Entre 3 e 16 de março, a Cinemateca Capitólio apresenta o ciclo 4x Bresson, com quatro obras realizadas pelo renomado diretor francês ao longo de quatro décadas. Com exibições em DCP e em 35mm, a mostra é uma parceria da Capitólio com a Cinemateca da Embaixada da França e o Institut Français.
FILMES
O BATEDOR DE CARTEIRAS
Pickpocket (França 1959)
Exibição em DCP restaurado.
Com Jean Pelegri, Martin Lassale, Pierre Etaix, Pierre Lemarie. Drama em preto e branco/75’. Classificação etária 14 anos.
Michel começa a bater carteiras por dinheiro, depois por prazer e adrenalina, até o estranho hobby tornar-se um vício. Preso, ele reflete sobre o assunto, pensa na família e na namorada, Jeanne, mas por fim a obsessão fala mais alto e ele logo volta ao crime; agora muito mais habilidoso.
A GRANDE TESTEMUNHA
Au hasard Balthazar (França 1966).
Exibição em DCP.
Com Anne Wiazemsky, F. Lafarge, P. Klossowski, Walter Green. Drama em preto e branco/90’.
A vida triste e a morte de Balthazar, um jumento, desde sua infância idílica cercado por crianças que o adoravam, até a idade adulta , tiranizado como animal de carga. Sua vida é contada juntamente com a da menina que lhe deu o nome: enquanto ele é maltratado pelo dono, ela será humilhada por um amante sádico. Só vai encontrar um pouco de paz no dia que é empregado por um velho moleiro, que acredita ser o burro uma reincarnação de um santo. Este drama de cortar o coração é, na realidade, uma crônica cruel e irônica, uma reflexão sobre a natureza humana.
LANCELOT DO LAGO
Lancelot du Lac (França 1974).
Exibição em 35mm
Com Humbert Balsan, Laura Duke Condominas, Luc Simon. Drama em cores/85’.
À sua moda, Bresson trata aqui da busca espiritual do Graal. Lancelot, o cavaleiro da Távola Redonda, coloca sua fidelidade ao rei Artur acima do amor que tem por Guinevere, a esposa do rei. “Antes de Bresson, nenhum cineasta tinha passado tão bem a realidade dessa época da história. Em sua busca pelo absoluto, ele fica nesta região fronteiriça da consciência, em que a imaginação inspirada permite ao talento do artista se aproximar da perfeição”, escreveu o jornal France Soir, em 1974.
O DINHEIRO
L’Argent (França 1982).
Exibição em 35mm.
. Com Caroline Lang, Christian Patey, Vahina Giocante, Vicent Risterucci. Drama policial em cores/85’.
Por estar com uma falsa nota de 500 francos em mãos, sendo totalmente inocente, Yvon sofre uma série de injustiças que o levarão ao homicídio.
GRADE DE HORÁRIOS
3 de março (quinta)
15h – O Batedor de Carteiras
17h – A Grande Testemunha
19h – A Nuvem Rosa
4 de março (sexta)
15h – O Dinheiro
17h – A Nuvem Rosa
19h30 – Projeto Raros: Alucinados do Som e da Guerra
5 de março (sábado)
15h – A Grande Testemunha
17h – Lancelot do Lago
19h – A Nuvem Rosa
6 de março (domingo)
15h – O Batedor de Carteiras
16h30 – O Dinheiro
18h – Filmes de Gabriela Linck + debate
8 de março (terça)
15h – Lancelot do Lago
17h – A Grande Testemunha
19h – A Nuvem Rosa
9 de março (quarta)
15h – O Dinheiro
17h – A Nuvem Rosa
19h – Mirabal, um foco de resistência + debate
10 de março (quinta)
15h – O Batedor de Carteiras
11 de março (sexta)
15h – A Grande Testemunha
15 de março (terça)
15h – Lancelot do Lago
16 de março (quarta)
15h – O Dinheiro
17 de março (quinta)
15h – A Mão de Deus
17h30 – O Batedor de Carteiras
19h – Mães Paralelas
18 de março (sexta)
15h – Não Olhe Para Cima
17h30 – Lancelot do Lago
19h – Mães Paralelas
19 de março (sábado)
15h – A Mão de Deus
17h20 – Mães Paralelas
19h30 – Sessão AAMICA
20 de março (domingo)
15h – Não Olhe Para Cima
17h30 – O Dinheiro
19h – Mães Paralelas
22 de março (terça)
15h – A Mão de Deus
17h30 – O Batedor de Carteiras
19h – Mães Paralelas
23 de março (quarta)
15h – Não Olhe Para Cima
17h30 – Lancelot do Lago
19h – Mães Paralelas