A Cinemateca Capitólio apresenta a programação da Semana de Porto Alegre de 2022 com exibições de importantes filmes realizados na cidade, um fim de semana especial da Sessão Vagalume e a 250ª noite do Projeto Raros, celebrada na véspera do aniversário de 250 anos da capital do Rio Grande do Sul.
O CINEMA E A CIDADE
A Cinemateca Capitólio apresenta ao longo da semana sessões especiais gratuitas de Overdose – Beijo Ardente, de Flavia Moraes, Hélio Alvarez, e Aqueles Dois, de Sergio Amon. No domingo, 27 de março, dia do aniversário de sete anos da Cinemateca Capitólio, acontece a sessão do longa-metragem Cão Sem Dono, de Beto Brant e Renato Ciasca, seguida de debate com integrantes da equipe do filme.
SESSÃO VAGALUME
A Sessão Vagalume, uma atividade do Programa de Alfabetização Audiovisual para crianças de todas as idades, apresenta nos dias 26 e 27 de março, às 15h, a animação As Aventuras do Avião Vermelho, dirigida por Frederico Pinto e José Maia, inspirada no livro homônimo de Érico Veríssimo. No dia 27 de março, às 10h, uma edição especial da sessão apresenta, com entrada gratuita, o clássico Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore.
PROJETO RAROS 250
Programação ininterrupta desde 2003, o Projeto Raros celebra a edição 250 na sexta-feira, 25 de março, véspera do aniversário de 250 anos da cidade. A tradicional sessão que exibe “filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam” apresenta, a partir das 19h30, um programa duplo com a obra-prima afrofuturista Space is the Place (1974), de John Coney, escrito e protagonizado pelo mítico jazzista Sun Ra, e Agosto 13 Sexta-Feira, de Camilo Tebaldi, pioneira produção porto-alegrense da Tomazoni Films lançada em 1955. A sessão tem entrada franca.
FILMES
AQUELES DOIS
Brasil, 1985, 75 minutos, digital
Direção: Sergio Amon.
Elenco: Pedro Wayne, Beto Ruas, Suzana Saldanha.
Baseado no conto homônimo de Caio Fernando Abreu, o filme conta a história de Saul e Raul, colegas de trabalho em uma repartição pública. Raul, recém-saído de um casamento frustrado, é extrovertido e brincalhão e passa o tempo ouvindo e tocando bolero no pequeno apartamento onde mora. Saul é tímido, de espírito crítico e amargo. Saiu de um noivado quase interminável e se recupera de uma tentativa de suicídio. Os dois acabam unidos pela solidão e iniciam uma intensa amizade. Os outros colegas de trabalho confundem a amizade com um romance e os dois viram alvo de discriminação. Confusos, nem eles mesmos sabem se estão de fato apaixonados.
BEIJO ARDENTE – OVERDOSE
Brasil, 1984, 60 minutos, digital
Direção: Flavia Moraes, Hélio Alvarez.
Elenco: Andréa L’Abbate, Antônio Carlos Falcão, Pilly Calvin, Careca da Silva, Júlio Conte, Oscar Simch.
Nas ruínas da Usina do Gasômetro, esconde-se um vampiro entediado e angustiado com a vida eterna. À noite, em busca de sangue, ele sai pelas ruas de Porto Alegre atrás de vítimas inocentes. A sessão será apresentada pela pesquisadora Thainá Maria.
CÃO SEM DONO
Brasil, 2006, 82 minutos, HD
Direção: Beto Brant e Renato Ciasca
Elenco: Julio Andrade, Tainá Muller, Marcos Contreras, Luis Carlos Coelho, Janaína Kremer, Sandra Possani, Roberto Oliveira.
Uma observação de um relacionamento amoroso, escrita com as cores íntimas de um retrato de geração. Narra o encontro entre Ciro, recém-formado em Literatura, que passa por uma crise existencial marcada pelo ceticismo e pela falta de planos, e Marcela, uma ambiciosa modelo em início de carreira, que se entrega de forma obsessiva ao seu trabalho e, com isso, adia para mais tarde a realização de qualquer sonho. Adaptação do romance Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera.
PROJETO RAROS 250
SPACE IS THE PLACE
EUA, 1974, 82 minutos, HD com legendas em português
Direção: John Coney
O filme mostra o legendário jazzista experimental Sun Ra e sua “Arkestra” em sua busca de se tornarem exploradores do espaço. A intenção dos músicos é a de fundar um novo planeta com afro-americanos, levando-os para longe da Terra com o poder da sua música. Uma intrigante mistura de jogos de cartas, viagens intergalácticas no tempo, naves espaciais e música, Space is the place imagina o espaço como uma zona utópica livre de racismo, onde todos são livres para criar o seu próprio destino.
AGOSTO 13 SEXTA-FEIRA
Brasil, 1955, 74 minutos, digital
Direção: Camilo Tebaldi
Produção: Tomazoni Films
Em um dia de azar, um crime ocorre envolvendo dois assassinatos e um assalto de joalheria. Das nove ao meio dia, as jóias circulam por mãos inocentes e terminam na mesa de um delegado que esclarece as diversas casualidades e coincidências.
SESSÃO VAGALUME
AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO
Brasil, 2014, 73 minutos, 35mm
Direção: Frederico Pinto e José Maia
O filme conta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância.
CINEMA PARADISO
(Nuovo Cinema Paradiso)
Itália, 1988, 174 minutos, HD
Direção: Giuseppe Tornatore
Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração.
GRADE DE HORÁRIOS
SEMANA DE PORTO ALEGRE
24 de março (quinta)
19h30 – Beijo Ardente – Overdose
25 de março (sexta)
19h30 – Projeto Raros 250: Space is the Place + Agosto 13 Sexta-Feira
26 de março (sábado)
15h – Sessão Vagalume: As Aventuras do Avião Vermelho
19h30 – Aqueles Dois
27 de março (domingo)
10h30 – Sessão Vagalume Especial: Cinema Paradiso
15h – Sessão Vagalume: As Aventuras do Avião Vermelho
19h – Cão Sem Dono + debate