atriz Dolores del Río. Sessão apresentada pelo crítico Sergio Alpendre.
Congo
(Kongo)
EUA, 1932, 86 minutos, digital com legenda em espanhol
Direção: William J. Cowen
De uma cadeira de rodas, um homem branco governa uma região da África como um deus vivo. Refilmagem de No Oeste de Zanzibar, realizado por Tod Browning em 1929.
Monstros
(Freaks)
EUA, 1932, 62 minutos, DCP
Direção: Tod Browning
Em um circo de atrações diferentes, Cleópatra é uma bela trapezista que é cortejada por um anão. Ela não responde as investidas até descobrir que ele é herdeiro de uma fortuna. Incompreendido na época do lançamento, Monstros tornou-se uma das obras mais cultuadas e revisitadas do cinema dos anos 1930.
A Ilha das Almas Selvagens
(Island of Lost Souls)
EUA, 1932, 70 minutos, DCP
Direção: Erle C. Kenton
Náufrago é socorrido pela tripulação de um cargueiro que leva animais a uma distante ilha no Pacífico Sul. A bordo do navio estão um médico e o Dr. Moreau. Escondidos da civilização, eles realizam experimentos sobre a evolução das espécies. Adaptação do romance de H. G. Wells, o filme foi banido em diversos países, incluindo Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Índia e Nova Zelândia.
O Monstro
(Doctor X)
EUA, 1932, 76 minutos, DCP
Direção: Michael Curtiz
Repórter de Nova York se intromete na pesquisa um cientista pesquisador para desmascarar o Serial Killer da Lua. Produzido com um pioneiro sistema de cor da Technicolor, o filme é protagonizado pela atriz Fay Wray, estrela de King Kong no ano seguinte.
Tarzan, o Filho das Selvas
(Tarzan the Ape Man)
EUA, 1932, 99 minutos, DCP
Direção: W. S. Van Dyke
Uma expedição inglesa se perde na imensidão da selva africana e encontra Tarzan, um homem branco criado por macacos. Tarzan e seus amigos sequestram Jane, a filha do chefe do grupo.
Zaroff, o Caçador de Vidas
(The Most Dangerous Game)
EUA, 1932, 65 minutos, DCP
Direção: Ernest B. Schoedsack, Irving Pichel
Conde Zaroff, um nobre russo insano, costuma usar humanos como presas de caçadas na remota ilha em que vive. Com Fay Wray e Robert Armstrong no elenco, o filme foi realizado simultaneamente à produção de King Kong, durante as noites, no mesmo set de filmagens.
Anjo e Demônio
(Supernatural)
EUA, 1933, 65 minutos, DCP
Direção: Victor Halperin
Uma assassina em série do tipo viúva negra retorna à vida no corpo de uma jovem mulher para se vingar de um ex-amante, um espiritualista charlatão que a traiu. Considerado um precursor de Sangue de Pantera, clássico de Jacques Tourneur, ao explorar os impulsos sexuais e violentos de uma mulher.
King Kong
EUA, 1933, 100 minutos, DCP
Direção: Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack
Atriz Ann Darrow e o diretor Carl Denham viajam a uma ilha no Oceano Índico para trabalhar na produção de um filme. Lá ela é capturada por nativos, que a oferecem em sacrifício para o enorme e temido macaco Kong. Sessão comentada pelo pesquisador Marcelo Severo.
Os Crimes do Museu
(The Mystery of the Wax Museum)
EUA, 1933, 75 minutos, DCP
Direção: Michael Curtiz
A abertura de um museu de cera coincide com o súbito desaparecimento de corpos de um necrotério de Nova York. Com o mesmo sistema Technicolor de cor e realizado com a mesma equipe de O Monstro, Os Crimes do Museu ganharia diversas refilmagens ao longo da história.
O Filho de King Kong
(The Son of Kong)
EUA, 1933, 66 minutos, DCP
Direção: Ernest B. Schoedsack
À procura de um tesouro na Ilha da Caveira, o produtor Carl Denham descobre o filho albino do falecido King Kong. Também roteirizado por Ruth Rose, a continuação foi produzida rapidamente, ainda em 1933, após o sucesso extraordinário do primeiro filme.
O Morcego Vampiro
(The Vampire Bat)
EUA, 1933, 65 minutos, DCP
Direção: Frank R. Strayer
O vilarejo alemão de Klineschloss é aterrorizado por uma série de mortes misteriosas atribuídas pelos moradores mais supersticiosos da região a ataques de morcegos vampiros. Protagonizado por Fay Wray, estrela de King Kong, o filme é uma das obras mais cultuadas da pequena produtora Majestic Pictures, que teve curta atividade no cinema (1930-1935).
Vingança Diabólica
(Murder in the Zoo)
EUA, 1933, 62 minutos, DCP
Direção: A. Edward Sutherland
Um zoólogo patologicamente ciumento parece ser capaz de tudo para manter sua bela e infiel esposa ao seu lado: até matar. Um dos filmes mais sombrios do período, Vingança Diabólica foi produzido pela Paramount Pictures após o grande sucesso de A Ilha das Almas Selvagens.
A Patrulha Perdida
(The Lost Patrol)
EUA, 1934, 75 minutos, DCP
Direção: John Ford
Patrulha britânica se perde no deserto da Mesopotâmia e tem que sobreviver aos árabes, ao ambiente e à solidão. Produzida por Merian C. Cooper, essa pequena obra-prima é o primeiro filme de John Ford realizado na RKO.
Lua Negra
(Black Moon)
EUA, 1934, 62 minutos, DCP
Legendas em espanhol
Direção: Roy William Neill
Ao voltar para a ilha em que nasceu, uma mulher é atraída por uma cerimônia vodu. O último filme de terror da lendária atriz canadense Fay Wray, estrela de King Kong.
GRADE DE HORÁRIOS
14 a 23 de março de 2023
14 de março (terça)
15h – Vingança Diabólica
16h15 – Anjo e Demônio
17h30 – Traga-a Para Casa
18h30 – Zero de Conduta
19h30 – O Atalante
15 de março (quarta)
15h – Zero de Conduta
16h – O Monstro
17h30 – Os Crimes do Museu
19h – Letícia, Monte Bonito, 04 + Meu Primeiro Verão
16 de março (quinta)
15h – O Atalante
17h – Traga-a Para Casa
18h – A Patrulha Perdida
19h30 – Monstros
17 de março (sexta)
15h – A Patrulha Perdida
16h30 – Traga-a Para Casa
17h30 – Tarzan, o Filho das Selvas
19h30 – Projeto Raros: Ave do Paraíso
18 de março (sábado)
15h – Zero de Conduta
16h – Zaroff, O Caçador de Vidas
18h – King Kong + debate
19 de março (domingo)
15h – Anjo e Demônio
16h15 – O Filho de King Kong
17h30 – A Ilha das Almas Selvagens
19h – O Atalante
21 de março (terça)
15h – Traga-a Para Casa
16h – Zero de Conduta
17h – O Morcego Vampiro
18h30 – O Monstro
20h – Só Juntos
22 de março (quarta)
15h – Os Crimes do Museu
16h20 – Lua Negra
17h30 – Congo
19h – O Médico e o Monstro
23 de março (quinta)
15h – O Morcego Vampiro
16h15 – Vingança Diabólica
19h30 – Sessão de abertura (EFIC)